segunda-feira, 14 de março de 2011

Destaques Guerra & Paz


Aqui ficam as novidades Guerra & Paz deste mês de Março.


Livro do autor do autor do blogue Portugal dos Pequeninos.

Este livrinho corresponde a uma deliberação com sentido duplo. Por um lado, provocar nos seus eventuais leitores a vontade de ir ao encontro dos (poucos) autores de que nele se fala sem pretensões aprofundadas. Depois, afastá-los da tentação de ler outros tantos, bem como coisas que sobre eles se produziram. Enquanto leitor, parto do princípio elementar de que a literatura não é democrática e que muito do que se lança por aí em seu nome é, visto a partir dela, uma falácia.







A metafísica é hoje o território de físicos, matemáticos e astrónomos. Com seriedade incontestável, é essa viagem ao mundo da ciência e das origens que, segundo o Le Monde, se relata em A Face de Deus. Um livro inspirado na expressão que George Smoot (Prémio Nobel da Física 2006) utilizou quando, em 1992, conseguiu tirar fotografias do nascimento do Universo 380 000 anos após o Big Bang. Um livro polémico que levanta questões científicas e religiosas. O que aconteceu no instante do Big Bang? Como teve realmente origem o Universo? Qual a origem das estrelas e das galáxias? Porque terá vista Smoot aí a face de Deus?






O realizador Paul Verhoeven é o único não académico que integra o grupo «Seminário de Jesus», composto por 77 teólogos, linguistas e historiadores bíblicos. Publicou Jesus de Nazaré, um livro polémico e fascinante que vai mudar a nossa perspectiva da figura de Jesus. 25 anos de investigações levaram-no a retratar Jesus como um profeta radical nascido da violação de Maria por um soldado romano. “Um livro sagaz e conhecedor” foi como o classificou a New Yorker.»

Sem comentários:

Enviar um comentário