quarta-feira, 21 de abril de 2010

Don Peregrino (Cecilia Samartin)



Este romance é bastante diferente do usual já que não se centra numa história de amor tradicional mas na história de um amor fraternal entre uma adolescente e um idoso internado num manicómio.A história em si tem um leve aroma de contos de fada e um estilo que se aproxima de livros como Como Água para Chocolate pelo grau de tragédia que por vezes comporta dentro desse ambiente mais sonhador.
Com uma escrita leve e fluída, o livro leva-nos a questionar sobre o que é a verdadeira beleza e o amor.
Don Peregrino é um personagem invulgar e misterioso que conta a sua história à sua jovem empregada, apenas um pouco de cada vez, conforme lhe apetece ou vai ganhando coragem.
Neste ponto do livro é inevitável lembrarmo-nos d'As Mil e uma noites em que simples histórias podem ter uma importância fucral para a vida de alguém. Mas neste caso é quem conta a história que sente o efeito terapêutico, livrando-se da sua amargura e dos seus fantasmas à medida que conta a história.
Tal como a jovem no livro que se silenciava, também nós lemos as páginas do romance com certa reverência, sequiosos para saber como tão fantástica vida se desenrola.
Um romance muito simples porém muito envolvente e bonito que, tal como um conto de fadas, deixa uma lição de moral que vale a pena ser lembrada.




Autor: Cecilia Samartin


Editora: Vogais & Companhia


Páginas: 304


Género: Romance

Sem comentários:

Enviar um comentário