domingo, 10 de abril de 2011

Destaques Presença

Aqui deixo a lista das novidades da Presença da primeira metade do mês.




Os Idealistas (Zoë Heller)
Quando Audrey descobre um segredo devastador sobre o seu marido, um advogado nova-iorquino activista político, vê-se forçada a reavaliar todas as suas certezas em relação a um casamento de quarenta anos. Mas também os filhos do casal verão as suas vidas abaladas pelo súbito terramoto emocional que se vem juntar aos muitos dilemas que já lhes perturbam os dias e que desencadeia, em cada um deles, uma crise de identidade. Uma farsa familiar hilariante e negra, onde tragédia e comédia se entretecem numa malha subtil e sarcástica, que fascina desde logo o leitor pela forma soberba como as personagens surgem iluminadas e pela perspicácia com que Zoë Heller se move nas áreas mais profundas e desconfortáveis da natureza humana.

Tropa de Elite 2 (Cláudio Ferraz, Luiz Eduardo Soares e André Batista)
Se no volume anterior de Tropa de Elite toda a atenção se encontrava direccionada para os traficantes, neste novo acto da tragédia da violência urbana brasileira, o foco é dirigido para as milícias. Alicerçada em factos reais, a meio caminho entre a memória, o jornalismo literário e a ficção, esta obra vem revelar-nos o funcionamento das milícias e dos bastidores policiais, as práticas, as emoções e os valores envolvidos, e mostrar que, ainda assim, nem tudo está perdido na política e na polícia. Proporcionando vários níveis de leitura, este novo livro reúne todas as características de um bom thriller e a informação rigorosa de um documentário antropológico e sociológico.



A História das Coisas (Annie Leonard)
Após ter produzido um vídeo, de extrema simplicidade gráfica e de grande impacto mundial, sobre a cadeia dos processos de extracção, produção, distribuição, consumo e eliminação das «coisas», Annie Leonard escreveu este livro, cujos principais capítulos são aqueles pontos-chave. A sua obra, fruto de 20 anos de pesquisa no terreno, demonstra como, sem ceder ao pessimismo, é urgente que reinventemos uma economia cuja sustentabilidade se adapte aos recursos finitos do sistema principal - a biosfera terrestre da qual fazemos parte.

O Grande Muu! (O Grupo dos 33)
O mundo mudou, mas as empresas não acompanharam a mudança. Agora ser suficientemente bom não basta porque tudo é suficientemente bom. Já não queremos ficar satisfeitos, queremos que nos espantem. Para isso, é preciso ter uma ideia tão extraordinária que ninguém consiga ignorá-la. Mas como chegar até ela? Com o intuito de responder a esta questão, Seth Godin reuniu um grupo de mentes originais e criativas que revelam os segredos para ser notável. Em parábolas divertidas e memoráveis, poderá encontrar os ingredientes que permitirão à sua empresa continuar a crescer num mundo onde o que é notável hoje não passará de vagamente familiar amanhã.



Tobias e o Anjo (Susanna Tamaro)
Marta é uma menina de oito anos que vive no quarto andar de um grande prédio, nuns subúrbios tristonhos com edifícios todos iguais. Tem uma televisão, um papá e uma mamã, só que qualquer destes três nunca parece disposto a escutá-la e muito menos a conversar com ela. Não tem irmãos, mas por sorte o avô vem sempre visitá-la e ensina-lhe muitas coisas. Mas, um dia, o avô não aparece como habitualmente, e assim começa para Marta uma viagem em busca do seu próprio caminho...

Jesus de Nazaré (Joachim Gnilka)
Ainda que fazendo face à escassez das fontes, Joachim Gnilka, um prestigiado professor da Universidade de Munique, tenta analisar ao longo desta obra a vida pública, a mensagem e a história de Jesus. Através do estudo da situação histórica, política, religiosa e social da época, bem como dos Evangelhos, Gnilka oferece ao leitor uma biografia credível, lúcida e séria, que conta com a qualidade de tradução de Teresa Toldy.



Mamã Maravilha (Orianne Lallemand)
Neste livro encantador os estados de espírito e os sentimentos de uma mãe são vistos através dos olhos do seu filho. Uma homenagem a todas as mães, acompanhada de ilustrações enternecedoras que cativarão os mais jovens.

Um Acampamento nas Cataratas do Niágara (Geronimo Stilton)
«Naquela manhã, quando acompanhei o Benjamim à escola, a professora estava a escrever no quadro o nome do local aonde iam fazer um excursão da escola. Eu tropecei e perdi os óculos. Pareceu-me ler Diário dos Roedores e ofereci-me logo para levar a turma toda a visitar o meu jornal… Nem imaginava que me ia meter numa viagem tão extrarrática!»

Sem comentários:

Enviar um comentário