terça-feira, 15 de março de 2011

Destaques Alfabeto

A Alfabeto irá lançar mais dois títulos na sua colecção Ficções já no próximo dia 24 de Março.
Thomas de Quincey e Máximo Gorki são os novos autores a entrar nesta colecção, ambos nomes essenciais da literatura e, igualmente, um pouco esquecidos pela edição nacional das últimas décadas.



O mar ria ‑se.
Sob o sopro ligeiro do vento abafado, o mar tremia, e, coberto de pequenas ondulações que reflectiam a luz ofuscante do Sol, sorria ao céu azul em milhares de sorrisos prateados. No espaço amplo entre o mar e o céu voavam os borrifos alegres das ondas, correndo uns atrás dos outros pela praia plana do promontório arenoso. Este som e o brilho do Sol, reflectidos mil vezes pelas ondulações do mar, fundiam-se
num movimento uníssono e continuo, cheio de alegria. O Sol estava feliz porque brilhava; o mar… porque reflectia a sua luz exultante.




Thomas de Quincey escreveu este seu primeiro livro em 1821. Redigiu‑o em poucas semanas e publicou‑o em folhetim no “London Magazine”, anonimamente, em Setembro e Outubro do mesmo ano. Tinha 36 anos, decidira ser escritor.
Precisava de dinheiro. Ganhou, alem de dinheiro, fama, e nunca mais deixou de escrever.
Convencido de que o livro, por ter sido escrito a pressa, era imperfeito e fragmentário, resolveu em 1856, ao compilar as “Obras Completas”, introduzir no texto algumas melhorias. Mas é o proprio autor quem confessa o falhanço desse trabalho, dando razão aos leitores que preferem a primeira versão das “Confissões”.
É que, na sua primeira versão, o livro é um exorcismo. A maturidade e o cansaço que produziram as emendas da segunda versão não poderiam melhorar (antes pelo contrário) um texto vigoroso e tenso como este, filho da Droga e do Inconsciente. Foi a primeira versão que Baudelaire leu‑traduziu‑adaptou nos seus “Paraísos Artificiais”. Foi essa versão que Edgar Allan Poe leu e que tanto o influenciou. É essa
a versão que hoje em dia se divulga nas edições inglesas para o grande publico. É essa primeira versão traduzida que publicamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário