segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O Erro da Rainha (Diane Haeger)

Sempre adorei livros sobre os Tudor, que é sem duvida a dinastia mais famosa e fascinante da História da Inglaterra. E também sem dúvida que a mulher que sempre me despertou mais a curiosidade, das seis do famoso Henrique VIII, foi Catarina Howard, a adolescente por quem o rei se encantou e que mandou matar antes de atingir a idade adulta.
Catarina é-nos tradicionalmente apresentada pela História como uma rapariguinha fútil, leviana e egoísta. No entanto este livro traz-nos uma perspectiva completamente diferente desta personagem fascinante, num romance histórico cheia de paixão, aventura e intriga, além de carregado de detalhes históricos.
Nesta história deliciosa Catarina é muito parecida com a anterior esposa do rei e seu grande amor, a trágica rainha Ana Bolena. Esta era parente de Catarina e assim que a sua família repara nas semelhanças entre ambas, leva-a para a corte na esperança de que encante o rei.
O rei, que na altura era casado com Ana de Cléves e que a achava bastante feia, ao conhecer a jovem, bela e vibrante Catarina não consegue evitar apaixonar-se e decide anular o seu casamento.
Catarina não é uma personagem que, tradicionalmente, consiga conquistar a simpatia do público. No entanto, a autora consegue fazer com que o leitor se apaixone pela personagem ao mostrar que na verdade ela era uma jovem doce e ingénua que foi manipulada pela sua família e por inimigos, não sabendo nada na vida da corte quando a única que deseja é ser amada. Claro que encontra o amor nos braços de um jovem protegido do rei e não no rei, um homem que podia ser quase seu avô.
Confesso que simpatizei instantaneamente com Catarina e, mesmo sabendo que tal não ia acontecer, desejei ardentemente que a sua história tivesse um final feliz.
O livro tem uma linguagem flúida, rica e agradável que me fez sentir como se tivesse mesmo viajado até corte Tudor graças às descrições deliciosas que autora faz. Estou ansiosa para ler outros livros da autora. Um livro imperdível que recomendo a todos os leitores.





Autor: Diane Haeger


Editora: Editoria Planeta


Páginas: 344


Género: Romance Histórico

4 comentários:

  1. Eu sou fã da Dinatia Tudor e além deste livro sigo os da Philippa Gregory e vários outros da mesma época.

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo inteiramente o que disseste. Uma excelente época que tem dado excelentes romances.
    Este é mais um e os da Phillipa, do qual irei ler o mais recente muito em breve, são óptimos.

    Obrigada por passares por cá e até breve!

    ResponderEliminar
  3. Agora saiu mais um livro da Philippa Gregory,o "A Rainha Vermelha"...

    ResponderEliminar