domingo, 28 de novembro de 2010

Destaque Guerra & Paz

«A publicação da correspondência de Raul Leal e Jorge de Sena […] constitui um alto acontecimento cultural, para além de uma justa homenagem, como ela [Mécia de Sena] belissimamente escreve, a um grande espírito de fidalga e inesquecível presença.»
Do prefácio de José Augusto Seabra


São assinalados como dois vultos da cultura nacional e a Guerra & Paz compila agora em livro 19 cartas e postais de Raul Leal, além de vários textos inéditos de ambos os autores.


Jorge de Sena (1919-1978) é natural de Lisboa. Inicia intensa actividade literária no final dos anos 30. Envolve-se na luta contra a Ditadura, acabando por se auto-exilar no Brasil e, mais tarde, nos EUA. Como ensaísta, poeta, dramaturgo, contista e romancista é uma das grandes figuras da literatura portuguesa do século XX. Portugal não soube conceder-lhe em vida a consagração que a sua obra merecia.

Raul Leal ficou conhecido pelo seu livro Sodoma Divinizada, publicado na Olisipo, de Fernando Pessoa, e mais tarde na Contraponto de Luiz Pacheco. Grande figura do modernismo português, colaborou com as revistas Orpheu, Portugal Futurista e Centauro.

Sem comentários:

Enviar um comentário