domingo, 20 de junho de 2010

A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata (Annie Barrows e Mary Ann Shaffer)

Tenho de confessar que o título deste livro me deixou deveras curiosa. E pensei “mas quem é que na plenitude da sua sanidade mental vai dar este nome a um livro”?
Porque geralmente os livros tem títulos pequenos e chamativos. Percebi logo que este era um livro diferente dos outros, que usava um titulo assim para deixar o leitor curioso para ver o que está por trás dele, ao que a sinopse deveras agradável ajuda.
Este livro é em parte póstumo pois a escritora que o estava a escrever faleceu antes de o conseguir acabar. Assim foi a sobrinha que teve de o terminar, tornando-se assim co-autora do livro. No entanto a escrita é bastante uniforme e natural não sendo possível distrinçar onde começou uma autora e onde terminou outra, o que muitas vezes acontece em livros semelhantes, o que poderia afectar a qualidade da história.
Outra peculiaridade deste livro é que ele é escrito em forma epistolar, ou seja em forma de cartas da personagem principal Juliet, para os habitantes de uma ilha perto do Canal chamada Guernsey, para as suas amigas e para o seu irmão. Este formato permite uma leitura fácil, rápida e aditiva.
Esta história passa-se no período após a segunda Guerra Mundial e conta como os habitantes da ilha de Guernsey enfrentaram a guerra com a ajuda da sua curiosa sociedade. Devido ao livro se passar nesta época particularmente difícil seria de esperar que o livro se tornasse triste e pesado. O que surpreendentemente não acontece porque o livro é leve e cândido e põe-nos um sorriso no rosto mesmo falando de temas tão sérios.
Este livro faz também com que qualquer amante da literatura se identifique com as personagens do livro, pois é o seu amor aos livros que lhes permite manterem-se unidos e ultrapassarem os momentos mais traumáticos, talvez seja isso que torna os personagens deste livro tão palpáveis e reais aos olhos do leitor,
Numa palavra: adorei!




Autor: Annie Barrows e Mary Ann Shaffer


Editora: Objectiva


Páginas: 448


Género: Romance epistolar

Sem comentários:

Enviar um comentário