segunda-feira, 14 de março de 2011

Destaque Objectiva

Numa altura da vida do nosso país que tem demonstrado que pessoas de todas as idades e estratos sociais estão, de novo, dispostas a sair para a rua e reclamarem contra o que as prejudica, chega um livro que faz apelo a que ninguém se conforme.
Indignai-vos! é um livro que superou a barreira do 1 milhão de exemplares em 4 meses de venda em França certamente porque, como diz Mário Soares no prefácio que escreveu para a edição nacional, se trata de "um pequeno grande livro com ideias inovadoras e críticas certeiras".

“A minha longa vida deu-me uma série de motivos para me indignar.”

Quem escreve é Stéphane Hessel, 93 anos, herói da Resistência francesa, sobrevivente dos campos de concentração nazis e um dos redactores da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

É com a autoridade moral de um resistente inconformado e de um lutador visionário que neste momento manifesto Stéphane Hessel nos alerta para o facto de existirem hoje tantos e tão sérios motivos para a indignação como no tempo em que o nacional-socialismo ameaçava o mundo livre.

Se procurarmos, certamente encontraremos razões para a indignação: o fosso crescente entre muitos pobres e muitos ricos, o estado do planeta, o desrespeito pelos imigrantes e pelos direitos humanos, a ditadura intolerável dos mercados financeiros, a injustiça social, entre tantos outros.

Aceitemos este desafio de Stéphane Hessel, procurando em INDIGNAI-VOS! e no mundo que nos rodeia os motivos para a insurreição pacífica, pois “cabe-nos a todos em conjunto zelar para que a nossa sociedade se mantenha uma sociedade da qual nos orgulhemos.”

Sem comentários:

Enviar um comentário