segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dezembro (Elizabeth Hartley Winthrop)


Existem bons livros de leitura fácil e bons livros de leitura difícil. Este é desses livros de leitura difícil pois aborda uma temática extraordinariamente delicada, direi mesmo complexa e complicada de abordar.
Senão vejamos, Isabelle é uma menina de 11 anos que não expressa uma palavra há mais de 9 meses. Tal facto leva os pais a um profundo desespero e, depois de muitas tentativas falhadas de vários psiquiatras, sem saberem o que fazer para trazer a menina de volta à realidade.
Ao longo do livro somos confrontados com as diferentes perspectivas das 3 personagens principais, Isabella, a sua mãe e o seu pai. O romance é contado de uma forma bastante introspectiva, a maior parte da acção é passada no interior da mente das personagens, não deixando de ser bastante interessante, mas por vezes o romance torna-se sinistro nessa intimidade com o intelecto das personagens, algo que o torna mesmo perturbante.
Dezembro é uma leitura que não deixará ninguém indiferente. Qualquer pessoa pode facilmente entender como se sentem os pais desta criança.
Há um enorme sentimento de culpa que os atormenta continuamente, pois não conseguem deixar de se sentir que foram causadores de toda a situação de Isabelle, que é afinal uma criança que viveu apenas no ambiente por eles criado.
É difícil ao leitor assistir à forma como esta família vai sendo destruída pelo silêncio de Isabelle. Os pais vão sendo cada vez mais preenchidos por um sentimento de frustração. E a própria menina vê-se cada mais afundada pelo seu próprio silêncio, chegando a temer não conseguir voltar a falar, sentindo-se incapaz de quebrar o seu próprio isolamento.
À medida que a leitura se vai desenrolando, o mistério adensa-se, não nos permitindo vislumbrar a forma como toda a situação se resolverá, ou os reais motivos porque Isabelle não fala, contribuindo assim para nos manter colados ao livro do início ao fim.
Este é um livro que mexe intimamente com os nossos sentimentos mais profundos, sendo por vezes difícil de digerir... o que o torna ainda mais especial, e transforma numa leitura realmente marcante!





Autor: Elizabeth Hartley Winthrop


Editora: Bertrand Editora


Páginas: 280


Género: Romance

Sem comentários:

Enviar um comentário