terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Pavilhão das Peónias (Lisa See)

Lisa See tornou-se, assim que fiz a primeira leitiura de um dos livros dela, numa das minhas autoras preferidas pela sua forma flúida e exótica de escrever, pelo rigor histórico e pela sua capacidade de nos contar histórias que parecem saídas das Mil e Uma Noites.
Este livro não é uma excepção.
Lisa See traz-nos desta vez a história de Peónia, uma adolescente filha de um importante funcionário da Corte do imperador Kangxi. Aos 16 anos está noiva do filho do melhor amigo pai, que nunca viu.
Ao início o leitor não pode deixar de ficar pasmo com a aparente aceitação de Peónia por este casamento arranjado e sem amor. Claro que a história sofrerá uma reviravolta quando o pai de Peónia resolve dar-lhe como presente de aniversário uma representação da célebre ópera "O Pavilhão das Peónias" conhecida pela influência nefasta em tantas donzelas. Mas o pai de Peónia julga a filha imune a tais influências, pois esta mostrara-se sempre uma jovem ajuizada e obediente à sua vontade.
Nesse mesmo dia fatídico em que assistirá à ópera, toda a vida da jovem se vai alterar traçando o destino e dando origem a uma história de um amor impossível digna de Romeu e Julieta que com certeza deliciará todos os leitores.
É como se Peónia antes não passasse de uma lagarta como uma filha obediente e resignada, para se transformar numa borboleta, numa rapariga apaixonada, que deixa de ser uma sombra da vontade do pai e ganha voz própria e como todas as personagens desta autora torna-se numa personagem feminina muito forte.
Não querendo estragar as surpresas do livro aos restastes leitores, direi apenas que adorei o livro, que é em absoluto uma obra-prima e que o recomendo a todos os apreciadores de uma boa história contada por uma grande mestra da escrita.



Autor: Lisa See


Editora: Bizâncio


Páginas: 364


Género: Romance

2 comentários:

  1. Tenho esse livro e gostei muito de o ler, embora não conheça outros livros dessa autora! Pode me indicar?

    Já agora deixo o meu blog, tenho um passatempo a decorrer!
    http://sonhovsrealidade.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Olá Cláudia.

    Tens aqui outra crítica a um livro da Lisa See: http://paginas-com-memoria.blogspot.com/2010/02/raparigas-de-xangai-lisa-see.html
    Se gostaste deste, vais gostar do Raparigas de Xangai.

    Um abraço e obrigada por leres o blogue!

    ResponderEliminar