sábado, 5 de março de 2011

Destaque Esfera do Caos

Mircea Eliade, um grande pensador e estudioso do século XX, será mais facilmente reconhecido por ter sido o autor do romance que Francis Ford Coppola adaptou ao cinema como Uma Segunda Juventude.
Agora podemos descobrir a sua faceta que tem passada despercebida em Portugal com um livro cujo tema nos diz respeito directamente.


Uma obra inesperada e surpreendente, saída da pena de um autor que escrevia e pensava de uma forma acutilante.

É de poucos conhecido o tremendo fascínio que a figura, o ideário e o estilo de governação de Salazar exerceram sobre Mircea Eliade.
Escrita em romeno e publicada apenas em Bucareste, muito badalada na imprensa portuguesa da época mas nunca vertida para a nossa língua, esta obra, que acabou por ser esquecida, mais que qualquer outra lançou as bases para a construção do mito luminoso do fundador do Estado Novo, interpretando o seu pen­samento e a sua acção política no contexto da «balbúrdia sanguinolenta» em que Portugal, no primeiro quartel do século XX, estava mergulhado.
Inclui uma narração empolgante dos mais marcantes acontecimentos da nossa História, do consulado pombalino ao colapso da Primeira República, uma bio­grafia sintética de Salazar e uma análise dos fundamentos das políticas salazaristas.

Consultem mais informação aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário