sábado, 17 de julho de 2010

O Vampiro Lestat I (Anne Rice)

Após ter lido o primeiro livro das Crónicas Vampíricas, Entrevista com o Vampiro, em que Lestat faz de vilão sendo um vampiro psicopata, sanguinário e sem qualquer tipo de escrúpulos é muito difícil imaginá-lo enquanto ser humano.
Por isso é fantástico a autora levar-nos ao século XVIII e começar a contar-nos a história de Lestat enquanto humano.
Na verdade à medida que ia lendo este livro de um jovem Lestat repleto de emoções e ideais, não podia ter-me sentido mais surpreendida. Penso que estava à espera (apesar de ser quase impossível imaginá-lo como humano) de um pequeno monstro já de si cruel que, ao tornar-se vampiro, apenas tinha visto essa crueldade aumentar. Mas efectivamente isso não se verifica.
O que não é de supreender é que ele seja filho de um marquês, porque mesmo já sendo vampiro, ele é um personagem muito requintado e elegante, cheio de maneirismos próprios da nobreza, ainda que a sua juventude tenha sido pobre.
O acontecimento em que os lobos matam o seu cão e ele fica louco de dor e vê a sua sanidade ameaçada é quase hilariante já conhecendo os leitores o vilão em que ele se virá a tornar e imaginá-lo a morrer de dor por causa de um cão é realmente um paradoxo ,o que só torna a história melhor. Mas este acontecimento e a sua família fria, sem nenhum afecto quase inexistente serve para explicar o vilão em que ele mais tarde se transforma. Ao perder assim todo o sentido da sua vida resolve tornar-se actor. Isso de facto condiz muito mais com a personalidade do Lestat do primeiro livro, sendo ele um vampiro bastante teatral.
Esta viagem ao século XVIII - mas muito para lá dele - é deliciosa e está cheia de detalhes históricos interessantes que nos são dados pela mestria da escrita de Anna Rice.
Graças à fonte de riqueza inesgotável que Lestat obtém quando Magnus o transforma em vampiro contra a sua vontade, ele resolve conhecer o mundo, encontrando diversos vampiros que lhe contam as suas histórias. Desta forma somos arrastados pela autora por diversas viagens no tempo, desde o antigo Egipto e Roma, à Europa pagã e à Revolução Francesa, sempre com um grande rigor histórico que nos delicia.
Este livro consegue ser ainda melhor que o primeiro, o que eu julgava impossível, fazendo-nos atravessar milhares de anos e de quilómetros em apenas minutos sem sairmos do nosso sofá e revela-nos o que está por trás do misterioso, cruel e carismático Lestat.




Autor: Anne Rice


Editora: Europa-América


Páginas: 256


Género: Fantasia

Sem comentários:

Enviar um comentário