sábado, 21 de agosto de 2010

O Olho de Jade (Diane Wei Liang)

Eu não sou fã de livros policiais ou dos tradicionais livros de mistério, simplesmente não são para mim livros muito apelativos.
No entanto, logo pela sinopse e pela capa este livro chamou-me a atenção, em primeiro lugar pelo lugar exótico em que se passa a acção e pela protagonista ser uma jovem em vez do tradicional detective e em segundo lugar pela busca estar relacionado com um artefacto histórico e eu sou uma amante incondicional de arqueologia, por isso pareceu-me uma boa premissa.
E surpreendeu-me bastante afinal o livro centrar-se mais nas personagens e nas relações entre elas do que propriamente no mistério, embora este também esteja presente.
Adorei as descrições de Pequim e da sua história, o que tornou este livro bastante enriquecedor para mim dando-me boas lições sobre a cultura chinesa, a sua riqueza, exotismo e grandes diferenças da nossa cultura ocidental. Este livro permitiu-me uma pequena viagem a Pequim e não fiquei desiludida, antes me deixou completamente fascinada e rendida à sua grandiosidade.
Mei também me deixou bastante surpreendida pela sua independência e desembaraço, numa sociedade onde o tradicionalismo anda de mãos dadas com a modernidade, são poucas jovens mulheres que levam uma vida independente. No entanto Mei é uma personagem feminina forte que apesar de admirar a sua cultura não se subjuga à mesma.
Um livro raro e fascinante.




Autor: Diane Wei Liang


Editora: Bizãncio


Páginas: 214


Género: Romance/Policial

Sem comentários:

Enviar um comentário