domingo, 10 de abril de 2011

Monster High (Lisi Harrison)

Este pequeno livro, embora destinado claramente a uma faixa etária mais jovem, com todo o seu conteúdo sobre música pop, cinema e celebridades, expõe-nos um problema, de uma maneira muito mais divertida, pelo qual muitos adolescentes passam, que é a luta pela individualidade e a aceitação dos outros com base na personalidade e não na aparência.
Para isto, Lisi Harrison conta-nos a história de duas raparigas completamente diferentes. Por um lado temos Frankie Stein, neta do próprio Frankenstein, e com um aspecto muito semelhante a ele, que “nasceu” há apenas quinze dias e começa agora o Liceu. Por outro lado temos Melody Carver, uma rapariga que mudou de cidade para começar uma vida nova após o pai, cirurgião plástico, lhe fazer um “trabalhinho” ao nariz.
É através das peripécias destas duas raparigas, e dos seus amigos, que entramos num mundo de fantasia, cheia de personagens interessantes, e com os usuais triângulos amorosos e paixões juvenis.
Sendo uma leitura leve e rápida, pontuada de diálogos e situações divertidas e hilariantes, é sem dúvida um livro ideal para os mais jovens, pois demonstra de uma forma simples e divertida, como a juventude de hoje é, apontando tanto os seus lados bons como os maus. O que é uma perspectiva original, mostrar os problemas da adolescência como algo real e não reduzi-los a amores não correspondidos como acontece em tantos livros do género.
Penso que o melhor ponto do livro seja mesmo as personagens, que se destacam umas das outras pelas suas personalidades distintas, fazendo-nos querer saber cada vez mais sobre cada uma conforme vamos avançando na história. O livro não é nada previsível e acaba sempre por nos apanhar despercebidos, com momento tanto ternos, como hilariantes
Aliás um dos pratos fortes do livro é, sem dúvida, o seu humor fora do convencional que levará os leitores não só a dar umas boas gargalhadas como a pensar.
Com um final que nos faz ficar a roer de curiosidade para saber o que aí vem, considero uma leitura a não perder mesmo para os mais leitores experientes que não se importam de ler algo muito divertido e fora do normal de vez em quando.




Autores: Lisi Harrison


Editora: Contraponto


Páginas: 224


Género: Fantasia

Sem comentários:

Enviar um comentário