segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Destaques Esfera dos Livros

Da História à Culinárias, variados temas preencheram o mês de Fevereiro da Esfera dos Livros.


Jesus, O Judeu de César Vidal
Jesus de Nazaré é uma personagem adorada, venerada e admirada por milhões de pessoas. Deus para uns, mestre para outros, a realidade é que a sua figura e os seus ensinamentos são desconhecidos por muitos dos que afirmam segui-lo. Séculos de manipulação e ocultação, esconderam a verdade de que Jesus não foi um cristão nem nasceu no meio ocidental. Jesus nasceu, viveu e morreu como judeu e tanto a sua pessoa como a sua doutrina são impossíveis de compreender sem ter em conta estes factos. O historiador espanhol César Vidal, especialista em Teologia e Filosofia, traz-nos neste livro uma tentativa sólida e audaz de revelar a realidade histórica de Jesus. Baseado numa pesquisa extensa e em documentação variada, Jesus, o Judeu pretende perceber quem foi este homem, o seu contexto familiar, quem deixou de ser, o que ensinou e qual o seu verdadeiro significado na História Universal. Uma leitura indispensável para compreender o judaísmo do Segundo Templo, as origens do cristianismo, as verdadeiras raízes da cultura em que vivemos.


Guia para ficar a saber ainda menos sobre as mulheres de Isabel Stilwell
Para Isabel Stilwell não há dúvidas, os homens mais não são do que personagens de um filme cujo realizador são as mulheres, e, como actores, precisam de um guião que os conduza no mundo do amor e das relações. Com todas as indicações e conselhos para desempenhar o papel na perfeição ou, pelo menos, tentar… O objectivo último é conseguir fazer uma mulher absolutamente feliz. Tarefa difícil, mas não impossível… Este livro é o guia essencial para ficar a saber ainda menos sobre as mulheres. Um clássico escrito com humor, ironia e muita provocação.


A arte do casal de Ramiro Calle
A vida em casal é uma arte. Um equilíbrio difícil de manter entre saber cativar, cuidar do nosso/a companheiro/a, sem obsessão ou dependência, mas mantendo um vínculo de afecto saudável, e saber libertá-lo/a sem rancor e com generosidade quando os sinais de ruptura são evidentes.
Ramiro Calle, valendo-se de um estudo que fez sobre a vida dos casais e de vários testemunhos que recolheu, oferece soluções práticas para resolver as discussões matrimoniais mais frequentes e fornece-nos uma série de ferramentas e comportamentos, para conseguir manter relações mais estáveis e felizes, mas também nos apresenta propostas para tomar o caminho da separação, quando esta se revela a via mais adequada, para que o indivíduo possa continuar a crescer.


Dieta inteligente de Pilar Riobó Servan
Chega de dietas milagrosas, regimes que estão na moda ou dietas “ioiô”. Este livro, escrito pela médica Pilar Riobó Serván, especialista em Endocrinologia e Nutrição, garante-nos que podemos emagrecer de forma racional, saudável e sem grandes sacrifícios. Para isso é preciso aprender a comer.
A Dra. Pilar Riobó Serván assegura que podemos comer de tudo um pouco, basta organizar as cinco refeições diárias de acordo com as nossas necessidades calóricas reais. Está nas nossas mãos planificar sem monotonia, o que vamos comer com ajuda das tabelas de intercâmbio de alimentos aqui apresentadas e de receitas variadas e equilibradas que permitem misturar nutrientes sem sacrificar as sobremesas e uma “alegria” de vez em quando. Sem défice de vitaminas ou minerais.


Feito em casa de Joana Roque
Para Joana Roque, cozinhar, mais do que uma arte, é um prazer. Cresceu entre tachos e panelas a fumegar na cozinha da mãe e da avó que, de avental aprumado e ar atarefado, lhe foram transmitindo alguns conselhos únicos, histórias de bolos com nomes de tias, de pratos que já a bisavó fazia, de petiscos feitos a olho e outras tantas receitas de família. Joana Roque anotou tudo nos seus cadernos de receitas.
Com mais de 250 receitas e conselhos de economia doméstica, Joana Roque traz-nos receitas tradicionais, os seus pratos preferidos para comer em frente à televisão, a sua «comida de conforto» para dias em que precisamos de um mimo especial, as receitas rápidas e práticas para receber familiares e amigos em casa, os bolos para festas de anos, as bolachas para uma tarde de frio, pratos que conseguimos fazer com restos que iam ter como destino o caixote do lixo, etc.


Os pais têm sempre razão de Maria João Santos
Maria João Santos, psicóloga educacional, recebe todos os dias no seu consultório pais à procura de respostas às suas dúvidas diárias em relação à educação dos filhos. A grande questão é comum a todos eles: estaremos a ser bons pais?
A autora não tem dúvidas: sim, estão. Deixemos de lado as inseguranças, as pressões sociais e vivamos a nossa relação com os filhos de forma positiva e segura. Todos os pais têm uma enorme capacidade para assegurar aos seus filhos um percurso pessoal, relacional e escolar de sucesso. Ou não fossem eles o principal e mais privilegiado elemento de ligação afectiva, a referência mais importante na vida das crianças.
Neste livro, com exemplos para reflectirmos, esta psicóloga garante-nos que o bom desenvolvimento da criança assenta numa relação estreita de afectos entre os pais e os seus filhos, e deixa-nos alguns conselhos práticos para pormos em acção no nosso dia-a-dia:
- Construam uma comunicação positiva com os vossos filhos.
- Tentem perceber o que está por detrás de comportamentos como birras ou sentimentos de tristeza.
- Tenham disponibilidade para estar com os vossos filhos.
- Não tenham medo de impor limites e utilizar a palavra “não” e de construir o vosso próprio modelo educativo.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Vida e as Opiniões do Cão Maf e da sua Amiga Marilyn Monroe - Passatempo


Em Novembro de 1960, Frank Sinatra ofereceu um cão a Marilyn Monroe. O seu nome era Maf. Tinha instinto para as celebridades. Para a política. Para a psicanálise. Para a literatura. Para a decoração de interiores. Para fígado com uma dose adicional de biscoitos.
Nascido na casa de Vanessa Bell, trazido para os Estados Unidos pela mãe de Natalie Wood, dado como presente de Natal a Marilyn no Inverno que se seguiu à sua separação de Arthur Miller, Maf oferece nos um vislumbre do mundo da maior estrela de Hollywood. Já para não falar de uma espreitadela hilariante para o cérebro de um herói canino opinativo, que leu muito, que é politicamente transviado e complexo.
Maf esteve com Marilyn durante os dois últimos anos da sua vida, primeiro em Nova Iorque, onde ela se relacionava com todas as pessoas que fossem alguém – o vendedor de arte Leo Castelli, Lee Strasberg e o pessoal de Actor’s Sudio, emigrantes de Upper West Side – e depois de regresso a Los Angeles. Levou-o a conhecer o presidente Kennedy e aos restaurantes de Hollywood, a lojas e entrevistas. Ao México, para o seu divórcio. Com estilo, brilhantismo, e panache, Andrew O’Hagan desenhou um retrato original da mulher por detrás do ícone, e do cão por detrás da mulher.


Tenho hoje o prazer de oferecer dois exemplares do livro A Vida e as Opiniões do Cão Maf e da sua Amiga Marilyn Monroe aos meus leitores.
Trata-se do primeiro passatempo que lanço com o apoio da Bertrand Editora e o desafio de hoje envolverá criatividade.
Quero que sugiram outra personalidade de quem quisessem ler as memórias e opiniões dadas pelo seu cão. E me digam o porquê desse cão ser particularmente interessante.
Têm até ao dia 13 de Março para participarem.



Regras do passatempo

1) Preencher todos os dados solicitados correctamente.
2) Apenas participantes com moradas de Portugal.
3) Apenas uma participação por cada nome, email e morada.
4) O não cumprimento da regra 3) poderá levar a exclusão em passatempos futuros.

As Fobias – Vencedores do passatempo


E os vencedores são...

Armando Barata Dias

Jorge Fortunato Pires

Ricardo Magalhães Costa

Elisa Melo Graça

Parabéns e fiquem atentos à caixa de correio pois o livro seguirá amanhã.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

No Seu Mundo (Jodi Picoult)

Um livro com uma profundidade e uma visão abrangente que me surpreendeu muito e pela positiva. Eu não esperava uma história tão absorvente, intensa e envolvente que nos deixa ver de forma clara e sem artifícios o mundo de uma pessoa com o Síndrome de Asperger.
Jacob é um adolescente de grande inteligência e organizado mas que, tendo Síndrome de Asperger, tem grandes dificuldades a nível da interacção social.
Para isso tem aulas com Jess, uma jovem universitária, para aprender algumas competências sociais. No entanto, quando Jess aparece morta, os típicos sintomas do Síndrome de Asperger que são visíveis em Jacob, como por exemplo não olhar nos olhos, é encarado como sinal de culpa pela polícia na morte da jovem.
A história é-nos transmitida por vários personagens que nos dão diferentes pontos de vista desde de Jacob à sua mãe, desde o seu irmão mais novo ao advogado e passando pelo próprio detective responsável pelo caso.
É bastante intrigante toda a situação de mistério que rodeia a morte de Jess o que prende ao leitor de forma compulsiva ao longo de todo o livro apesar a história ser bastante extensa, a autora deixa sempre o leitor na duvida até ao final e adorei a reviravolta final do livro.
No entanto, para mim o livro vale mais pela sua perspectiva humana que nos faz entender como é difícil ser diferente e ter de viver no dia-a-dia com Síndrome de Asperger, não só devido às dificuldades inerentes à própria doença, mas também devido à forma preconceituosa ou ignorante como as pessoas em geral tratam estes casos. O livro ilustra também de forma admirável as dificuldades com que os familiares do Síndrome de Asperger têm de enfrentar no dia-a-dia que nos é dada forma brilhante pela perspectiva da mãe e do irmão de Jacob.
Um livro que contem uma lição muito importante para todas as pessoas que tenham o prazer de o ler.





Autor: Jodi Picoult


Editora: Civilização Editora


Páginas: 624


Género: Romance

Destaque Gestão Plus

Um dos próximos lançamentos da editora Gestão Plus tira proveito das palavras de alguns administradores para dar a saber como abordar a vida numa empresa. De maneira simples, mas não simplista.


«Os contos servem para adormecer as crianças e para despertar os adultos.» - Hans Christian Andersen

O storytelling como ferramenta empresarial não é nenhuma novidade; já em contextos tão prestigiados como as aulas dos MBA da Universidade de Harvard se estuda os efeitos da narrativa na optimização do desempenho, pois verifica-se que produz um efeito muito positivo a nível da motivação, comunicação, eficácia e sentido de segurança dos colaboradores. Como diz o autor, «às vezes o que não se consegue com uma longa explicação, consegue-se com um conto bem contado».

Este livro apresenta cerca de 50 contos – entre fábulas, fait-divers históricos e anedotas – usados em algumas das melhores escolas de negócios do mundo e que têm muito a ensinar à empresa dos nossos dias. Cada conto é acompanhado de uma análise das lições que tem para oferecer e de uma conclusão – curta, incisiva e prática!

«Era uma vez um corvo que estava pousado num ramo de uma árvore sem fazer nada durante todo o dia. Um coelhinho viu-o e perguntou-lhe:
– Posso sentar-me aqui contigo, sem fazer nada durante todo o dia?
O corvo respondeu-lhe:
– Claro, porque não?
E então, o coelhinho sentou-se no chão, debaixo da árvore e descansou. De repente, apareceu uma raposa que se atirou ao coelho… e o comeu!
Esta história, aparentemente infantil, contém uma lição importante para sobreviver numa empresa: para passar o dia sentado, sem fazer absolutamente nada… é preciso estar sentado muito alto! E, para isso, é preciso saber escalar e sobreviver na fauna empresarial. Mas como? Como alcançar o sucesso e evitar o fracasso? Como sentir-se seguro numa empresa? Como ser valorizado? Como motivar, como sentir-se motivado? Como convencer os outros de que se é merecedor? Através das fábulas, podemos dar resposta a estas e a outras perguntas. Porque, desde sempre, as fábulas têm sido um valioso instrumento para transmitir conceitos importantes a uma equipa de trabalho, e também aproximam ou afastam do sucesso.
(…) Use-as. Explique-as. Transmita-as. Porque, por vezes, uma história bem contada consegue aquilo que uma demorada explicação não consegue.»

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Rainha Vermelha - Vencedor do passatempo


Peço desculpa pela demora na publicação deste vencedor, mas estive mesmo até à última na dúvida.
Havia, pelo menos, quatro frases que mereciam ganhar e que ficaram até ao fim no pote de escolha.
Foi com muitos avanços e recuos que cheguei à frase vencedora, que até chegou a estar excluída...
Realmente, com sorteio é tudo bem mais simples!

Aqui fica, sem mais demoras, o vencedor...

Eduardo Francisco Antunes

Destaque Estampa

Na colecção dedicada à Iniciação às Ciências Ocultas, a Editorial Estampa debruça-se agora sobre a Numerologia.


Neste livro, Aparecida Liberato e Beto Junqueyra mostram como a Numerologia pode auxiliá-lo a decifrar os segredos que existem em cada relacionamento, seja profissional, afectivo ou de amizade. Repleto de análises numerológicas que irão ajudá-lo. Ao tornar-se mais consciente de que os Números são elementos que interferem na realidade, poderá melhorar a sua qualidade de vida e alcançar a realização pessoal.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Destaque Porto Editora

A Porto Editora lança hoje o segundo volume da sua colecção Grandes Autores.
Depois de Na Sombra do Pai (Richard Russo), é a vez de Demasiados Heróis de Laura Restrepo.

Lorenza e Mateo chegam a Buenos Aires em busca de Ramón, o antigo amante de Lorenza e pai de Mateo, por quem ela se apaixonou durante a «guerra suja» argentina, quando os dois eram fervorosos militantes que se opunham à ditadura de Videla. Agora, mãe e filho, embora se encontrem encurralados no mesmo quarto de hotel, estão muito distantes quanto à forma exacta de achar o pai.
Lorenza, que chegou à idade adulta no meio do torvelinho político dos anos sessenta, reflecte sobre as suas antigas convicções ideológicas e emocionais; o filho, um miúdo dos anos noventa que não se interessa de todo pela política nem pela ideologia, procura um pai real, de carne e osso.
Laura Restrepo, um dos maiores nomes da literatura latino-americana, oferece-nos, em Demasiados Heróis, um romance exemplar sobre o conflito de gerações.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Destaques Contraponto

Além do segundo volume de Conspiração 365, as outras novidades Contraponto de Fevereiro.


Eu Mato de Giorgio Faletti

«− Falas como um homem que está fechado numa prisão.
− Todos estamos fechados numa prisão. A minha, construí-a sozinho, mas não é por isso que é mais fácil sair dela.
− Lamento por ti. Creio intuir que não amas as pessoas.
− Tu ama-las?
− Nem sempre. Às vezes procuro compreendê-las… Quando não consigo procuro, pelo menos, não as julgar.
− Também nisso somos iguais. A única coisa que nos faz diferentes é que tu, quando acabas de falar com elas, tens a possibilidade de te sentir cansado. Poder ir para casa e apagar da tua mente cada uma das suas doenças. Eu não. Eu de noite não consigo dormir, porque o meu mal nunca repousa.
− E então o que fazes tu à noite para tratar o teu mal?
− Eu mato…»

Um locutor da Rádio Monte Carlo recebe, durante a sua transmissão nocturna, um telefonema intrigante. Um desconhecido, com a voz modificada artificialmente, revela ser um assassino. O facto é arquivado como uma brincadeira de mau gosto. No dia seguinte, um piloto de Fórmula 1 e a sua companheira são encontrados mortos e horrendamente mutilados no seu barco.
Começa assim uma série de assassinatos. Cada um deles precedido por um telefonema para a Rádio Monte Carlo com um indício "musical" sobre a vítima que se segue, e acompanhado por uma inscrição a sangue que é, ao mesmo tempo, uma assinatura e uma provocação: Eu mato...
Para Frank Ottobre, agente do FBI de licença temporária, e Nicolas Hulot, comissário da Sûreté Publique, começa a caça a um fantasma.



A Chave da Coragem de Nora Roberts

Três mulheres. Três chaves. Cada uma das mulheres tem vinte e oito dias para descobrir o seu caminho através de uma perigosa busca que poderá levá-la ao encontro dos seus sonhos... ou destruir para sempre a sua vida.
Ter de superar as adversidades da vida e criar o filho sozinha tornou Zoe McCourt uma mulher forte e ousada. Mas será que tem a coragem necessária para enfrentar um adversário determinado a fazer tudo para a impedir de cumprir a sua missão?
Malory e Dana recuperaram duas chaves; resta agora encontrar a última chave que permitirá libertar três almas capturadas por um deus maléfico. Apesar de Zoe dispensar qualquer ajuda, aparece alguém disposto a dar-lhe uma mãozinha.
O que acontece quando os deuses dependem da ajuda dos mortais? Neste último volume da entusiasmante TRILOGIA DAS CHAVES, Zoe, com o seu espírito destemido, concluirá a busca na qual terá de descobrir a Chave da Coragem.

Os Mágicos (Lev Grossman)

Quentin é um aluno inteligente e brilhante mas a rotina do dia a dia aborrece-o. Então, através dos livros que lê, perde-se num mundo de fantasia chamado Fillory. Até que lhe surge a oportunidade entrar num estranho colégio e descobre que a magia é real.
Aparentemente a premissa do livro faz lembrar Harry Potter e na verdade alguma da mitologia deste livro assemelha-se bastante aos livros da saga Harry Potter, como a escola de magia invisível, por exemplo. No entanto, relativamente ao resto, pouco se assemelha a Harry Potter sendo os livros destinados a um púbico bem mais adulto do que saga de Harry Potter que parecem inocentes ao lado deste livro.
A escrita do autor não tem qualquer tipo de censura. É brutal, nua, eu diria mesmo grosseira, o que é raro de encontrar num livro do tipo fantástico. O livro descreve cenas vívidas e detalhadas de sexo e bebedeiras.
Não quero com isto dizer que isso afecte a qualidade do livro. Pelo contrário dá-lhe originalidade e distingui-o dos outros livros do género. No entanto torna o livro pouco próprio para um público mais jovem que é tão atraído para este tipo de livros.
Gostei também bastante do facto de Fillory ganhar vida apesar de ainda ser de uma forma pouco vaga e aparentemente inspirada no mundo de Nárnia, mas penso que isto deverá ser corrigido nos livros seguintes. Parece-me que autor, neste livro, se limita a usar Fillory como uma espécie de aperitivo para o que se poderá encontrar nos futuros livros.
Gostei bastante do desenvolvimento da personagem de Quentin que inicialmente se deixa seduzir por uma vida superficial e de excessos mas que depois entende que não é isso que o torna mais feliz.
Gostei bastante e estou curiosa para ler os próximos livros.





Autor: Lev Grossman


Editora: Editora Planeta


Páginas: 376


Género: Fantasia

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Meu Nome é Victória - Passatempo


Tenho hoje o prazer de oferecer exemplares do relato forte que é O Meu Nome é Victória.
Com o apoio da Bizâncio vou premiar mais três leitores do blog, bastando para isso que respondam a duas perguntas sobre o livro e cuja resposta está acessível entre os destaques publicados aqui.
Têm até ao final do dia 28 deste mês para participar! Boa sorte!



Regras do passatempo

1) Preencher todos os dados solicitados correctamente.
2) Apenas participantes com moradas de Portugal.
3) Apenas uma participação por cada nome, email e morada.
4) O não cumprimento da regra 3) poderá levar a exclusão em passatempos futuros.
5) Os participantes que sejam seguidores do blog terão uma chance extra no sorteio dos livros. As pessoas que não forem seguidoras terão a chance correspondente à inscrição.

Destaques Presença

Fiquem com os títulos que concluem as novidades da segunda quinzena de Fevereiro.

Quando María Margarita ganha aos quatro irmãos um concurso inventado pelo pai, inválido devido a um acidente, que consistia em saber quem contava melhor um filme depois de o ter visto, o que começa por ser um ritual familiar rapidamente acaba por se tornar um acontecimento em toda a povoação, à medida que os relatos da contadora de filmes ganham fama e um público cada vez maior os aguarda, impaciente. Através da história desta «fazedora de ilusões», Hernán Rivera Letelier capta a vida no deserto chileno nos tempos áureos do cinema, criando um romance encantador na sua simplicidade e contundência.


O Complexo do Alemão, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, ganhou notoriedade ao longo dos últimos anos por se ter tornado uma das zonas mais violentas da cidade, dominada pelo tráfico de droga, pelo crime organizado, pelas armas e pelos confrontos com as forças policiais. Entre 2004 e 2007, Mário e Pedro Patrocínio conseguiram o impensável e frequentaram as favelas do Complexo do Alemão, filmando um documentário que foi galardoado nos EUA com o Prémio Artivist, na categoria dos Direitos Humanos, e que tem sido recebido com aplausos no Brasil e em Portugal, onde estreou nas salas de cinema no início de 2011. Este livro baseia-se nas experiências vividas pelos dois autores e constitui um testemunho impressionante não só da realidade do tráfico, mas também do quotidiano dos cidadãos comuns nas favelas.


Este volume inicia a publicação das Obras Completas de Sebastião da Gama, uma colecção que nos traz pela primeira vez na sua íntegra a produção literária do autor. Os volumes que reproduzem a obra já publicada mantêm os prefácios que nela têm constado, os títulos publicados por Sebastião da Gama surgem aqui integrados de acordo com a edição original que o próprio poeta preparou e a edição dos textos inéditos foi sempre sujeita ao confronto com o texto original. Inicia-se esta colecção com o Diário, também ele publicado pela primeira vez em versão completa e em edição anotada. Registo quotidiano das suas experiências enquanto estagiário do Ensino Técnico, revela-nos as duas faces de uma mesma fisionomia espiritual - professor e poeta - e como se integravam na realidade concreta de uma alma singular que punha em tudo a alegria da dádiva pura. É também o testemunho dos seus sinceros propósitos enquanto professor, amplamente efectivados na sua breve actividade docente.


Quando lhe é confiada uma importante missão na terra, o anjo Gabriel vê-se no corpo de um atraente jovem de quinze anos que tem pela frente a árdua tarefa de trazer de volta ao bom caminho Lisa Albuquerque, uma jovem rica da alta sociedade portuense, que está prestes a cair nas mãos do Senhor das Trevas. Conseguirá Gabriel salvar a alma de Lisa? E, se o conseguir, será capaz de se afastar dela, agora que está perdidamente apaixonado? Um romance divertido e misterioso, onde o mundo dos anjos e o das novas tecnologias se harmonizam na perfeição para criar uma atmosfera de grande originalidade.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Destaques Saída de Emergência

Foram muitas e interessantes as novidades que a Saída de Emergência nos deixou neste mês de Fevereiro.




Barcelona, finais do séc. XIX. Um dos maiores génios artísticos de todos os tempos é revelado ao mundo: Picasso. Desde criança que o seu talento irrequieto é avassalador. Picasso é um jovem rebelde que cedo vê os seus estudos académicos serem prejudicados pela sua irreverência. Depois de se apaixonar loucamente por uma mulher, ela abandona-o sem deixar rasto. Ela era a sua musa, a sua inspiração, a primeira mulher que amou verdadeiramente na vida. De coração partido, Picasso começa a procurar consolo na vida boémia e nos bordéis da rua Avignon. Mas tudo se complica quando alguém parece seguir os seus passos, deixando entre as prostitutas um rasto de mortes violentas que apontam Picasso como o principal suspeito. Uma por uma, as estranhas mortes vão-se tornando cada vez mais violentas e assemelham-se em tudo às que 10 anos antes assombraram as ruas de Londres.


Clara Gardner descobriu há pouco tempo que é uma sangue-de-anjo. Ter sangue de anjo a correr-lhe nas veias, faz com que fique mais inteligente, mais forte e mais rápida do que os humanos. Significa também, que tem um propósito. Uma razão para ter sido colocada na terra. No entanto, descobri-lo, não é fácil.
As suas visões de um enorme incêndio florestal e de um rapaz atraente que ela não reconhece, levam-na para uma nova escola, numa nova cidade. Quando conhece Christian, o rapaz dos seus sonhos (literalmente), tudo parece encaixar no lugar - e, ao mesmo tempo, fora do lugar. Afinal, existe Tucker, outro rapaz que apela ao lado menos angélico de Clara.
Ela deseja apenas encontrar o seu caminho num mundo que já não compreende. Mas encontra perigos invisíveis e escolhas que nunca pensou ter de fazer - entre a honestidade e o engano, o amor e o dever, o bem e o mal. Quando o incêndio da sua visão finalmente acontecer, estará Clara preparada para enfrentar o seu destino?


Num mundo igual ao nosso mas onde os vampyros não só existem como são tolerados, A Casa da Noite é uma escola de referência. Um local cheio de perigos e segredos onde os jovens marcados têm dois destinos: ou se transformam em vampyros ou morrem destroçados. Zoey Redbird é uma das melhores alunas e foi escolhida pela deusa Nyx para um grande destino. Mas como se não bastassem todas as invejas de que é alvo, agora enfrnta desafios cada vez mais difíceis: para além de ter de lidar com três rapazes que disputam os seus afectos, (sendo um deles um Guerreiro destinado a proteger Zoey e a sentir as suas emoções), também terá de enfrentar as forças negras que despertam nos túneis sob Tulsa. Estranhas visões avisam Zoey de que deverá resistir aos encantos de Kalona, e também mostram que apenas ela terá o poder de travar esse imortal maléfico. Cedo se torna claro que Zoey não tem escolha: se não se render a Kalona ele vingar-se-á sobre os seus amigos mais próximos e a família. Terá Zoey Redbird a coragem para arriscar perder a sua vida, o seu coração e a sua alma?


John Rain só quer desaparecer para sempre. Mas um antigo némesis no FBI japonês quer que ele lhe faça um último favor: eliminar um assassino que mata sem remorsos e usa métodos semelhantes aos de Rain. Há demasiadas coisas em jogo - inclusive a vida dos poucos amigos que Rain tem e, especialmente, a vida de uma paixão do seu passado. Protegê-los implica mergulhar no meio de uma guerra entre
a CIA e a máfia japonesa, na qual as diferenças entre amigos e inimigos, a verdade ou a mentira, são tão obscuras como as ruas regadas pelas chuvas nocturnas de Tóquio. Será que Rain tem a frieza necessária para derrotar um inimigo que parece pensar como ele?





Alguém deseja assassinar as filhas do rei...

Bem para norte da escaldante terra desértica de Telfar jaz o gélido reino de Sorvinka. O Príncipe Amir viaja para lá, com o objectivo de pedir ao rei a mão da bela Princesa Eva em casamento.
Mas Sorvinka tornou-se perigosa durante a ausência da Princesa Eva e, à sua chegada, o acolhimento na fortaleza da família real é tão amargamente frio como a própria terra.
Acostumado à prisão dourada em que foi criado, o Príncipe Amir tem de lidar com os estranhos e cruéis costumes dos Sorvinkianos. Tem de enfrentar as agruras da vida no castelo e a brutal hierarquia da nobreza sorvinkiana. Para sobreviver tem de descobrir a verdade por trás do rapto da filha mais nova do rei, a Princesa Aurora.
Os desafios sucedem-se, a par dos mais macabros acontecimentos, e a magia paira no ar…
Mas o que pode fazer um estranho em terra estrangeira?


Após renegar a sua própria família e partir para longe de Menzoberranzan, a sua pátria, Drizzt tem que aprender a sobreviver e conquistar um novo lar no imenso labirinto dos túneis subterrâneos onde se ocultam criaturas das trevas. Mas o verdadeiro perigo parte da sua própria raça e Drizzt terá que estar atento a sinais de perseguição, pois os elfos negros não são um povo misericordioso…
Venha descobrir Drizzt, o elfo negro, uma das personagens mais lendárias da fantasia. E acompanhe-o na épica e intrépida jornada para longe de um mundo onde não tem lugar… em busca de outro, na superfície, onde talvez nunca o aceitem.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Destaque Camões & Companhia

Lançado no passado dia 11 de Fevereiro, um livro de Benito Pérez-Galdós, um dos mais importantes autores do Realismo espanhol, que deixou mais de cem obras escritas mas ainda era um quase desconhecido em Portugal.

Fazendo uso de uma fina ironia, Galdós retrata a sociedade de Madrid dos tempos da rainha Isabel II, do minada por homens, expondo os vícios e costumes de uma época onde as mulheres eram seduzidas pela moda e sucumbiam à obsessão pela aparência. Ao estilo das grandes tragicomédias do século XIX, Rosalía de Bringas personifica a condição de mulher oprimida num meio patriarcal, evocando as obras de mestres do realismo como Gustave Flaubert, Eça de Queirós ou Émile Zola. Considerado pela crítica como uma das melhores obras de Benito Pérez Gal dós, o leitor está perante um romance sobre a ambição e o poder numa sociedade baseada nas falsas aparências.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Destaque Chá das Cinco

Uma única novidade Chá das Cinco neste mês de Fevereiro, mas de uma autora de sucesso que não precisa de acompanhamentos ou apresentações.

Phoebe MacNamara é uma das melhores negociadoras de reféns da cidade, e a sua última missão consiste em impedir um suicida de saltar do topo de um edifício pertencente a Duncan Smith. Impressionado pela coragem e frieza da jovem, Duncan sente-se intrigado por Phoebe e tenta desarmá-la com o seu charme, convidando-a para uma bebida. Como mãe solteira e mulher a tentar construir uma carreira num mundo dominado por homens, Phoebe não tem tempo na sua vida para romance, mas nem todas as suas habilidades como negociadora conseguem convencer Duncan a desistir dela. E quando Phoebe se torna alvo de um assassino psicopata desejoso de destruir a sua vida profissional e pessoal, Duncan poderá ser o homem que Phoebe quer a seu lado.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Destaque Guerra & Paz

Em tempos de crise, nada melhor do que encontrar um livro que enfrenta sem medos as falácias instituídas. É esse livro que a Guerra & Paz agora lança.


O LIVRO QUE REVELA AS FALHAS DO SISTEMA
CAPITALISTA E OS CULPADOS DA CRISE

Enquanto o Mundo inteiro parece sucumbir à crise e ajoelhar-se em frente ao altar da Economia e dos seus gurus. A Economia parece ter metido o Mundo no bolso. Mas há quem resista. O jornalista espanhol Antonio Baños Boncompain, afirma, sem medos, que A Economia Não Existe.
Uma crítica ácida, mas com um enorme sentido de humor, pretende desmascarar esta «religião» que seguimos sem questionar. Em A Economia Não Existe o autor desmistifica números e modelos económicos e dá-nos a conhecer os verdadeiros responsáveis pelo fiasco do sistema capitalista.
Com humor, do mais negro, António Baños Boncompain faz uma leitura transversal dos clássicos e neoclássicos, dos progressistas e reaccionários e mostra que a economia não passa de um sistema de crenças disfarçado de ciência.
Um livro corajoso e destrutivo sobre a econocracia que, apesar de não oferecer soluções, promete dar explicações sem recorrer a conceitos complicados.

Tratado de Vampirologia do Dr. Abraham Van Helsing (Édouard Brasey)


Um livro com uma capa e forma muito atraente que condiz perfeitamente com o aspecto que devia ter um diário escrito pelo famoso Dr. Van Helsing.
O autor Édouard Brasey, especialista em mitos, escreveu um livro sobre vampiros deveras interessante que aborda as várias perspectivas pelas quais os vampiros foram vistos ao longo do tempo, desde serem apontados como responsáveis por várias epidemias até às várias formas do mito mais tradicional do vampiro condizente com o famoso Conde Drácula.
Nota-se que o autor tem enorme conhecimento e fez uma pesquisa intensa sobre a mitologia vampírica para conseguir reunir tanta informação sobre o tema e consegue transmiti-la ao leitor de forma extremamente lúdica e divertida como se estivesse a tentar transformar o leitor num grande caça vampiros, dando-lhe todas as dicas sobre conseguir encontrar e mesmo derrotar esses seres tão perigosos e aparentemente imortais.
Uma perspectiva muito diferente da actual em que os vampiros são vistos como seres românticos e misteriosos , dando-nos antes a perspectiva de como estes seres eram vistos no século XIX e inicio do século XX.
Um livro de leitura fácil e rápida que dá aos curiosos sobre o tema uma perspectiva mais abrangente sobres os vampiros e a evolução do seu mito ao longo das décadas.





Autor: Édouard Brasey


Editora: Publicações Europa-América


Páginas: 328


Género: Fantasia/Pesquisa

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Rainhas Medievais de Portugal - Passatempo


Tenho o prazer de lançar hoje um passatempo do livro Rainhas Medievais de Portugal em conjunto com a Esfera dos Livros.
Estou perto de concluir a sua leitura e tenho ficado muito agradada com a qualidade da pesquisa e, sobretudo, com a abordagem renovada às personagens femininas da nossa história.
Tenho dois exemplares do livro para sortear entre quem responder correctamente a duas perguntas.
Poderão encontrar as respostas facilmente entre os Destaques que dediquei à editora, bastando uma pesquisa rápida pelo título deste livro que hoje ofereço.
As participações estarão abertas até ao próximo dia 23. Boa sorte!



Regras do passatempo

1) Preencher todos os dados solicitados correctamente.
2) Apenas participantes com moradas de Portugal.
3) Apenas uma participação por cada nome, email e morada.
4) O não cumprimento da regra 3) poderá levar a exclusão em passatempos futuros.
5) Os participantes que sejam seguidores do blog terão uma chance extra no sorteio dos livros. As pessoas que não forem seguidoras terão a chance correspondente à inscrição.

Destaque Presença

Certamente uma das mais longas sagas de Fantasia escritas em Portugal e, igualmente, uma das de maior sucesso.
Tanto assim é que a Presença lançou duas edições deste sétimo volume. A normal e uma edição de luxo que traz, não só o livro em capa dura, mas igualmente uma banda sonora original e um livrete com um olhar aos bastidores da criação desta história.


Tomados pelo desânimo, os companheiros desta aventura enfrentam agora o seu maior desafio e o Oblívio ameaça a própria existência, da mesma forma que parece ser a sua única salvação. Na mais negra hora de Allaryia, a Sombra ergue-se triunfante, mas nem tudo o que parece é, e ainda falta a´O Flagelo jogar a sua última cartada... Por fim, o tão aguardado sétimo e último volume das Crónicas de Allaryia, o final da épica saga que cativou milhares de leitores e que assinala um marco no fantástico português.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Destaque Porto Editora

No próximo dia 22 de Fevereiro a Porto Editora lança um policial que tem o Porto como cenário e que apresenta o detective Mário França como protagonista e, espera-se, nova figura deste género de literatura escrita em português.


A ameaça de um grande atentado contra o Papa desencadeia uma intrincada investigação. Mas, no meio eclesiástico, as mortes não explicadas sucedem-se, adensando um clima de suspeita e medo.
Entretanto, o porta-aviões Varyag, transformado em casino flutuante, é palco para o assassínio de Lady Godiva, uma bela e afamada cantora.
Muitos anos antes, no fim da Segunda Guerra Mundial, o submarino U-1277 foi afundado junto ao Porto pelo seu comandante; a tripulação desembarcou em botes na praia de Angeiras e desapareceu. Ninguém sabe o que aconteceu a Helmuth Draier, nem qual a secreta missão de que vinha incumbido.

Em Dai-lhes, Senhor, o Eterno Repouso a narrativa move-se agilmente entre o passado e o presente, e, pelo caminho, o leitor encontra uma abordagem a grandes temas da actualidade, desde a pedofilia e a Igreja Católica, à volatilidade e desigualdade do mundo, onde grassa a miséria e habita a riqueza mais obscena.

Desvendar quem matou, como o fez e porquê é um dos desafios para o detective Mário França. O outro é mergulhar no passado e resolver um enigma. Do seu escritório no Muro dos Bacalhoeiros, no Porto, será ao som do Requiem, de Mozart, que ele conduzirá a investigação até ao sucesso final.

Bombaim, A um Mundo de Distância - Vencedor do passatempo


Foram 271 os participantes mas apenas um poderia ganhar, infelizmente. Mas espero que todos acabem por ter o privilégio de ler este livro!
Sem mais demoras, os meus sinceros parabéns a

Rita Mafalda da Silva

A editora já tem os teus dados, deves receber o livro em breve!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A Magia do Amor (Barbara Bretton)

Este livro é a sequela do livro Feitiços de Amor, no entanto na minha opinião (apesar de eu já ter gostado do primeiro livro) este livro consegue ser muito mais divertido, emocionante e envolvente que o primeiro livro.
Descobrimos muito do passado das personagens principais, Choe e Luke, o que contribui bastante para o maior interesse do leitor na história.
Surge também uma terceira personagem fulcral à história, Karen, a ex-de mulher de Luke que vem à sua procura após receber mensagens misteriosas no telemóvel da filha que morreu há dois anos, quando tinha apenas 6 anos. Esta personagem vem dar nova vida à trama do livro e uma nova profundidade à história. Gostei muito da personagem de Karen, uma mãe amorosa e extremosa e ao mesmo tempo uma lutadora.
Este segundo livro dá-nos a conhecer também melhor Sugar Mapple e os seus estranhos, misteriosos e mágicos habitantes, a sua forma de pensar e as suas motivações. É-nos também revelada uma parte da história da vila e da luta secular entre as feiticeiras e as fadas.
A escrita da autora consegue também ser neste livro mais límpida, divertida e despretensiosa. O livro que se lê de forma viciante e voraz. Estou muito curiosa para ler o próximo livro com a história de Sugar Mapple.




Autor: Barbara Bretton


Editora: Quinta Essência


Páginas: 292


Género: Romance/Fantasia

Destaque Contraponto

Ao ritmo de um livro por mês, a série Conspiração 365 promete ser uma experiência diferente para os leitores. Algo a fazer lembrar a regularidade de uma série de BD e com os efeitos temporais como da série "24".
Com Fevereiro já a meio, já podem contar com o segundo volume da colecção nas livrarias.




Callum Ormond foi avisado.

Ele tem 365 dias.

A contagem decrescente começou...


Na véspera de Ano Novo, Cal é seguido por um estranho homem que lhe deixa um alerta: “Mataram o teu pai. Vão matar-te. Tens de sobreviver nos próximos 365 dias!”

Forçado a uma vida em fuga e com a cabeça a prémio, o fugitivo de 15 anos vê-se sozinho, sem ter quem o ajude. Perseguido pela Lei e por criminosos impiedosos, Cal tem de descobrir a verdade sobre a misteriosa morte do seu pai e um segredo capaz de mudar o rumo da História. A quem pode ele recorrer? Em quem pode ele confiar quando parece que o mundo inteiro o quer ver morto?

O relógio não pára... Cada segundo pode ser o último...

Uma aventura de cortar a respiração!




A pacata vida de Cal acabou assim que a mortífera contagem decrescente começou. Entretanto, foi atacado por tubarões, acusado de um violento ataque à sua família, raptado por dois gangues e quase que o afogaram num depósito de óleo...
Ele é um fugitivo procurado que fará tudo para sobreviver. Mas estará Cal desesperado o suficiente para se aproximar de um traidor envolvido com assassinos? Ou para se arriscar a voltar ao cenário da tentativa do seu homicídio? Deverá ele encontrar-se com um misterioso informador, podendo tratar-se de uma armadilha?

O relógio não pára... Cada segundo pode ser o último...

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Escritos Íntimos - Vencedores do passatempo


Tenho o prazer de anunciar mais quatro vencedores:

Ricardo Gonçalves

Sofia Ganhão

Jorge Pinto Ribeiro

Adelaide Sofia

No início da próxima semana seguem os vossos livros! Obrigado a todos!

Destaque Arteplural


Chega a 4 de Março uma personagem que promete conquistar muitos leitores e, quem sabe se não mesmo atrair alguns dos muitos saudosos de novas tiras de Calvin & Hobbes.


Nate sabe que está destinado a grandes coisas… Coisas REALMENTE grandes.


Mas a vida nem sempre segue um caminho grandioso só porque se é genial.


E os problemas acabam por encontrá-lo, mesmo que Nate esteja sempre na boa. Ele sabe que é o melhor – foi um bolinho da sorte que lhe disse!


Para os fãs da hilariante série Diário de Um Banana, chega Big Nate, o recordista do mundo em travessuras, e que não é DE TODO o menino dos professores.


Deixo aqui um exemplo desta BD que não precisa de tradução pois é um segmento sem palavras.


A Insaciável (Meg Cabot)

Meg Cabot é mundialmente conhecida pelos livros infanto-juvenis da colecção O Diário de uma Princesa que, inclusivamente, deram origem a dois filmes. No entanto, este livro traz-nos uma história e estilo muito diferentes do que estamos habituados a esperar desta autora.
Este livro traz-nos uma adaptação moderna e sensual do Drácula. Meena consegue ser uma personagem muito mais cativante que Mirna era no original Drácula, uma mulher apagada e frágil. Já Meena é uma rapariga inteligente e muito especial que tem um dom de prever o futuro e a morte das pessoas que a rodeiam.
Ela é uma argumentista de telenovela e fica bastante aborrecida quando os patrões a mandam escrever uma novela sobre vampiros, seres de que ela está farta de ouvir falar e que nem sequer acredita que existem. Até que conhece Lucien um príncipe misterioso e a primeira pessoa de quem ela não consegue prever o futuro. Então a própria Meena, tão farta de vampiros, acaba por cair nas suas teias de sedução.
O livro envereda muitas vezes por um estilo satírico e divertido em que a autora brinca e critica todo a febre de vampiros que surgiu nos últimos anos e que arranca ao leitor umas boas gargalhadas.
E por outro lado traz-nos uma história muito original, inspirando-se mais nos vampiros clássicos que nas suas versões modernas.
Vampiros esses que, como os humanos, podem ser bons ou maus, mas sempre mais requintados e misteriosos.
Adorei a história muito rica mas que, ao mesmo tempo, proporciona uma leitura leve e plena de entretenimento.
Um livro com uma capa linda e uma história irresistível que qualquer leitor de fantasia que se preze não pode perder.




Autor: Meg Cabot


Editora: Bertrand Editora


Páginas: 520


Género: Fantasia

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Destaque Porto Editora

Depois de O Projecto Janus e Uma Questão de Inocência, a Porto Editora vai lançar o terceiro volume da sua colecção policial, Alta Tensão.
Trata-se de A Terceira Virgem, um dos romances mais elogiados de Fred Vargas, autora com vasta obra dentro do género.



O fantasma de uma freira do século XVIII que degolava as suas vítimas, sepulturas e cadáveres de virgens profanados, sombras misteriosas e sinistras em cemitérios obscuros da Normandia profunda, livros medievais com poções mágicas que asseguram a vida eterna, o furto de relíquias, um rival do passado longínquo que fala em verso e… dois traficantes de droga assassinados às portas de Paris.
Um puzzle complicado que deixaria louco qualquer um que não fosse o comissário Adamsberg. À medida que as mortes se sucedem, o comissário e a sua peculiar equipa lutam contra o tempo para encontrar os culpados.