segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Helena de Tróia - Volume II (Margaret George)

Esta segunda parte, que no livro original se encontrava conjuntamente com a primeira, relata-nos a vida de Helena após o inicio da Guerra de Tróia. Eu tinha altas expectativas para este livro pois tinha adorado primeiro volume, mas fquei um pouco desiludida.
A autora centra-se demasiado na batalha esquecendo-se de desenvolver a história das personagens como tão bem tinha feito no primeiro volume.
Basicamente o livro passa-se toda em torno da Guerra de Tróia relatando os seus vários momentos e as baixas que a guerra vai fazendo. Assim as histórias das personagens ficam bastante empobrecidas e até monótonas e previsíveis com um Paris e Helena cheios de remorso pela Guerra que provocaram. A história de amor é neste volume muito mais reduzida e pouco emocionante.
Para além disso, a autora quase não nos dá noção do percurso temporal, à medida que vamos lendo não sabemos se passaram dias ou anos. Ficamos surpreendidos com as rugas de Helena quando ainda a julgamos jovem, obviamente isto prejudica bastante o envolvimento do leitor na história.
Penso que foi um grande erro separar este volumes, pois o primeiro volume, a meu ver, compensaria o segundo bem menos interessante, assim torna-se um livro bastante mais empobrecido que o primeiro.



Autor: Margaret George


Editora: Chá das Cinco


Páginas: 352


Género: Romance Histórico

Sem comentários:

Enviar um comentário