quinta-feira, 31 de março de 2011

O Rapaz de Olhos Azuis (Joanne Harris)

Eu sinceramente pensava que este livro era um romance ao estilo de Chocolate, sem dúvida o mais célebre da autora, ou seja um livro com muito romance e um bocadinho de magia.
Não podia estar mais enganada. O que me esperava era um livro onde nada nada daquilo que parece é real. Não é por acaso que o livro ocorre no espaço do mundo virtual dos webjournals.
De facto, é uma ideia muito original. Logo no início a história torna-se um pouco confusa porque não temos a certeza do que é real e o que não é ou de quem é na realidade cada pessoa.
E quando finalmente chegamos a cerca de meio do livro e já achamos que começamos a entender minimamente a história ele dá uma grande reviravolta e deixa-nos abismados.
O personagem principal, o rapaz dos olhos azuis, é ao mesmo tempo sedutor, assustador, inteligente e profundamente intrigante. Já Albertine parece ser doce e inocente. Mas como eu já disse nada do que aparenta ser neste livro é.
Tudo são sombras, por vezes enganosas, da mesma história. A verdade só é revelada no final do livro, embora ache que este ficou um pouco aquém do resto da história, mas não deixa de ser surpreendente. Aliás o livro é totalmente imprevisível do principio ao fim.
Adoro a prosa da autora, poética e açucarada, mas carregada de ironia por vezes corrosiva como um veneno que inicialmente parece doce ao trago mas não deixa de ser mortal.
As cores são usadas de forma neurótica, o que por vezes se torna irritante. Mas as personagens são maravilhosamente complexas e os heróis desta história são ao mesmo tempo os vilões.
Um óptimo livro para quem quiser sair da rotina e quiser algo diferente de forma especial.




Autor: Joanne Harris


Editora: Edições Asa


Páginas: 436


Género: Romance

Sem comentários:

Enviar um comentário