segunda-feira, 26 de julho de 2010

Anoitecer (Karen Marie Moning)

Este foi um livro que eu resolvi ler depois de ponderar muito e, mesmo assim, com grande relutância, pois já tinha lido o primeiro livro da saga Highlander da mesma autora e não tinha gostado o suficiente.
Apesar de gostar muito de fantasia, geralmente detesto livros de fantasia carregados de cenas sexuais. Simplesmente pelo motivo que atrapalham mais do que servem a história, que deixa de parecer um livro de fantasia, para se tornar uma novela erótica daquelas que se podem comprar em qualquer papelaria por 2 euros.
No entanto, não é o caso deste seu livro em que a sua forte sensualidade apenas contribui para tornar a história melhor e não surge como um aborrecimento constante como foi no livro Highlander.
O livro mistura fantasia, com uma boa dose de policial e até terror. Mac é uma personagem bastante estranha para este tipo de livros, sendo uma dondoca sulista bastante superficial, mas surpreendentemente culta e com um grande coração. Outra característica dela rara em personagens de fantasia é que não aceita prontamente e de bom grado o seu destino, quando lhe falam da existência dos Fae e apesar das estranhas experiências por que passa ela mantêm-se céptica, e acha que as pessoas que lhe dizem tais coisas estão loucas.
Quando acaba por aceitar que, de facto, é uma vidente sidhe ainda assim é apenas para descobrir quem matou a sua irmã que ela resolve continuar.
A autora apresenta também as criaturas mitológicas de forma completamente diferente, sendo as chamadas fadas criaturas alienígenas que tanto podem ser de uma grande beleza, como o pior dos monstros.
Gostei muito também da constante ironia e humor ao longo da história. O livro não devia era terminar tão bruscamente.




Autor: Karen Marie Moning


Editora: Contraponto


Páginas: 264


Género: Fantasia

Sem comentários:

Enviar um comentário