quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Noite de Todas as Almas (Deborah E. Harkness)

A Noite de Todas as Almas é um romance cheio de ambiente em que cada página está repleta de pormenores enriquecedores, que denotam a forma exaustiva da pesquisa elaborada, quer histórica quer científica. A pesquisa referente à ciência e à alquimia é minuciosa e confere ao livro uma riqueza de que é impossível não gostar.
É um livro volumoso, bem mais do que estamos habituados a encontrar neste género de romances paranormais. Isto prende-se com a forma pormenorizada da escrita, mas não reflecte uma qualidade bizantina de escrita, pois esta é simples e encantadora.
Cada frase parece ter sido criada de forma dedicada, ainda que estejamos longe de falar de uma leitura rápida. É uma leitura prazenteira página a página. É uma obra que marca a sua própria cadência de leitura. Apreciamos particularmente a descrição das diferentes bibliotecas da antiga universidade. É simplesmente sumptuosa e transporta-nos deveras até lá, parece que conseguimos sentir o cheiro do couro bafiento de velhas encadernações e o suave deslizar das páginas que tão habitualmente acompanha estes lugares de sabedoria.
Além de bruxas e de vampiros, somos brindados com uma cornucópia de outras criaturas sobrenaturais e, apesar de Diana ser uma bruxa, ela é também muito humana com especial atenção para as suas emoções. Ela é ferozmente independente e passional em relação à sua vocação. Todos os personagens estão bem trabalhados e coerentes com a sua personalidade. Embora, neste primeiro volume, aquilo que mais sobressai é o alicerçar e a construção de todo esse mundo, onde vampiros e bruxas e demónios convivam num mundo de ciência, e recodificação genética, para apresentá-lo e entregá-lo aos leitores.
O romance entre Diana e Mathew é bastante intenso, todavia há que denotar que todo o livro apenas abrange pouco mais do que uma semana, um período em que tudo parece acontecer. Mas apesar do seu relacionamento ainda há segredos entre eles, e muito a aprender um sobre o outro. Todavia a relação foi uma das coisas que menos nos cativou, pois apesar de estarem apaixonados um pelo outro, às vezes é um pouco frustrante perceber as razões pelas quais ela tem medo de usar os seus poderes e a forma sempre irritada para com o Mathew, por este querer protegê-la – às vezes a sensação é mais de asfixia do que de romance.
Em momentos de perigo desejamos que eles os enfrentassem lado a lado como iguais. É sempre preferível encontrarmos alguém que sabe como se proteger e não tem medo de usar o que quer que esteja à sua disposição para vencer os seus inimigos, e isto só encontramos Diana a fazer perto do final do livro, mas ainda assim não mais do que um vislumbre. Sendo este o primeiro volume de uma trilogia, não será difícil perceber que em ampla medida o crescimento e desenvolvimento do seu personagem poderá passar por aqui.
Assim, A Noite de Todas as Almas é uma leitura luxuriante, repleta de intriga, mistério e de personagens com largura, altura e profundidade interior. A prosa ricamente descritiva deixa-nos entusiasmados para o romance seguinte desta série. Espero ansiosamente para ver, o que o livro do alquimista encerra sobre o futuro de Diana, Mathew e todas as bruxas, vampiros e demónios desse mundo. Uma leitura altamente recomendável.




Autor: Deborah E. Harkness


Editora: Casa das Letras


Páginas: 704


Género: Fantasia

2 comentários:

  1. Tenho este livro para ler à imenso tempo, o seu tamanho tem me deixado inibida mas com este excelente opinião vou lhe dar uma oportunidade :)

    ResponderEliminar
  2. Pega-lhe que não te vais arrepender!
    Não dá muito bem para transportar no autocarro, mas tirando isso é uma óptima companhia.
    ;)
    Fico à espera da tua opinião.

    Obrigada pela visita!

    ResponderEliminar