segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A Filha do Rei (Barbara Kyle)

Escrever um romance sobre a época da dinastia Tudor é ao mesmo tempo um risco e um desafio para qualquer autor. Por já existirem inúmeros romances históricos passados nesta época, é um desafio conseguir criar algo inovador e original sobre este período e um risco cair na .
Sem dúvida que Barbara Kyle consegue dar resposta positiva ao desafio pois ela não se contenta em contar a história da rainha Maria I, que mais tarde ficou conhecida e com razão por Bloody Mary, mas em contar a história de personagens comuns que poderiam ser reais, mas podem estar na base de grandes acontecimentos.
Como é o caso de Isabel Thornleigh, que deixa o papel de jovem noiva mimada e protegida para passar ao pão de heroína, rebelde e espia. Quando o pai é preso por ser prostestante, Isabel recusa-se a seguir as ordens do seu pai e a fugir para Antuérpia, resolvendo ficar em Inglaterra, desfazer e tentar por todos os meios salvar o seu pai e ajudar os rebeldes a impedir o casamento da rainha Maria com um príncipe espanhol. Mas todas as suas ambições são impossíveis até que conhece Carlos, um mercenário com quem entrará nas mais electrizantes aventuras.
Isabel é uma personagem inebriante, que nos prende desde o início do livro e que nos surpreende pela sua força e coragem numa época histórica tão conturbada e na sua situação tão perigosa e frágil.
Por seu lado, a rainha Maria apesar de não ser a personagem principal não deixa de estar brilhantemente retratada e de ser uma personagem fascinante no seu estado de semi-loucura e sede de vingança em que, na imaginação prodigiosa da autora, manda queimar os restos mortais do próprio pai.
Um romance histórico maravilhoso, cheio de aventura, traições, conspirações, perigo, amor e deliciosos e cuidados detalhes históricos que tornam o leitor ávido por mais.




Autor: Barbara Kyle


Editora: Editora Planeta


Páginas: 464


Género: Romance Histórico

Sem comentários:

Enviar um comentário