sábado, 4 de junho de 2011

Destaques Ésquilo

Aqui fica a lista dos títulos que a Ésquilo lançou (ou ainda vai lançar) durante o mês de Junho.


iiiiiii

O Mestre Templário (Joaquim Nunes)

Pouco divulgado pela historiografia dominante, Gualdim Pais foi um dos principais protagonistas da fundação do reino português, íntimo de D. Afonso Henriques desde cedo, foi por este armado cavaleiro em Ourique, depois seguiu para o Oriente, onde foi iniciado nos altos mistérios templários.

Regressado ao território nacional, tornou-se o mestre português dos Templários, fundou Tomar em 1160, e liderou os Cavaleiros do Templo lusitano até 1195, ano da sua morte. É essa epopeia da sua vida que é narrada nesta biografia em formato de romance histórico, resultado de décadas de estudo e paixão do autor por esta insigne personagem.

Cristianismo Iniciático (António de Macedo)

Os textos do Novo Testamento bíblico, quer no momento em que foram produzidos, quer no decorrer dos séculos e até hoje, para além da importância e dos efeitos que tiveram na Igreja, na sociedade e na cultura através das suas interpretações religiosas, filosóficas e histórico-críticas institucionais, também exerceram uma forte influência histórica, sociológica e cultural através das leituras e das interpretações heterodoxas e esotéricas que deles têm sido feitas —, não só de uma forma pontual e episódica, mas de uma forma contínua, sustentada e muito mais estruturada, ao longo dos tempos, do que aquilo que nos tem vindo a ser incutido através de um intencional e repetido desfavor, e de uma sistemática marginalização, por parte das instituições reinantes, religiosas ou meramente culturais.

Examinando as circunstâncias e os acontecimentos sociais, culturais e históricos, verificamos que os factos comprovam a omnipresença de esoterismo bíblico e a existência de um cristianismo iniciático, quer nos primórdios do cristianismo, quer ao longo da História e até à Modernidade, nos mais diversos domínios das sociedades ocidentais.

António de Macedo é considerado a grande referência em Portugal no estudo das vertentes iniciáticas e gnósticas do cristianismo. A sua tese de doutoramento, adaptada nesta edição a livro para o grande público, foi apresentada em 2010 na FCSH-UNL (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas).


iiiiiii

A Vida com um Sorriso (Patrícia Costa Dias)

A Vida Com um Sorriso não se encaixa em qualquer categoria de livros já conhecidos. Não é uma biografia, não são memórias, não é um romance. Mas é tudo isto em simultâneo e muito mais. Alegria, tristeza, morte, doenças, gargalhadas, reflexões, são os ingredientes que aqui se juntam para contar uma vida que bem podia ser a de qualquer um de nós.

Figura conhecida da rádio e televisão portuguesas, Isabel Wolmar é uma mulher atemporal. Ela atravessou gerações e neste livro dirige-se quer a adultos quer a jovens. Figuras públicas como Artur Agostinho (que nos deixou há pouco), Ruy de Carvalho, Eládio Clímaco e Maria Barroso, entre outros, reconhecem em Isabel Wolmar profissionalismo, amizade e boa disposição, e deixam aqui o seu testemunho sobre a convivência que com ela tiveram. A sabedoria de Isabel Wolmar vem da escola da vida.

Flashback (Artur Agostinho)

No último livro publicado em vida, Artur Agostinho transmite-nos um testemunho humano que nos faz pensar.

Ao longo das páginas deste Flashback, perpassam sentimentos de profunda revolta, alternando com raros momentos de resignação. Uma complexa mistura de descrença e de confiança na justiça dos homens. O choque brutal de impulsos irreprimíveis com explosões de desânimo e desespero de quem viveu uma situação de profunda injustiça mas soube ser um exemplo de auto-superação e de força interior.

É a narrativa de uma experiência humana, intensa e rica, muitas vezes com situações tragicómicas, mas que testemunham como afirma o Professor Marcelo Rebelo de Sousa no "Prefácio", o "carácter impoluto" e as "excepcionais qualidades humanas e cívicas de Artur Agostinho", hoje reconhecidas unanimemente pela sociedade portuguesa.

2 comentários:

  1. Olá!
    Gosto do blog e uma vez que também gosta de ler deixei-te um desafio no meu bolg...

    http://ruthy-viajante.blogspot.com/2011/06/desafio-da-art-and-life.html

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por isso.
    Vou tentar responder assim que me seja possível.

    ResponderEliminar