domingo, 1 de maio de 2011

A Lança do Deserto (Peter V. Brett)

No seguimento do livro O Homem Pintado, logo no início do livro somos introduzidos a dois tipos novos de demónios, já referidos no livro anterior, mas apenas minimamente. A partir deste ponto, sabemos que a história se vai complicar, e muito. Para além disto, passamos a perceber muito melhor o mundo de Arlen, Leesha e Rojer, agora juntos e com posições de lideres de uma multidão crescente.
Grande parte do livro é passada a contar a história de Ahmann Jardir, o líder dos Krasianos, uma civilização do mundo criado por Brett com costumes e crenças muito próprias. Mais uma vez Brett consegue chocar-nos com temas arrepiantes, mas neste livro penso que por vezes muitos detalhes poderiam ter sido dispensados, pois a certa altura pensei mesmo em saltar partes da história à frente de tão incomodada que estava.
Com novas personagens inseridas, e outras personagens aprofundadas, não se pode negar a capacidade criativa e o empenho que o autor depositou em cada uma. Somos levados por um turbilhão de emoções conforme lemos sobre a vida de cada uma e vamos criando laços com umas e animosidades com outras.
A escrita de Brett continua excelente neste segundo livro, embora por vezes o uso de diferentes nomes para alguém ou alguma coisa, devido à quantidade de personagens e complexidade do mundo, possa ser confuso, necessitando-se de voltar atrás para ter a certeza do que se fala.
No geral, considero este livro melhor do que o primeiro, pois está mais repleto de acção e paixão, surpreendendo-nos com os acontecimentos em cada capítulo. Espero que o próximo livro corresponda às minhas expectativas, e se assim for, esta será certamente uma colecção a manter para toda a vida.




Autor: Peter V. Brett


Editora: Gailivro


Páginas: 738


Género: Fantasia

1 comentário:

  1. Eu também gostei muito destes dois livros... O autor tem uma grande imaginação e cria cenários surpreendentes :)

    ResponderEliminar