sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Destaques Bertrand

Aqui fica a lista dos títulos que a Bertrand lançou (ou ainda vai lançar) durante o mês de Setembro.

iiiiiii

A Sombra do Teu Sorriso (Mary Higgins Clark)
Levará ela o seu segredo para o túmulo? Aos oitenta e dois anos e com uma saúde frágil, Olivia sabe que não lhe resta muito tempo. É a última da sua descendência e enfrenta uma escolha colossal: expor um segredo de família há muito escondido ou levá-lo consegue para o túmulo.

Em sua posse encontram-se cartas que provam que, aos dezassete anos, a sua prima e freira Catherine, agora morta e em vias de ser beatificada, deu à luz um rapaz, que entregou para adoção. Hoje, duas gerações mais tarde, Monica Farrell, uma pediatra de trinta e um anos, neta de Catherine, é a herdeira legítima do que resta da fortuna familiar, mas não o sabe.

Poderá Olivia trair o segredo da prima morta para que se faça justiça? Além da sua consciência, tem mais um forte obstáculo: alguns dos familiares que usufruem da fortuna tudo farão para a silenciar…

A Rainha das Duas Sicílias (Nancy Goldstone)
A biografia de Joana I, figura histórica muitas vezes negligenciada, que lutou para governar em nome próprio. Em 1348, aos vinte e dois anos, Joana I, rainha de Nápoles, foi apresentada em julgamento ao Papa, acusada do homicídio do primo e marido, o príncipe húngaro André.

Defendeu-se em latim e foi absolvida transformando-se então na única mulher monarca do seu tempo a governar em nome próprio. Presidiu durante mais de trinta anos a uma das cortes europeias mais prestigiadas e influentes, até ser ela própria assassinada. Pela primeira vez, Nancy Goldstone conta a história de uma das mais corajosas e influentes mulheres da história, pintando um retrato cativante da realeza medieval em toda a sua esplêndida complexidade.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Destaque Clube do Autor

O Clube do Autor termina o mês de Setembro lançando um livro em homenagem a Gil Vicente.


Auto Do Cruzeiro Do Inferno (Isabel Zambujal)

Será que nos dias de hoje ainda há fidalgos, alcoviteiras e judeus com o mesmo comportamento das personagens de Gil Vicente no seu Auto da Barca do Inferno?

Isabel Zambujal descobriu-os em pleno séc. XXI e seguiu-lhes os passos até ao Cais.

Cinco séculos depois, os defeitos e virtudes dos passageiros mantiveram-se.

Relendo a genialidade de Gil Vicente, a autora não resistiu a abusar do humor e da imaginação. Porque ainda é a rir que se castigam os costumes.

Destaques Presença

E as restantes novidades desta quinzena, pensadas para e sobre um público mais novo.

iiiiiii

Senhor Feliz (Roger Hargreaves)
O Senhor Feliz está à tua espera nesta coleção que promove a expressão das emoções e o humor através de personagens em que todas as pessoas, das mais novas às mais crescidas, se podem rever.

Senhor Espirro (Roger Hargreaves)
O Senhor Espirro está à tua espera nesta coleção que promove a expressão das emoções e o humor através de personagens em que todas as pessoas, das mais novas às mais crescidas, se podem rever.


iiiiiii

Senhor Desastrado (Roger Hargreaves)
O Senhor Desastrado está à tua espera nesta coleção que promove a expressão das emoções e o humor através de personagens em que todas as pessoas, das mais novas às mais crescidas, se podem rever.

Senhor Desmazelado (Roger Hargreaves)
O Senhor Desmazelado está à tua espera nesta coleção que promove a expressão das emoções e o humor através de personagens em que todas as pessoas, das mais novas às mais crescidas, se podem rever.


iiiiiii

Senhor Tonto (Roger Hargreaves)
O Senhor Tonto está à tua espera nesta coleção que promove a expressão das emoções e o humor através de personagens em que todas as pessoas, das mais novas às mais crescidas, se podem rever.

Senhora Alegria (Roger Hargreaves)
A Senhora Alegria partilha contigo as suas aventuras nestes livros onde diversos comportamentos humanos são explorados com leveza e boa disposição.


iiiiiii

Senhora Risinhos (Roger Hargreaves)
A Senhora Risinhos partilha contigo as suas aventuras nestes livros onde diversos comportamentos humanos são explorados com leveza e boa disposição.

Senhora Sarilhos (Roger Hargreaves)
A Senhora Sarilhos partilha contigo as suas aventuras nestes livros onde diversos comportamentos humanos são explorados com leveza e boa disposição.


iiiiiii

Senhora Tagarela (Roger Hargreaves)
A Senhora Tagarela partilha contigo as suas aventuras nestes livros onde diversos comportamentos humanos são explorados com leveza e boa disposição.

Senhora Marota (Roger Hargreaves)
A Senhora Marota partilha contigo as suas aventuras nestes livros onde diversos comportamentos humanos são explorados com leveza e boa disposição.


iiiiiii

Eu Sei Tudo Sobre a Escola (Nathalie Delebarre)
Este livro revela-nos o ponto de vista de um rapazinho sobre a escola que frequenta:

Os crescidos estão convencidos de que sabem tudo sobre a escola. Mas eu penso que não compreendem muitas coisas. E tenho a certeza de nem sabem por que razão gostamos tanto da nossa escola. Querem vir comigo e descobrir os segredos Que ela esconde dos adultos?

Sexta-Feira ou a Vida Selvagem (Michel Tournier)
Sexta-Feira ou a Vida Selvagem de Michel Tournier tem feito parte de uma das leituras obrigatórias para o 3º ciclo do Ensino Básico desde há longos anos. Para que o jovem leitor possa captar toda a importância desta obra, a presente publicação inclui um guia de leitura que oferece todas as informações fundamentais para ser contextualizada e as sugestões de leitura necessárias à perceção de uma mudança na forma como o pensamento europeu tem evoluído face a culturas anteriormente consideradas como primitivas.


iiiiiii

Antologia da Poesia Portuguesa (Carlos Reis, Regina Duarte)
Antologia da Poesia Portuguesa propõe-se constituir um ponto de partida para uma viagem pelo universo da poesia portuguesa. Na primeira parte os poemas foram selecionados com base em temas que possam ter relevância para os leitores do 3º ciclo do Ensino Básico e encontram-se acompanhados de atividades que permitem compreendê-los nas suas diversas dimensões. Na segunda parte são apresentados poemas de escritores fundamentais da nossa história, de Camões a Fernando Pessoa, de Cesário Verde a Sophia de Mello Breyner, entre muitos outros.

O Polegar de Deus (Louis Sachar)
O percurso de leitura proposto por Glória Bastos para este clássico da literatura juvenil, selecionado para jovens do 3º ciclo do Ensino Básico, é o de uma leitura integral. Começa por assinalar os múltiplos elementos significativos para uma sistematização de categorias e instâncias, que vão ajudar a entender o universo ficcional, e explora igualmente as várias linhas de sentido que confluem para chegar a uma síntese interpretativa.


iiiiiii

Amigos do Jet Set (Cathy Hopkins)
Jess Hall está prestes a mudar de vida. Tudo porque o pai arranjou um emprego novo em Rochester Park, a zona de apartamentos mais luxuosa da cidade, e vai mudar-se para lá com a família. A princípio Jess tem algumas reservas em ir viver para longe dos amigos da escola e da avó - até descobrir que os seus novos vizinhos são atores, músicos, modelos e milionários. Mas será que os seus novos amigos vão estar à altura de todas as suas expectativas?

O Primeiro Ano de Uma Escola Fantástica (Margarida Fonseca Santos)
O Colégio das Artes abria as suas portas pela primeira vez, para receber uma pequena multidão cheia de expectativas em relação a um projeto de ensino artístico nunca antes experimentado em Portugal. Foi assim que o Tiago, de Desenho, que andava desanimado, descobriu que afinal gostava era de Teatro. E a Teresa, de Música Clássica, descobriu que o jazz podia ser muito divertido e enriquecer os seus temas musicais. E, bem… aqui nesta escola todos descobriram coisas incríveis! Até os professores descobriram que podiam aprender com os alunos, e, assim, pouco a pouco, foram formando uma verdadeira comunidade.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Destaque Objectiva

Depois da aclamação na mais recente Festa Literária Internacional de Paraty, Valter Hugo Mãe já lançou o seu novo romance através da Objectiva, na sua chancela Alfaguara.
A mesma chancela que já reeditou toda a obra do autor dando-lhe uma unidade gráfica muito apelativa.
Lançado no passado dia 24, este promete ser um sucesso tão grande como o anterior a máquina de fazer espanhóis.
Fiquem com a sinopse deste O filho de mil homens (livro onde o autor "recuperou" as maiúsculas).




Esta é a história de Crisóstomo que, chegando aos quarenta anos, lida com a tristeza de não ter tido um filho. Do sonho de encontrar uma criança que o prolongue e de outros inesperados encontros, nasce uma família inventada, mas tão pura e fundamental como qualquer outra.
As histórias do Crisóstomo e do Camilo, da Isaura do Antonino e da Matilde mostram que para se ser feliz é preciso aceitar ser o que se pode, nunca deixando contudo de acreditar que é possível estar e ser sempre melhor. As suas vidas ilustram igualmente que o amor, sendo uma pacificação com a nossa natureza, tem o poder de a transformar.
Tocando em temas tão basilares à vida humana como o amor, a paternidade e a família, O filho de mil homens exibe, como sempre, a apurada sensibilidade e o esplendor criativo de Valter Hugo Mãe.

Destaques Presença

As novidades da Editorial Presença para a segunda metade de Setembro já aí estão.

ii ii

Os Imperfeccionistas (Tom Rachman)
Neste romance de estreia, Tom Rachman retrata um grupo de personagens que trabalham num jornal de língua inglesa em Roma. Os capítulos de Os Imperfeccionistas leem-se como se de contos se tratassem, entrecruzando o dia a dia dos homens e das mulheres que dão vida àquele jornal. À medida que a era digital se sobrepõe à imprensa tradicional deixando as personagens num futuro incerto, a história do jornal é revelada… incluindo a surpreendente verdade por trás das intenções do seu fundador.

A Crise Mundial (Daniel Altman)
Daniel Altman, nesta obra reveladora e bem fundamentada, defende que é urgente adotar uma visão do futuro alargada, que nos permita perceber as tendências globais ocultas, mais profundas, que irão determinar os limites, os obstáculos, os desafios, os riscos e as oportunidades que nos esperam nos próximos anos, e que ditarão o desenvolvimento da economia global num futuro a longo prazo. Nesse sentido, em a A Crise Mundial, Altman apresenta-nos, numa análise lógica, incisiva e arrojada, um conjunto de doze tendências que nos proporciona insights essenciais quanto às indústrias que se irão desenvolver, às economias que irão soçobrar e aos investimentos que se revelarão mais lucrativos, e nos aponta o caminho a seguir nos tempos conturbados que atravessamos.

Poemas Novos e Velhos (Helder Macedo)
Helder Macedo é um dos mais prestigiosos autores da língua portuguesa, como ficcionista, crítico literário, ensaísta e, menos frequentemente, poeta. Publica-se, agora, esta coletânea da sua poesia, até à data dispersa em livros distintos, oferecendo ao leitor a possibilidade de conhecer o essencial da sua produção poética, que ilumina o todo da sua obra. Poemas Novos e Velhos organiza-se segundo ordem inversa da publicação dos sucessivos títulos de poesia que tem vindo a escrever desde 1956 até ao presente, incluindo uma sequência de poemas inéditos, «Colagens» (2010-11), a abrir este esplêndido volume.


ii ii

Como Conquistar um Emprego (Manuel Poirier Braz)
No século em que vivemos, dois décimos da população ativa serão suficientes para manter a atividade económica mundial. Por este motivo, o fenómeno do desemprego atinge atualmente todos os antigos países ricos e repercute-se em todos os setores de atividade. Como Conquistar um Emprego é dirigido àqueles que lutam por conseguir ou recuperar um emprego, especialmente aos jovens que, por falta de independência económica, se veem forçados a protelar os seus legítimos projetos de vida e correm o risco de descrer da liberdade e da democracia.

O Diário da Nossa Paixão (Nicholas Sparks)
Todas as manhãs ele lê para ela, de um caderno desbotado pelo tempo, uma história de amor que ela não recorda nem compreende. Um ritual que se repete diariamente no lar de idosos onde ambos vivem agora. Pouco a pouco, ela deixa-se envolver pela magia da presença dele, do que lhe lê, pela ternura … E o milagre acontece. A paixão renasce, transpõe o abismo do tempo, as memórias perdidas, e por instantes ela volta para ele…

O Cavaleiro da Armadura Enferrujada (Robert Fisher)
O Cavaleiro da Armadura Enferrujada é um livro extraordinário, capaz de provocar mudanças profundas na nossa vida, ao revelar-nos uma sabedoria autêntica que o irmana às grandes obras-primas de todos os tempos. O primeiro passo do cavaleiro na sua viagem iniciática é também o nosso primeiro passo no caminho misterioso da Verdade e da Vida. É uma leitura que suscita a expansão da nossa mente e nos transforma, qualquer que seja o nosso background espiritual, filosófico ou religioso.

Coração de Manteiga - Vencedores do passatempo


Trata-se de um belíssimo livro e espero que as três vencedoras o apreciem. Fico a aguardar as vossas opiniões quando o terminarem. Parabéns!



Rita Florindo

Antónia Estrela

Vánia Valadeiro

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Contestação (Isabel A. Ferreira)

Contestação é um livro que tenta recontar o período da História relatado em na obra de Laurentino Gomes, 1808, de carácter imensamente desprestigiante para Portugal e para os Portugueses em geral, e para o rei D. João VI em particular, que ainda não tendo exactamente o perfil ideal para reinar, fê-lo o melhor que pôde numa altura de crise e de guerra, preservando a dinastia de Bragança e o Império Português, não se vergando, não vendendo a nação ao poder em ascensão de Napoleão Bonaparte e à ameaça da voragem da pátria pelos seus exércitos que haviam subjugado praticamente todos os monarcas europeus da época.
Assim, o livro agarra nos factos e contexto apresentados em 1808 e procura escalpelizá-los sob uma luz distinta, não vendo na perspectiva do século XXI mas à luz da sua época, sem um tom parcial, mas antes despreconceituoso em relação às acções e consequências de todas as decisões tomadas, acabando por realçar as virtudes da grande alma portuguesa.
Para o autor brasileiro Laurentino Gomes, D. João VI foi um rei pusilânime. Para esta autora e outros historiadores foi um rei corajoso que teve de fazer uma escolha difícil, mas que acabou por deixar uma marca indelével e marcante no Brasil.
Assim tal como o título da obra enuncia, Contestação procura desmentir a ideia vincada em 1808 no qual os Portugueses são um povo de gente feia, porca, má e ignorante. A visão de Laurentino Gomes surge-nos fora do seu contexto, e é preconceituosa. Daí que a autora viu e tornou sua missão defender a honra e a história do nosso país.


Autor: Isabel A. Ferreira


Editora: Chiado Editora


Páginas: 76


Género: História/Opinião

Os Mistérios de Jerusalém (Marek Halter)

Nesta obra editada pela Bizâncio, Marek Halter apresenta-nos um excelente romance policial de carácter histórico. Num género recentemente popularizado pelas obras de Dan Brown e cujo género conquistou as preferências do público, Os Mistérios de Jerusalém destaca-se das restantes ofertas por um ritmo mais pausado que permite ao leitor ponderar e avaliar as explicações e as contextualizações que o autor avança ao longo da narrativa.
Acompanhamos a história de um jornalista cuja morte de uma das suas fontes, aparentemente pela máfia russa, o vai colocar no caminho da descoberta do Tesouro de Jerusalém. Como em outras obras deste género, a personagem principal viaja por diversos locais e é confrontada com os mais variados mistérios para os quais vai ter de encontrar respostas, não só para os mistérios de Jerusalém como para os acontecimentos que rodeiam a morte da sua fonte e o seu papel no óbito.
De facto ao longo da narrativa, Tom Hopkins vê-se a braços com sentimentos de culpa acerca do seu papel na morte da sua fonte. Esta complexidade da personagem destaca-se das restantes ofertas pelo facto de que em muitos casos, as personagens são apenas veículos para apresentar teorias, localizações ou soluções para os mistérios que tentam resolver. Aqui a dimensão humana está bem presente e o desenvolvimento de Tom Hopkins ao longo da narrativa constitui-se como uma história paralela que enriquece o enredo e que de forma alguma distrai, antes complementa, da narrativa principal.
Uma outra característica diferenciadora desta obra é o facto d o autor se colocar a si próprio enquanto elemento da narrativa: personagem de alguma (bastante) relevância para o desenrolar da história através dos mistérios e caminhos da História.
Esta técnica permite desbotar a linha entre a realidade e a fantasia a um nível superior à simples contextualização histórica e física (monumentos, locais, acontecimentos) que se tornou cliché na literatura deste género, ao mesmo tempo que oferece uma credibilidade para além da simples fantasia.
De facto, podemos dizer que o mistério de Jerusalém não é apenas histórico, mas também humano e é nas relações destes que se encontram as soluções aos maiores mistérios.
Em jeito de conclusão, podemos dizer que apesar de abordar uma temática bastante em voga nos dias que correm, esta obra oferece um nível extra de complexidade e de riqueza na forma das suas personagens. Esta característica faz esta obra destacar-se das restantes ofertas e constitui-se como uma leitura bastante interessante para os amantes do género.




Autor: Marek Halter


Editora: Bizâncio


Páginas: 400


Género: Policial

Os Mistérios de Jerusalém - Vencedores do passatempo


Obrigado aos muitos participantes deste passatempo. Só podiam ser premiados três dos leitores e os nomes sorteados ficam aqui. Parabéns!


Marieli da Costa

Catarina Sales

Patrícia Fernandes

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A Linguagem Secreta das Flores (Vanessa Diffenbaugh)

Esta é a história de Victoria, uma jovem de dezoito anos, proveniente de uma família de acolhimento da cidade de São Francisco. Ela passou a vida a aperfeiçoar a nobre arte de ser altiva e distante, fechando todos do lado de fora. Enquanto foi uma jovem à procura de ser acolhida aprendeu que afeiçoar-se temporariamente a alguém sempre levava, mais tarde ou mais cedo, a alguma desilusão, por ter de abandonar tudo aquilo a que se estava a habituar.
Isso mudo quando ela faz dezoito anos, o sistema abandona-a e ela encontra-se sem tecto e sem emprego, mas transporta em si um tesouro imenso, uma das pessoas que tomou conta dela, Elizabeth, ensinou-lhe a linguagem das flores.
A forma como Victoria conduz o seu amor pelas flores e a sua ligação a tudo que nasce e floresce são o seu grande dom perante o mundo. Ela é ajudada ao chegar ao mercado de flores, onde consegue arranjar um emprego, por Renata, a amiga desta e Grant, um outro jovem que também se questiona sobre o passado. Rapidamente a sua perícia, reputação e até mesmo mística começam a espalhar-se pela comunidade local.
A história vai deambulando entre o presente e quando tinha nove anos, altura em que era cuidada por Elizabeth. Cada um destes dois momentos têm uma intensidade e uma cadência tais que, à medida que o romance se desenrola, esses momentos parecem mais próximos de se interceptar e entrelaçar.
Assim, da vida e convívio com Elizabeth vemos Victoria a tornar-se naquela criança que poderia ter sido desde o início. Ela testa a tutora com o seu temperamento irascível, mas é a forma inesperada que Elizabeth reage que leva a jovem a começar a acreditar em si e que é possível que alguém possa amá-la.
Torna-se muito fácil visualizar Victoria a compilar o seu próprio dicionário sobre as flores e a sua linguagem. Ficamos particularmente embevecidos na passagem em que ela discute com a vendedora de flores sobre o significado de cada flor, daí que o dicionário, que vem como apêndice do livro é um pormenor realmente encantador, que confere um toque de originalidade.
Assim, a Linguagem Secreta das Flores é uma história poderosa, partindo da ideia do papel feminino de alguém que dá afectos, e que independentemente de quão irrelevante achemos que o amor possa ser, é na verdade importante demais para que possamos viver sem ele, mesmo para encontrarmos uma certa auto-suficiência emocional e sermos nós próprios. É um livro também sobre a família, o que a mantém unida e a separa, e claro, a linguagem das flores.
O final é exactamente aquele que se antecipava, pois apresenta um futuro repleto de crescimento simbolizado por três plantas, o narciso, o espinheiro e a aveleira.





Autor: Vanessa Diffenbaugh


Editora: Objectiva/Alfaguara


Páginas: 416


Género: Romance

Destaques Oficina do Livro

Aqui fica a lista dos títulos que a Oficina do Livro lançou (ou ainda vai lançar) durante o mês de Setembro.

iiiiiii

Anjos Na Guerra (Susana Torrão)
A criação do corpo de enfermeiras paraquedistas da Força Aérea Portuguesa, em 1961, levou pela primeira vez as mulheres para as Forças Armadas.

Estas mulheres que caiam do céu para tratar dos feridos e travar o sofrimento enfrentaram, ao lado dos soldados, a dureza do mato e a violência dos combates. Mas não só. Enfrentaram também o preconceito de uma sociedade conservadora, onde a ideia de enviar mulheres para um cenário de conflito era vista com enorme desconfiança. Em África, as enfermeiras faziam evacuações dos feridos da frente para os hospitais militares e prestavam apoio às populações civis, mas em Lisboa a sua acção era desconhecida para a maioria.

O livro relata a história dessas pioneiras improváveis, que quase passaram despercebidas ao seu país mas que acabaram por lhe dar uma lição de coragem.

A Menina da Rádio (Rute Silva Correia)
Maria Eugénia, nascida a 1 de Abril de 1927, foi actriz e cançonetista. Aos dezasseis anos, sem nunca ter representado nem cantado em público, protagonizou a primeira de seis longas metragens que viriam a constituir a sua vida artística, breve mas intensa: A Menina da Rádio e O Leão da Estrela, dois êxitos da longa carreira de Arthur Duarte, que estão entre os clássicos mais amados do cinema português.

Entre o inverno de 1944 e o verão de 1947, Maria Eugénia protagonizou seis produções portuguesas, espanholas, e hispano-italianas. Foi quinze vezes capa de revista, e actuou em numerosos espectáculos em Portugal e em Espanha. Na memória de todos ficariam temas como “Sonho de Amor”, “O Nosso Bairro” e “Sonhar...”, que a sua voz celebrizou. Em 1947, foi convidada para filmar em Itália com Vittorio de Sica. Pouco tempo antes, Amedeo Nazzari tinha-lhe proposto casamento; duas ofertas que Maria Eugénia recusou. No mesmo ano, viria a abandonar o sonho do cinema pelo seu sonho de amor, num tempo em que os dois destinos teriam sido dificilmente conciliáveis.

Para a História do cinema português, ficaria uma época em que a indústria cinematográfica tinha como principal recurso o talento dos actores e dos técnicos e como principal alimento um grande público de admiradores dentro e fora do país; mas pouco orçamento, pouco tempo, nenhuns subsídios. Maria Eugénia, com a ajuda da irmã, Maria Antonieta, reuniu um arquivo de documentos que ilustram uma época e um meio artístico desaparecidos, a que este livro regressa.


iiiiiii

Angola – 11 Meses De Cativeiro (Luís Castro e Sérgio Vidal)
Este livro é a história desse sequestro e da sua libertação, mas é, sobretudo, o retrato humano de uma penosa reclusão de onze longos meses. Apesar das privações físicas e psicológicas, das saudades da mulher e dos filhos, da vida no mato em condições desumanas, o autor nunca baixou os braços e sempre acreditou que a libertação haveria de chegar. O resultado é Angola – 11 meses de cativeiro, uma experiência única que Sérgio Fidalgo tem a coragem de agora partilhar com o leitor.

No dia 24 de Maio de 2000, a Frente para a Libertação do Enclave de Cabinda-Forças Armadas de Cabinda (FLEC-FAC) raptou três operários que, ao serviço da empresa de construção civil Mota & Companhia, estavam a trabalhar naquele território. Sérgio Fidalgo é um dos empregados portugueses.

Na origem deste rapto está a recusa da FLEC-FAC em aceitar a soberania de Angola sobre Cabinda e a exigência do cumprimento do Tratado de Simulambuco, assinado em 1885, através do qual aquele território, com o acordo dos representantes dos povos de Cabinda, se transformou em protectorado de Portugal. Este argumento jurídico-diplomático está na base daquilo que as forças independentistas consideram decisivo para a resolução da situação. Após onze longos meses de negociações diplomáticas ao mais alto nível, no dia 3 de Abril do ano seguinte Sérgio Fidalgo é libertado.

Grande Reserva (João Barbosa)
Grande Reserva é um livro de história e histórias, um apanhado de pequenos tesouros do vinho português, entre fait-divers e curiosidades.

No mundo dos aromas, paladares e gulas, fala-se muito em casamentos perfeitos entre comida e bebida. Se um vinho de colheita tardia vai bem com fois-gras e um tinto da terra com um cozido alentejano de grão, este livro vai bem com tudo: vinho branco, rosé, tinto, espumante, fortificado, tranquilo, novo, velho, tradicional ou internacional. Serve para comentar num serão entre amigos ou para explorar a sós enquanto se sonha com o néctar que tanto se gostaria de provar. Tal como o vinho, este livro quer-se para fruição, para o prazer e para a felicidade simples.

Um remédio santo contra as chatices da vida.

domingo, 25 de setembro de 2011

Destaques Bizâncio

Aqui fica a lista dos títulos que a Bizâncio lançou (ou ainda vai lançar) durante este mês.


O Cabalista de Praga (Marek Halter)

A Cabala afirma que um homem puro pode, à semelhança de Deus, engendrar a vida só pela graça do Verbo...

Em finais do século XVI, no gueto de Praga, o rabi MaHaRaL, o maior cabalista de todos os tempos, modela um ser de lama com uma força ilimitada que deve garantir a segurança do seu povo... o Golem.

Com O Cabalista de Praga, Marek Halter arrasta-nos para o mundo misterioso da Cabala e para o Renascimento, com as suas descobertas siderais, as suas revoluções científicas e as suas guerras religiosas. Misturando ficção e realidade, assombrado pelas questões mais contemporâneas, O Cabalista de Praga é um romance cativante, repleto de erudição e de emoção. Desde O Messias até A Rainha de Sabá, Marek Halter confere uma dimensão nova, por vezes provocadora, mas sempre comovente, às narrativas e lendas transmitidas pelo povo judaico.



O Sentido na Vida (Susan Wolf)

A maioria das pessoas, incluindo os filósofos, costuma classificar as motivações humanas em duas categorias: as egoístas ou altruístas, as interesseiras ou morais. Para Susan Wolf, porém, muitas das nossas motivações não se enquadram nestas categorias. Muitas vezes agimos por razões que não têm que ver com o nosso bem, com a noção de dever ou com o bem comum. Pelo contrário, agimos por amor para com objectos ou coisas que entendemos serem dignos do nosso amor e são estas acções que dão sentido à nossa vida. Susan Wolf defende que a par da felicidade e da moralidade este tipo de sentido constitui uma dimensão que caracteriza uma boa vida. Num estilo vivo e cativante, repleto de exemplos provocadores, O Sentido na Vida é uma reflexão profunda e original acerca de um tema que constitui uma preocupação constante da humanidade.



O Com-Abrigo (Steve Kelley e Jeff Parker)

Numa idade em que muitos jovens se preparam para dar início à sua carreira, Dustin Kudlick vive ainda com os pais e a irmã mais nova. Aos 23 anos, é solteiro, desempregado, e… qual é o problema? Dustin aguarda que um dos seus múltiplos talentos naturais se revele lucrativo. Será a stand-up comedy? Leva-lo-á a sua destreza ainda-não-concretizada no golfe até ao circuito profissional? Ou, quem sabe, bastar-lhe-á patentear uma das suas invenções e esperar que os direitos comecem a pingar? Entretanto, Dustin é encaminhado para trabalhos temporários na Turbo Temps, uma agência de emprego dirigida por Simone Fontenot, uma empresária que gosta de ter Dustin por perto, fundamentalmente, para o usar como saco de boxe para o seu humor ácido.

Talvez um dia Dustin cresça. Até que esse dia chegue, porém, Dustin é uma excelente razão para continuarmos a rir com as suas aventuras!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A Nova Europa - Passatempo



Tendo viajado pelo mundo inteiro, vencido montanhas e desertos, Michael Palin inicia mais uma jornada. A Nova Europa, o primeiro livro de uma série com que a Bizâncio inaugura agora a publicação dos relatos das suas viagens, é um périplo de descoberta. Dos Alpes Julianos, à beleza do Mar Báltico, Palin percorre países de que mal se ouviu falar, pouco familiares e misteriosos, todos com histórias trágicas e um futuro bem mais luminoso.
A Roménia, a Bulgária, a Moldávia, a Albânia, a Lituânia, a Letónia, a Estónia, a Hungria… são algumas das vinte nações que Palin visita e de que nos fala neste livro. Muitas destas novas nações são minúsculas, algumas com menos habitantes do que Londres mas, apesar da sua dimensão, têm um sentimento muito forte da sua identidade, reforçado e definido pela sua própria língua, cultura, história e moeda.




Todos conhecem Michael Palin enquanto membro dos Monty Python mas ele terá surpreendido diversas pessoas com a sua qualidade de apresentador de um programa de viagens para a BBC.
Este livro, que a Bizâncio editou e que o Páginas com Memória vai oferecer a dois dos seus leitores, foi feito para acompanhar o programa e é escrito na forma de diário, o que permite perceber a reacção do autor às características que encontra em cada país.
Terão de convencer-nos de que querem repetir uma das viagens de Michael Palin para ganharem o livro. Podem participar até dia 10 de Outubro.




Regras do passatempo

1) Preencher todos os dados solicitados correctamente.
2) Apenas participantes com moradas de Portugal.
3) Apenas uma participação por cada nome, email e morada.
4) O não cumprimento da regra 3) poderá levar a exclusão em passatempos futuros.

Um agradecimento



Bem, passaram dois meses e uma semana desde que deixei um apelo aqui no blogue, e ele já está concretizado.
Estou espantada mas muito feliz que tenha levado tão pouco tempo para chegar dos cerca de 600 seguidores até aos 750.
Tinha pedido ajuda para o conseguir até ao final do ano, mas ainda não acabou Setembro e já posso celebrar esta pequena vitória para o trabalho que tenho vindo a realizar.
Muito obrigada a todos os que divulgaram o blogue a amigos e, claro, a todos os que se tornaram seguidores desde que o blogue foi criado.
Tenho enorme prazer em continuar a escrever para vocês!
E, para celebrar devidamente, mais logo um passatempo para vocês, por isso fiquem atentos!

Destaques Bertrand

Aqui fica a lista dos títulos que a Bertrand lançou (ou ainda vai lançar) durante o mês de Setembro.

iiiiiii

V. (Thomas Pynchon)
O romance de estreia do autor de culto, publicado originalmente em 1963 e vencedor do prémio da Fundação William Faulkner.

Tendo acabado de obter dispensa da Marinha, Benny Profane contenta-se com uma existência ociosa passada entre os amigos, onde a única ambição é a de ser perfeito na arte do engano, e onde a palavra «responsabilidade» é considerada obscena. Entre os seus amigos – chamados Whole Six Crew – está Slab, um artista que parece ser incapaz de pintar outra coisa que não seja queijo dinamarquês. Mas a vida de Profane muda dramaticamente quando ele se torna amigo de Stencil, um jovem ambicioso e ativo com uma missão intrigante – a de descobrir a identidade de uma mulher chamada V., que conheceu o seu pai durante a guerra, mas que desapareceu repentina e misteriosamente.

Ferrugem Americana (Philipp Meyer)
Passado num cenário de grande beleza mas economicamente destruído, Ferrugem Americana é um livro sobre o fim do sonho americano, mas é também uma história de amizade, lealdade e amor. Isaac fica a tomar conta do pai depois do suicídio da mãe e da fuga da irmã para a universidade de Yale. Quando finalmente decide partir, acompanhado pelo seu melhor amigo, o temperamental Billy Poe, antiga estrela de futebol do liceu, são apanhados num terrível ato de violência que muda para sempre as suas vidas. Com ecos dos romances de Steinbeck, Ferrugem Americana leva-nos ao coração da América contemporânea num momento de profunda inquietação e incerteza quanto ao futuro. Um livro negro, lúcido e comovente, onde se trava uma batalha entre o desespero e o desejo de transcendência, entre a destruição e a capacidade redentora do amor e da amizade.


iiiiiii

Segunda-Feira Triste (Nicci French)
Um thriller psicológico inquietante que percorre os lugares mais sombrios da mente Segunda-feira, o ponto mais baixo da semana. Um dia de impulsos negros. Um dia para roubar uma criança na rua…

O sequestro do pequeno Matthew, de cinco anos, provoca a indignação de todos e buscas policiais desesperadas. Quando o seu rosto aparece nos jornais, a psicoterapeuta Frieda Klein fica inquieta: um dos seus doentes tem-lhe contado que sonha desejar ardentemente uma criança. Uma criança que ele consegue descrever em todo o pormenor e que é a cara chapada de Matthew. O detetive Karlsson só começa a levar a sério as preocupações de Frieda quando surge uma ligação a um caso de rapto vinte anos antes. Chama Frieda para entrevistar a irmã da vítima, na esperança de que ela consiga trazer à superfície memórias recalcadas. Não tarda que Frieda se encontre no centro das buscas. Mas a sua procura não é física. Ela tem de percorrer os lugares mais sombrios da mente para descobrir o paradeiro de Matthew. E às vezes a mente é o local mais perigoso para uma pessoa se perder.

Hitler - Uma Vida em Imagens (María J. Martínez)
A biografia ilustrada de uma das figuras mais relevantes e controversas da história mundial.

Adolf Hitler, uma das figuras mais controversas do século XX, autoproclamou-se o salvador da Alemanha depois da triste situação em que esta se viu mergulhada, após a sua derrota na Primeira Guerra Mundial. Os seus excelentes dotes oratórios permitiram-lhe ascender ao poder dentro do Partido Nazi e, a partir daí, a sua megalomania agarrou não só as massas mas também a sua própria pessoa, o que levou a julgar-se capaz de conquistar o mundo. A existência de uma raça ariana superior e a perseguição aos judeus, causa de todos os males do povo alemão, foram as bases da sua ideologia. As restantes nações europeias viram-se obrigadas a declarar guerra à Alemanha, face às suas pretensões expansionistas, e as consequências políticas, sociais e económicas da Segunda Guerra Mundial ainda hoje palpitam no seio da nossa sociedade.



Rasto Negro De Sangue (Joseph O’Neill)

No coração deste livro estão as histórias de dois homens carismáticos. Os avôs de Joseph O’Neill, um irlandês e outro turco, foram ambos presos durante a Segunda Guerra Mundial. O avô irlandês, um rebelde bem-parecido oriundo de uma família de pequenos agricultores, era membro activo do IRA e foi encarcerado com centenas de camaradas pelo governo de Valera. O outro avô de O’Neill, um dono de hotel confiante e encantador, oriundo da minúscula minoria cristã turca, foi preso pelos britânicos na Palestina, para onde fora com o intuito de comprar limões, por suspeita de ser um espião do Eixo.

Joseph O’Neill decidiu investigar as histórias dos seus avôs, mergulhadas até então em silêncio familiar, enfrentando para tal memórias partilhadas de violência, um legado de compromisso feroz e cegueira política, o encantador e perturbador poder do nacionalismo e o medo e a cumplicidade do observador. Foi alterado pelo que descobriu e escreveu um livro notável sobre os laços e os limites do parentesco. Com grande tacto, coloca as histórias de indivíduos no cenário da história dos eventos menos humanos do século passado.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Magia ao Vento (Christine Feehan)

Este livro marca a estreia de Christine Feehan pela editora Saída de Emergência e marca também o primeiro volume da saga das irmãs Drake. Apesar de ser uma autora consagrada pela crítica e já com provas dadas (best-seller do New York Times, mais de 40 romances publicados), apenas agora é publicada em língua portuguesa.
O povo costuma dizer que vale mais tarde do que nunca e nunca este dito popular foi mais adequado. Somos então apresentados à magia das irmãs Drake que apesar de serem sete, cada uma com poderes mágicos, são-nos apenas dadas a conhecer quatro, pois o leitor é informado que as restantes ainda se encontram em viagem.
De facto, um dos pontos centrais da história é justamente o da personagem principal, Sarah Drake e o seu retorno a casa, a Sea Haven.
Damon Wilder tinha desistido da vida e da sociedade e encontrou em Sea Haven um lugarejo perdido onde poderia, finalmente, isolar-se de tudo e todos, o seu isolamento só comparável à sua falta de vontade de viver.
É neste estado psicológico que Damon se sente atraído para Sarah e vice-versa. De uma forma subtil mas poderosa, ambos são atraídos um para o outro e através de Sarah, Damon reencontra a sua vontade e força anímica através dos desafios paranormais que terão de enfrentar e superar em conjunto.
Central a esta trama é a família Drake. As sete irmãs complementam-se umas às outras e só através deste equilíbrio é possível superar os desafios apresentados.
Não posso deixar de notar que é em parte esta a mensagem passada pela autora: valores como os de comunidade, família e amor que, apesar das adversidades sentidas e muitas das vezes das incompatibilidades entre cada elemento, são os valores que permitem, justamente, superar os contratempos vividos.
Apesar de toda a riqueza das personagens e dos valores subjacentes, estamos perante um romance paranormal que irá com toda a certeza satisfazer os admiradores do género.
Há no entanto que ressalvar que este livro peca por ser sentido como pouco. Justamente a riqueza das personagens e do próprio local de Sea Haven, assumem uma vida própria e deixam o leitor com vontade de explorar mais o local, as suas personagens e a sua história.
Já referi que este é a obra de entrada à saga das irmãs Drake. Espero que a editora publique as restantes para poder, de novo, mergulhar neste mundo fantástico.



Autor: Christine Feehan


Editora: Saída de Emergência


Páginas: 160


Género: Romance/Fantasia

Magia ao Vento - Vencedores do passatempo


A Saída de Emergência já escolheu os dois vencedores deste passatempo. São ambas leitoras que, espero, fiquem fascinadas por este livro.
Os meus parabéns e fico a aguardar as vossas opiniões!

Joana Rodrigues

Mónica Durão

Destaques Pergaminho

Aqui fica a lista dos títulos que a Pergaminho lançou (ou ainda vai lançar) durante este mês.

iiiiiii

Mães e Malabaristas (Nora Rodríguez)
Mães e Malabaristas não é apenas mais um livro que descreve as dificuldades de ser mãe e trabalhadora no século XXI; não encontrará aqui uma compilação de queixas sobre noites mal dormidas, chefes pouco compreensivos, consultas-relâmpago ao pediatra para não perder reuniões de trabalho urgentes, ou outros exemplos dos obstáculos que enfrentam todas as mulheres que tentam conciliar a maternidade e a carreira profissional.

Este é um livro sobretudo prático, direto e reivindicativo. Ao longo das páginas deste livro, a autora denuncia e desmonta vários mitos sobre o papel social, laboral e familiar da mulher, e apresenta estratégias simples para que a maternidade não implique nem renunciar à ambição profissional nem passar as oito horas diárias de trabalho a sentir-se culpada.

Encontrará aqui conselhos que lhe permitirão ser mais proativa, usar o «não» sem receio de ser julgada, e conhecer melhor todas as competências e capacidades que tem à sua disposição – incluindo conseguir uma maior participação masculina em casa e no trabalho! Este livro oferece ainda diversas propostas inovadoras a nível do parenting, que passam pela gestão do tempo e pela criação de laços afetivos sem comprometer a autonomia emocional da criança.

Um livro inovador, provocante e, sobretudo, indispensável, para que todas participemos na criação de um novo modelo de desempenho profissional e familiar da mulher moderna.

Peter Pan Pode Crescer - A Viagem do Homem Até À Maturidade (Antoní Bolinches)
Peter Pan é uma personagem de ficção, um menino encantador, cheio de espontaneidade e sentido de aventura, que nunca existiu; contudo, hoje em dia encontramos cada vez mais homens com o perfil de «Peter Pan». São homens que se recusam a crescer e a aceitar a maturidade, que têm uma grande dificuldade em encetar relacionamentos estáveis (tanto amizades como relações amorosas), que vivem de aventura em aventura, incapazes de tomar decisões responsáveis, de encarar problemas e até de aceitar desafios. São, a nível emocional, crianças – que desejam ser eternamente «meninos».

Porque é que existem tantos homens com medo do compromisso, que se negam a evoluir e a comportar-se como adultos? Será que o homem «Peter Pan» pode deixar de o ser?

Peter Pan Pode Crescer é uma tentativa de responder a estas duas perguntas fundamentais, desafiando os homens do século XXI a construir um novo modelo de relações interpessoais sem se refugiarem na «Terra do Nunca» de uma adolescência interminável. Um livro sobre homens que deve ser lido por todas as mulheres.

«O homem Peter Pan é um menino ferido desde a infância. Sente-se abandonado e não o aceita. Refugia-se no seu mundo de fantasia porque não é capaz de enfrentar a dor que lhe causa não sentir-se amado pelos pais. Por isso, procura ser amado, de um modo infantil, sem ser capaz de se comportar de maneira apropriada para ser amado como um adulto. Renuncia a viajar com Wendy porque, segundo diz, a única coisa que deseja é ser um menino e divertir-se, ainda que, ao mesmo tempo, seja capaz de arriscar a sua vida para salvar Wendy, os irmãos e os meninos perdidos das garras do Capitão Gancho. Porque uma coisa é arriscar a vida numa aventura e outra coisa muito diferente é aceitar uma vida sem aventuras, que é o que fazem a maior parte dos adultos.

Peter é bondoso e corajoso mas é, ao mesmo tempo, imaturo. Por isso, é capaz de grandes façanhas sempre que isso não implique o compromisso de assumir as consequências.»


iiiiiii

Projeto Oprah (Robyn Okrant)
Oprah Winfrey é provavelmente a mulher mais rica, mais influente e mais conhecida do mundo. Os seus conselhos, sugestões e recomendações são seguidos tão lealmente pelo seu público que quase se impõe perguntar: será possível seguir à letra tudo o que é uma «sugestão de Oprah»?

Foi esta questão que ocorreu a Robyn Okrant, espectadora casual do programa de Oprah Winfrey. Sempre disposta a desafiar-se e dotada de uma curiosidade infindável, Robyn passou o ano de 2008 inteirinho a dedicar-se a uma experiência invulgar: seguir o mais fielmente possível todos os conselhos oferecidos pela rainha dos talk shows – tanto na televisão como no seu site e na revista O, The Oprah Magazine.

Ao longo desse ano, Robyn Okrant transformou quase todos os aspetos da sua vida – a sua indumentária, a sua alimentação, a sua gestão financeira, a decoração da sua casa, e até a sua vida sentimental –, sempre na sequência dos conselhos de Oprah para conseguir a sua «melhor vida». Alguns resultados foram positivos, outros frustrantes, mas todos foram curiosos, provocantes e muito divertidos.

Projeto Oprah é uma odisseia de autodescoberta muito original que revela em que medida podemos realmente mudar a nossa vida e nos leva a questionar até que ponto devemos seguir os conselhos de outros – mesmo que sejam da mulher mais influente do mundo!

Treta Emocional (Carl Alasko)
É bem provável que você saiba o seu QI. Se calhar, até sabe o seu QIE – quociente de inteligência emocional.

Mas será que sabe o seu QTE? É verdade, todos nós o temos, em maior ou menor grau: um quociente de treta emocional.

A treta emocional é uma epidemia invisível que destrói as relações humanas de todos os géneros. Ao longo destas páginas, o psicólogo clínico Dr. Carl Alasko revela como esta epidemia ameaça constantemente o nosso bem-estar psicológico, destruindo a confiança entre as pessoas, atingindo a autoestima e criando dissociações afetivas profundas.

Das mais altas esferas dos negócios e da política até às mais banais interações quotidianas, a treta emocional faz sentir os seus efeitos tóxicos. Mas poucos de nós têm a capacidade de a reconhecer. Isto acontece porque ela tem por base três dinâmicas interligadas que são inerentes à nossa estrutura psicológica: a negação, a ilusão e a recriminação. Usamos a negação para suprimir uma verdade incómoda, a ilusão para criar uma realidade alternativa e, finalmente, a recriminação para atribuir a culpa a outrem. Assim começa um círculo vicioso, no qual enganamos todos à nossa volta, bem como a nós próprios.

Com base em diversos estudos de caso com que se deparou na sua extensa carreira, o Dr. Alasko analisa detalhadamente o funcionamento da treta emocional e explica como podemos quebrar este ciclo.



Viva o Que Tem de Bom Agora (Louise L. Hay)

O poder transformador das afirmações positivas foi já comprovado por milhões de pessoas em todo o mundo. Neste livro encantador e acessível, Louise Hay ensina-nos a usar esta ferramenta de transformação para mudar a nossa vida – agora mesmo!

Analisando temas e preocupações específicas que nos afetam a todos (tais como saúde, emoções negativas, dependências, prosperidade, amor e intimidade, entre outros), a autora oferece ainda exercícios e meditações que lhe permitirão melhorar todos os aspetos da sua vida.