quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Promessa de Sangue (Richelle Mead)

Academia de Vampiros é muito mais de que mais uma saga sobre vampiros, é mais do que uma simples história de amor e é mais do que uma saga paranormal para os mais jovens.
Promessa de Sangue, o quarto livro desta saga, vem provar isso mesmo destacando-se pela inovação e originalidade a nível da fantasia juvenil.
A mitologia vampírica é mais uma vez brilhantemente explorada pela autora. O que é raro acontecer nos romances vampíricos em que pouco mais nos explicado para lá de quais os personagens vampiros e os poderes que têm. Já em Academia de Vampiros é-nos apresentada uma mitologia complexa que vai descobrindo aos poucos ao longo de cada volume.
Em Promessa de Sangue está mais uma vez em foco a relação muito especial de Rose com Lisa e descobrimos novas características desta relação. Através dos novos personagens com que somos confrontados neste volume é-nos também revelado mais sobre a raça de cada um dos vampiro.
Promessa de Sangue é, à semelhança dos outros livros de Academia de Vampiros, uma história complexa e rica que nos é contada pela autora de forma simples, astuta e emocionante.
Neste livro notamos bem a complexidade das personagens e das suas relações quando Rose é obrigada a escolher entre proteger Lisa ou perseguir Dimitri (o seu amado) que transformou num Strogoi.
Ora este dilema de Rose retrata bem as dores de crescimento porque passam os adolescentes. Claro que no livro estamos no domínio ficcional, mas não deixa de ser verdade que todos os dias os jovens são confrontados com escolhas difíceis que podem ser irreversíveis e com consequências inegáveis ao longo de toda a sua vida.
Logo, a meu ver, existe também uma parte pedagógica na história, que pode constituir um factor de aprendizagem para os jovens que embora não seja óbvio à primeira vista está bem presente.
Para além disso este dilema de Rose demostra mais uma vez a originalidade da autora que escolhe não se centrar numa história de amizade ou numa mera história de amor em que tudo o resto secundário. Esse é um dos motivos pelos quais nunca me canso de ler Richelle Mead e aguardo com verdadeiro anseio cada uma das suas obras, que apenas ficam melhor a cada volume que passa.
A introdução da Rússia na progressão da história muito contribui para desenvolver um enredo mais interessante e envolvente que nos prende ainda mais ao livro. A personagem de Rose também se torna mais prometedora a cada volume que passa.
Logo, palavras para quê? Para os leitores qua ainda não conhecem esta saga apressem-se porque não sabem o que estão a perder... E para os leitores que já conhecem tenho a certeza que, tal como eu, não podem perder uma única linha deste ultimo livro.




Autor: Richelle Mead


Editora: Contraponto


Páginas: 384


Género: Fantasia

Sem comentários:

Enviar um comentário