sexta-feira, 18 de março de 2011

Bombaim – A um mundo de distância (Thrity Umrigar)

Este romance, passado em Bombaim, relata-nos a história de duas personagens, Sera Dubash e Bhima, de duas castas sociais opostas. Sera Dubash é uma mulher rica, de classe média-alta, mas que esconde um casamento abusivo. Por outro lado Bhima é analfabeta e vive num bairro de lata, e por isso é tratada quase abaixo de cão pelas castas mais altas.
O que relaciona estas duas mulheres é o facto de Bhima trabalhar como empregada para Sera. E embora Sera por vezes ajude Bhima quando esta precisa, financiando até os estudos da neta, não deixa de haver uma notória distinção nas posições sociais de cada uma, não sendo permitido a Bhima utilizar os mesmos talheres e utensílios que os patrões, nem mesmo os assentos da casa.
O livro foca-se muito nestes aspectos da sociedade de Bombaim, e nas diferenças que existem entre as castas, retratando em pormenor as condições em que cada oposto vive, e as dificuldades por que passam no seu quotidiano.
No entanto, o ponto fulcral da história é a gravidez da neta de Bhima, que se recusa a dizer quem é o pai. Quando Sera ajuda Bhima a lidar com a situação da neta, as duas famílias vêem-se frente a um drama que mudará as suas vidas.
A escrita de Thrity Umrigar, directa e clara, suga-nos para situações inesperadas, cheias de emoções fortes, mostrando-nos com subtileza a realidade das ruas decadentes dos bairros de lata de Bombaim. Leva-nos a fazer uma viagem a um mundo aparentemente tão diferente do nosso da cultura ocidental, apesar dos problemas fundamentais das pessoas serem os mesmos são encarados de forma totalmente diferente.
Não é um livro para ser levado com ligeireza, pois retrata temas sérios de uma sociedade evoluída tecnologicamente, mas incapaz de lidar com as diferenças sociais que nela existem. Uma sociedade que por um lado progrediu imensamente mas que mantem valores tradicionais injustos e preconceitos, que são mais importantes que a dignidade da pessoa enquanto ser humano. No entanto, é um livro muito interessante, fazendo-nos repensar a forma como vivemos as nossas vidas e como olhamos a nossa sociedade e que nos leva a questionar será que a nossa sociedade é assim tão diferente e não também submergida em preconceitos de forma mais disfarçada mas com efeitos igualmente nefastos?
Para quem gosta de leituras comoventes, com temas reais e actuais, este é um livro a ler.




Autor: Thrity Umrigar


Editora: Editorial Presença


Páginas: 312


Género: Romance

3 comentários:

  1. Tens um desafio no meu bloguinho :P

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    É só para avisar que te desafiei para um meme literário que poderás encontrar no meu blog.
    http://aminhapequenabiblioteca.blogspot.com/

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada a ambas.
    Tratarei disso assim que possível!

    ResponderEliminar