sábado, 8 de janeiro de 2011

Destaques Esfera do Caos

África é o centro comum às muito diversas e interessantes novidades Esfera do Caos para este mês.




A independência de Moçambique, realizada precipitadamente, poderia e deveria ter sido concedida de uma forma radicalmente distinta ― é esta a tese central deste livro.
Numa linguagem simples, na língua que o povo fez, o autor explica-nos em que circunstâncias e por que razão foram cruel­mente abandona­dos e sacrificados milhares de portugueses brancos, negros e mestiços… apenas porque tiveram a infelicidade de nascer em África.
Tendo investigado detalhadamente o pro­cesso da descolonização de Moçambique e tendo vivido os acontecimentos, o autor acusa, revela factos desconhecidos, apresenta argumentos politicamente incorrectos e ideias incómodas, sendo que tudo isto está afinal escorado num manancial de registos documentais talvez ímpar.




Um livro, muitas ― muitas vezes, de memórias, de lágrimas, de lugares, também de um amor arrebatador; um luar, os dedos que o escreveram!

A revelação de um autor que, estamos certos, rapidamente entrará no panteão dos poetas consagrados.




Evocando uma célebre expressão de Paulo VI, “África, chegou a tua hora!”, qual será o contributo da filosofia para a reconstrução do conti­nente africano? Esta é a grande questão à qual neste livro se procura respon­der. A confiança profunda do autor nas potencialidades ocultas das sociedades africanas marca o desafio que decidiu assumir: compreender o que falta fazer para que em África se vivam dias melhores de liberdade e de paz.

Com mestria, Muanamosi Matumona alia os dados da história e o rigor do conhecimento prático da realidade africana à cora­gem e ousadia das suas propostas.

Sem comentários:

Enviar um comentário