segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

As Serviçais (Kathryn Stockett)

Este livro é muito tocante e profundo. A sua história centra-se em tês personagens principais, Aibe­leen, Minny e Ske­e­ter, e passa-se nos inícios dos 60 no Mississipi onde ainda se praticava a segregação social de uma forma que hoje em dia nos parece revoltante e injusta, mas que naquele tempo era prática corrente naquela zona em particular, mas que, de qualquer modo, não pode deixar de impressionar e chocar o leitor moderno.
As três personagens são fascinantes e apesar de aparentemente muito diferentes entre si têm muito em comum.
Aibe­leen é uma criada negra de meia-idade que tem um jeito muito particular com as crianças, tem uma história trágica pois após criar 17 crianças brancas o seu único filho morre. Ainda assim não deixa de criar com todo o carinho o bebé da sua patroa.
Minny é melhor amiga de Aibe­leen e também uma criada negra mas que acaba por perder o emprego. No entanto, apesar de ser a melhor cozinheira do Mississipi, é bastante desbocada, rebelde e revoltada para com a forma como ela e a sua raça são tratadas.
E por fim temos Skee­ter, uma jovem recém-licenciada, que é constantemente atormentada pela sua conservadora mãe para que se case, que está contra o meio conservador e racista em que vive.
Estas três personagens vão lutar por uma mudança n sociedade para mudar as práticas racistas e por criar uma nova perspectiva de igualdade.
O livro tem uma história bastante original, polémica, com momentos bastante triste e outros chocantes, mas também com muitos momentos tocantes repletos de afecto e de esperança.
Penso que é um livro adequado para um público bastante abrangente e ilustra de forma muito eficaz e emocional os anos 60 no Mississipi e a revolução que se deu durante essa época a nível das mentalidades.
Gostei muito e recomendo. Espero que o filme que estreia em Agosto nos EUA baseado no livro seja igualmente bom.




Autor: Kathryn Stockett


Editora: Saída de Emergência


Páginas: 464


Género: Romance

4 comentários:

  1. Este é um dos que tenho na estante para ler...Passo a vida a colocar em cima da lista livros que vao ficando mais ara baixo!!!!!!
    boas leituras!
    cris
    de O tempo entre os meus livros

    ResponderEliminar
  2. Espero que agora te apeteça fazê-lo saltar de novo para o topo da pilha!
    :)

    Obrigada por leres!

    ResponderEliminar
  3. Este, em principio vai ser a minha próxima leitura...
    A tua opinião ainda me deu mais vontade de lê-lo

    :)

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que a crítica teve esse efeito!
    Boa leitura!

    ResponderEliminar