segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ghostgirl - O Regresso (Tonya Hurley)

A história inicia-se no ponto onde o volume anterior terminara, Charlotte por ter acabado a sua passagem por Dead Ed, e com isso terminado o seu percurso, mas descobre que afinal esse não é o fim da história dela. A vida de Charlotte foi uma contínua desilusão após outra. E, pelos vistos, a morte não a fará propriamente mudar de ideias. Convencida que ter terminado Dead Ed era o ponto de passagem para a pós-vida, Charlotte fica surpreendida quando é informada que tem de completar um estágio! Atender chamadas num centro de ajuda para adolescentes problemáticos não é propriamente algo muito entusiasmante. Até ao momento em que Scarlet lhe liga: uma sessão de pedicura que correu imensamente mal deixou Petula em coma e Scarlet crê que Charlotte seja a única pessoa capaz de a ajudar.
Ghostgirl é uma série, de Tonya Hurley, muito fácil de desfrutar, e a sequela, Ghostgirl - O Regresso, é uma obra muito esperada pelos fãs da. Neste livro seguimos Charlotte, à medida que ela aprende a lidar com a vida após Dead Ed. De modo muito interessante, temos a perspectiva de alguns personagens mais neste livro do que no primeiro, examinando as vidas e memórias de Scarlett, Petula e Damen de uma forma mais extensa. Isto ajuda a dar corpo à Ghostgirl - O Regresso, e tornar a obra mais complexa do que o predecessor, conferindo alguma exuberância extra aos personagens referidos.
Todavia, a história não deixa de surpreender. O humor negro maravilhosamente tecido e omnipresente – encontramos a muito frívola Petula deixada em coma numa sessão de pedicura que correu mal, e o seu detestável séquito (as Wendys) surgem numa moda, funeral chique durante uma parte do romance. É fácil gostar da natureza subversiva do humor, que nunca deixa de nos entreter. Por outro lado a trama do livro parece um pouco descontrolada, durante muito tempo não fazemos ideia de quem a Maddy é, e porque se esforça tanto para prejudicar Charlotte. A revelação dessa sub-história particular é lançada de uma forma um pouco confusa e parecendo um tudo-nada desconexa. Casi se tratava de um enigma para seduzir o leitor, fazê-lo procurar descobrir todas essas motivações achamos que a autora o tornou um pouco obscuro demais.
Tirando isso, todos os elementos que fazem de Ghostgirl tão peculiar e deleitável de ler mantêm-se presentes, acrescendo a eles a sub-trama entre Scarlett e Damen. O desenlace parece-nos extremamente doce e bem inserido no resto da história.
Assim, outro dos grandes prazeres que se pode tirar da leitura desta obra, são as observações inteligentes que marcam o início de cada capítulo. Por exemplo: “A maior parte da esperança torna-se falsa ao reflectirmos sobre ela. É a crença que um resultado será positivo apesar de todas as indicações do contrário. Mas onde estaríamos nós sem ela? É a bússola da mente, a bóia salva-vidas do coração, à qual nos agarramos enquanto esperamos que o auxílio nos chegue. Sem esperança ou afogamo-nos ou nadamos, e a Charlotte tinha esperado descobrir uma forma de nadar.”
É um romance que nos faz, em certa medida, perceber algum do mundo das adolescentes dos dias de hoje. A personagem de Scarlet é a princesa luminosa por dentro e gótica por fora, Petula é a super-popular mas ao mesmo tempo frívola e mesquinha, e Charlotte a rapariga tímida e inadaptada, facetas que facilmente reconhecemos também em nós ou em quem nos rodeia.
Sendo uma obra dirigida a um público jovem, recomendamos Ghostgirl 2 especialmente àqueles para acham que o cruzamento entre a Buffy, Caçadora de Vampiros e a Noiva Cadáver daria uma ideia muito divertida. É cativante, característica e dotada de uma atmosfera deliciosamente sombria, não falando da belíssima encadernação e das ilustrações.





Autor: Tonya Hurley


Editora: Contraponto


Páginas: 304


Género: Romance gótico/Fantasia

2 comentários:

  1. Olaaa , eu estou a ler este livro mas nao percebi uma coisa na historia :/ gostava q alguem me ajudasse a resumir desde o caitulo 12 para a frente s:
    podes-me contactar atraves de : patricia.martins96@hotmail.com ?
    precisava mesmo de ajuda e tenho de apresentar o livro esta 5ª fera s: muito urgente..
    Obrigada e fico a espera (:

    ResponderEliminar