sábado, 18 de setembro de 2010

Vida Ignorada de Leonor Teles (António Cândido Franco)

Como já devem ter reparado eu sou uma leitora ávida de romances históricos, por isso este também não me podia escapar.
Este não é o primeiro livro que eu leio sobre a D. Leonor de Teles mas é seguramente o mais realista, que não a retrata da forma popular como ela ainda hoje é vista, de mulher ambiciosa, má e traidora.
O livro começa de forma interessante no reinado do rei D. Pedro que ainda está de coração destroçado devido ao falecimento de D. Inês e é muitas vezes levado pela loucura, tempo em que ocorre a infância da pequena Leonor e toda a sua família que nos leva a entender como ela cresceu se e tornou mulher e toda atmosfera à sua volta, o que é bem diferente da visão isolada que a maior parte das pessoas tem dela.
Na verdade a sua história com D. Fernando é em muitos aspectos semelhante à de D. Pedro com D. Inês, a grande diferença é que D. Fernando já era rei e pode casar com a mulher que amava ao contrário do pai, que teve a sua amada morta pelo próprio pai. Mas se tivesse sido ao contrário e tivesse sido D. Leonor a ser morta não seria ela hoje a mais cantada pelos poetas à semelhança de Inês.
Um livro soberbo que nos dá uma visão humana e realista de Leonor como criança, jovem, mulher, amante e mãe, que cobre todos acontecimentos mais importantes da época de forma rigorosa e com ambiente histórico muito detalhado.




Autor: António Franco


Editora: Ésquilo


Páginas: 368


Género: Romance Histórico

1 comentário:

  1. Excelente a sua descrição do livro, neste momento estou a acaba-lo, e acho que é uma obra soberba. É o terceiro livro que leio deste autor e todos eles são magníficos. Para mim é o melhor autor português da actualidade, embora reconheça que pela temática e estilo não seja para todos.

    ResponderEliminar