sábado, 20 de novembro de 2010

Destaques Guerra & Paz

Já estão nas livrarias duas novidades da Guerra e Paz que recuperam dois autores um pouco esquecidos entre nós. António José da Silva, escritor humorista português do século XVIII, e Álvaro Cunqueiro, um dos precussores do estilo denominado Realismo Mágico.


LIVRO DE AMORES E DE GUERRAS SONHADAS OU APENAS PRESSENTIDAS, DE INCIDENTES E DE CONSPIRAÇÕES, E NO QUAL SE TRANSMUTAM E MISTURAM TODAS AS IDADES, O ANO DO COMETA COM A BATALHA DOS QUATROS REIS É SOBRETUDOUMA MEDITAÇÃO APAIXONADA SOBRE A CONDIÇÃO HUMANA E A ARTE DE ESCREVER, SOBRE A POR VEZES DIFÍCIL CONVIVÊNCIA ENTRE A VERDADE DO QUE É REAL E O EXERCÍCIO DA LIBERDADE, E O MUNDO E O PALCO, O VIVO E O PINTADO DEPENDEM DE QUEM SONHA E O QUÊ.

No ano em que chega a Lucerna a notícia da aproximação de um cometa, Paulos, membrodo Colégio de Astrólogos, expõe e interpreta perante os cônsules os três sinais da grave influência da passagem do mesmo nos trabalhos e nos dias da cidade: a chegada dos visitantes vespertinos, que viajam sem sombra, o regresso momentâneo dos rios às suas nascentes, no tempo que dura um relâmpago, e por último, a aparição de um unicórnio. Paulos pretende conjurar estes prodígios e repelir a ameaça dos exércitos de Asad II com a ajuda de david, Artur e Júlio César, três reis antigos a quem procura e expõe o propósitoda da sua missão.


O que acontece quando um soldado Peralta e um diabinho da mão furada se tornam companheiros de aventura, numa viagem entre o Alentejo e Lisboa?

Publicada pela primeira vez em 1861 com o título Obras do Diabinho da mão Furada, a Novela Diabólica de António José da Silva - mais conhecido pelo cognome de Judeu - seria assim subintitulada em posteriores reedições, acabando por tornar-se popular pela ampla discussão em torno da sua autoria.

A presente edição do Diabinho da Mão Furada tem intenções pouco belicosas: importará mais levar o texto aos leitores do que prosseguir a cruzada das restituição autoral. Ou, abreviando, «Faze o sinal da cruz primeiro que leias, para que o mau fuja de ti e o bom te persuada.»

Este livro é acompanhado por ilustrações de Lucy Pepper.

Sem comentários:

Enviar um comentário