sábado, 12 de março de 2011

O Dom I (Alison Croggon)

Este livro conta-nos a história de Maerad, uma criança que perdeu os pais na guerra de Pellinor, e que vive desde que se lembra como escrava. Certo dia, vê um homem sujo, Cadvan, um grande bardo, que fica muito surpreendido por ela o conseguir ver. É assim que Maerad acaba por descobrir que tem um Dom.
Escapando da aldeia que a mantinha presa, Maerad começa uma viagem com Cadvan, absorvendo tudo sobre o mundo livre, e tentando adaptar-se a um modo de vida completamente diferente do que estava habituada.
Com uma escrita fluida e poetizada, o leitor vai seguindo Maerad nas suas descobertas, sendo aos poucos e poucos introduzido ao universo onde esta história se passa.
Embora não se possa negar a criatividade da autora ao juntar e criar várias peças distintas num mundo tão excitante, é clara a inclusão de aspectos influenciados grandemente por obras como as de Tolkien. Não com isto querendo dizer que o livro não me agradou, pelo contrário, fico à espera de ler os próximos e avançar mais no enredo, no entanto, é um aspecto importante a mencionar.
A escrita da autora é muito cativante, especialmente nas descrições que faz das paisagens e cidades, conseguindo-nos transmitir todo aquele sentimento de estupefacção sentido pela personagem principal ao deparar-se com as mesmas pela primeira vez.
Outro aspecto que gostei muito neste livro foi todo o cuidado da autora em tornar a sociedade da obra o mais real possível, criando apêndices que nos elucidam sobre vários pormenores do funcionamento da mesma. Embora por vezes estes fossem exaustivos, para mim este é um ponto a favor do livro, pois fiquei fascinada por este universo e entusiasmada por descobrir mais.
No geral, penso que seja um bom livro para todos aqueles que gostam de fantasia, especialmente do género de Tolkien, e não se importam de ler algo semelhante mas ao mesmo tempo diferente.




Autor: Alison Croggon


Editora: Bertrand Editora


Páginas: 216


Género: Fantasia

2 comentários:

  1. Também já li este livrinho *o primeiro e segundo volume* e o enigma... Adorei.os a todos!!! Continua a ler a saga que não te vais arrepender!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo aviso. :)
    Como deves ter visto já tinha também lido a segunda parte deste Livro I, mas decidi-me a publicar as críticas em separado.
    Tenho gostado e já tenho o Enigma comigo para ler de seguida.

    Obrigada pela visita!

    ResponderEliminar