segunda-feira, 27 de junho de 2011

Reinventar-se (Mario Alonso Puig)

“Se deseja reinventar-se foque-se naquilo que deseja e não no que não tem”, recomenda o autor deste livro curto, ligeiro e de leitura fácil, onde as ideias, tal como a borboleta da capa, esvoaçam erraticamente pelas páginas, dificultando, talvez, a chegada da ajuda desejada mas que tornam-se eficazes quando no final as conseguimos sistematizar.
Poderia dizer-se que se trata de um livro de auto-ajuda todavia com a diferença de que é um cirurgião quem o escreve, a partir de uma perspectiva um pouco mais científica. Aludindo, sem mencionar explicitamente, a epigenética, aos efeitos emocionais da mente sobre o corpo. Já que, segundo, Puig, diversas investigações têm confirmado que os pensamentos positivos fortalecem o nosso sistema imunológico, na mesma medida que os negativos o debilitam. O autor manifesta a sua perplexidade perante a cornucópia de recursos e possibilidades que nós, enquanto seres humanos cognoscientes, temos dentro de nós mas que nunca as utilizamos para descobrirmos o nosso interior: “Assim que alguém descobre que os tem e os potencia então pode crescer de uma forma surpreendente”.
Reiterando que se trata uma obra emanada da comunidade médica (Alonso Puig é um médico especialista em cirurgia-geral, membro da Harvard University Medical School e da Academia de Ciências de Nova Iorque), ele apoia-se em toda a imagiologia do cérebro para traçar o seu pensamento: “Se me encho da sensação de impotência, de desesperança, simultaneamente, posso fotografar uma mudança da irrigação sanguínea do cérebro humano, onde os neurónios parecem funcionar francamente pior” e a pessoa não é capaz de resolver o problema precisamente porque se acha incapaz de o fazer “isso conduz, como uma profecia, que no momento em que o indivíduo acredita nela, passa a tornar-se realidade”, assevera ele.
A ciência refere Puig, demonstrou que os pensamentos humanos se transformam em “moléculas de emoção”, como neurotransmissores, hormonas ou neuropéptidos, e estas substâncias têm a capacidade de favorecer quer a génese de novos neurónios e novas ligações, como de desligar outras. Esta descoberta, acrescenta, revela que o ser humano “tem um enorme potencial” em si mesmo, e que “o nosso diálogo interior cria realidades e que essas realidades tanto nos podem ajudar como nos anularem.
Reinventar-se é um livro que procura convidar quem o lê a encetar um percurso de auto-descoberta, a partir da qual, e de forma progressiva, de compreensão de que aquilo que contemos dentro de nós é um espaço surpreendente e, até mesmo, mágico. Desta forma, afirma, o autor, quando se começa a sair do mundo conhecido e se mergulha na “noite escura”, é exactamente o inverso do que parece, pois o que acontece é que a nossa consciência está a despertar e a nossa mente não sabe o que está a ocorrer. Há que avançar, romper o caos e cooperar com a transformação: focar-se naquilo que é positivo, no pensamento e na linguagem; e assim aceder ao corpo, pois produz rapidamente uma alteração emocional: dormir pelo menos sete horas, fazer refeições ligeiras, fechar os olhos entre 10 e 20 minutos após as refeições, fazer exercício, já que ao mexermos o corpo, tudo também se mexe, e neste estádio de dinamismo, tomar o controlo da respiração, respirar abdominalmente, apercebermo-nos do ritmo interior. Também aconselha a meditar e a valorizar tudo que está acontecendo connosco. É uma obra que procura expor os aspectos mais desconhecidos, porém mais importantes, do funcionamento da mente humana, na medida em que esta se repercute sobre o corpo. Seduz-nos a aventurarmo-nos na verdadeira realidade individual, a apercebermo-nos que grande parte da angústia e do sofrimento que experienciamos vida fora, até é algo mais opcional do que qualquer coisa de inexorável pela qual temos de passar, conduz-nos a entender a nossa natureza fundamental é uma fonte de energia, sabedoria, serenidade, felicidade, criatividade e amor.
Em conclusão, um livro com alguns conselhos simples para melhorar a qualidade de vida e evitar as emoções negativas.




Autor: Mario Alonso Puig


Editora: Esfera dos Livros


Páginas: 192


Género: Auto-Ajuda

Sem comentários:

Enviar um comentário