quinta-feira, 14 de julho de 2011

Destaques Planeta

Aqui fica a lista dos títulos que a Planeta lançou (ou ainda vai lançar) durante este mês.


iiiiiii

Só Amor não Basta? (Paulo Sargento)

Do conceituado psicólogo Paulo Sargento, que se notabilizou em casos mediáticos que envolveram crianças. A mãe tem de ser sempre boa? Haverá mimo a mais?

Primeiro a mãe e depois o pai? Os avós podem «estragar» os netos? As crianças podem dormir com os pais? Os pais são sempre os melhores amigos dos filhos? Muitos afirmam que para educar uma criança só amor não basta. Este livro pretende demonstrar que, sem o amor, tudo o resto não serve para nada.

O autor, Paulo Sargento, mostra como se constroem as competências parentais e comoestas se repercutem no processo educativo da criança, até ao início da sua escolarização.

Não se tratando de uma «receita» geral sobre a educação, Só Amor não basta? lança pistas simples para aconselhar todos aqueles que, em diversas circunstâncias, já precisaram de ajuda para realizar a mais importante das tarefas humanas: educar uma criança!

A Beleza está nos Olhos de Quem Vê (Camila Cury)

Quem nunca se olhou no espelho e desejou ardentemente ver outra imagem? Não há homens perfeitos nem mulheres completas. A ditadura do corpo perfeito tem roubado o mais vibrante dos romances, o romance pela vida. E quem não tiver um caso de amor consigo próprio nunca viverá uma grande paixão.

Este livro vai ajudar-nos a sentir orgulho de ser quem somos. Tem barriga a mais, peso a mais, peito a menos, pernas grossas, um queixo que… Enfim há sempre qualquer coisa que não a deixa sentir bonita, não é? O cruel e falso padrão de beleza imposto pela sociedade em que vivemos tem-nos envenenado a alma, tornando-nos demasiadamente críticas em relação à nossa aparência.

A psicóloga Camila Cury vai ensinar-nos a redefinir a imagem que temos de nós próprias e a reconquistar a auto-estima. A análise de trajectórias de celebridades, como Michael Jackson, Susan Boyle e Yoko Ono, e os relatos de pessoas anónimas que conseguiram superar traumas e dificuldades, que a autora inclui neste livro, servem de inspiração para aprendermos a ser felizes com os nossos defeitos.


iiiiiii

A Fome (Michael Grant)

Já passaram três meses desde que todos os que tinham menos de quinze anos ficaram encurralados na ZRJ (abrev. de Zona Reactiva Juvenil). Três meses desde que todos os adultos desapareceram.

Mais um romance inquietante da série Desaparecidos, sobre um mundo em que não há adultos e onde agora todos têm fome.

A Vidente de Sevenwaters (Juliet Marillier)

A Vidente de Sevenwaters é o quinto volume da saga Sevenwaters, e volta a reunir personagens e ambientes do mundo da mitologia celta e dos contos de fada. Uma viagem mágica pelo reino dos seres encantados que nos enfeitiça até à última página. Sibeal sempre soube que estava destinada a uma vida espiritual e entregou-se de corpo e alma à sua vocação. Antes de cumprir os últimos votos para se tornar uma druidesa, Ciarán, seu mestre, envia-a numa viagem de recreio à ilha de Inis Eala, para passar o Verão com as irmãs, Muirrin e Clodagh. Sibeal ainda mal chegou a Inis Eala quando uma insólita tempestade rebenta no mar, afundando um barco nórdico mesmo diante dos seus olhos.

Apesar dos esforços, apenas dois sobreviventes são recolhidos da água. O dom da Visão conduz Sibeal ao terceiro náufrago, um homem a quem ela dá o nome de Ardal e cuja vida se sustém por um fio. Enquanto Ardal trava a sua dura batalha com a morte, um laço capaz de desafiar todas as convenções forma-se entre Sibeal e o jovem desconhecido.

A comunidade da ilha suspeita que algo de errado se passa com os três náufragos. A bela Svala é muda e perturbada. O vigoroso guerreiro Knut parece ter vergonha da sua enlutada mulher. E Ardal tem um segredo de que não consegue lembrar-se – ou prefere não contar. Quando a incrível verdade vem à superfície, Sibeal vê-se envolvida numa perigosa demanda. O desafio será uma viagem às profundezas do saber druídico, mas também aos abismos insondáveis do crescimento e da paixão. No fim, Sibeal terá de escolher – e essa escolha mudará a sua vida para sempre.


iiiiiii

Ferney (James Long)

Como pode uma jovem sentir-se atraída por um idoso? Mike e Gally Martin deviam encontrar-se idilicamente felizes quando se mudaram para um chalé novo em Somerset. Mas depois de Gally conhecer Ferney, um camponês idoso que parece saber tudo acerca da casa e do seu passado, é dominada por uma estranha fixação.

O que atrai Gally e Ferney como ímanes? Porque se sente que há um misterioso elo entre eles? Ferney sabe que o tempo escasseia e que tem de a fazer compreender qual a ligação entre ambos: um laço que resistiu ao teste do tempo, que é mais profundo do que a vida ou a morte.

Empenhai-vos! (Stéphane Hessel)

Indignarmo-nos já não basta. É preciso mais: empenharmo-nos colectivamente. Empenhai-vos! é um diálogo de gerações entre Stéphane Hessel, de 93 anos, nomeado para o prémio Nobel da Paz, e Gilles Vanderpooten, de 25 anos.

Hessel intensifica as suas exigência morais, porque, diz ele, não basta indignarmo-nos. Cada um de nós deve empenhar-se em todas as frentes de combate da nossa época: os direitos do homem, a luta contra as desigualdades, a defesa dos sem-abrigo e ilegais, a ecologia…

O livro inclui a Declaração Universal dos Direitos do Homem, de 1948, e o Programa do Conselho Nacional da Resistência, de 1944. Estas são duas referências frequentes do autor.

Eterno optimista, Hessel acredita que a Natureza é rica em ardis e convida as gerações jovens a indignar-se e a resistir às coisas escandalosas que as rodeiam.

Sem comentários:

Enviar um comentário