segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A Filha do Sol (Bárbara Wood)

Este é o primeiro livro que leio desta autora e não me arrependi nem um pouco.
Na verdade é quase mágica a forma como ela dá vida ao Grande Canyon, um dos lugares arqueológicos mais importantes da América, e como procura explicar porque é que uma outrora grande cidade foi deixada completamente ao abandono pelo seu povo.
Sejam bem-vindos à corte Tolteca, uma das civilizações mais misteriosas, artísticas e cruéis que já existiu, onde os sacrifícios humanos, a seca e o medo são o pão nosso de cada dia.
A nossa guia é Hoshi'tiwa uma adolescente do povo Anasazi violentamente arrancada à sua família pelo seu talento por fazer potes de barro e que, supostamente, tem a capacidade de atrair a chuva.
A evolução da personagem de Hoshi'tiwa ao longo do livro é notável passando de uma menina simples, filha de um camponês e noiva do contador de histórias local, para passar a ser a ser uma líder para o seu povo, escravizando pelos toltecas, conquistando Jakal o mais poderoso de todos eles e dando origem a uma nova religião e a uma nova era.
Extraordinária é também a forma como a autora faz renascer das cinzas a civilização Tolteca há muito desaparecida, dando-nos uma visão compreensiva sobre os seus usos e costumes, mitologia e crenças, através de uma história de amor arrebatadora e profunda.
A meu ver este é um dos melhores livros do ano.




Autor: Bárbara Wood


Editora: Contraponto


Páginas: 416


Género: Romance Histórico

Sem comentários:

Enviar um comentário