terça-feira, 15 de junho de 2010

Observações (Jane Harris)

Não sei muito bem como definir este livro. É de facto um romance histórico ocorrido na época victoriana, mas têm muitos elementos de thriller, mistério e até de humor satírico. O que posso dizer é que este livro é único e que com certeza vai agradar a um público muito abrangente, pois tem um pouco de tudo para todos os gostos.
A narradora deste fantástica e inusitada história é Bessy, uma adolescente que foge da mãe, uma mulher sem qualquer escrúpulo que a vendia para exploração sexual. A rapariga acaba por encontrar emprego numa mansão rural degradada como empregada da bela e excêntrica Arabella que estuda as empregadas como cobaias e anota os seus registos num pequeno livro chamado Observações. A história do livro anda toda à volta da relação entre as duas com umas breves referências ao passado de Bessy.
A narrativa pelo ponto de vista da personagem é adorável, ora alegre, ora triste, ora infantil, ora lúcido. As duas personagens principais tem imensas facetas que são ricamente exploradas ao longo do livro, tornando-o num romance histórico muito diferente dos habituais.
Gostei também bastante do lado satírico do livro que através da personagem de Bessy caricatura muito dos valores morais, costumes e ordem hierárquica da sociedade victoriana.
Este livro irá, por todas as suas qualidades e pela sua diversidade, agradar a todos os leitores.




Autor: Jane Harris


Editora: Editorial Presença


Páginas: 448


Género: Romance/Romance Histórico

Sem comentários:

Enviar um comentário