domingo, 22 de abril de 2012

Os Imperfeccionistas (Tom Rachman)

Um livro escrito como se de um conjunto de contos se tratasse, mas que na realidade não o é pois cada um dos personagens que os protagonizam estão ligados entre si já que todos trabalham num jornal internacional em Roma.
O autor, jornalista de profissão, conseguiu de forma brilhante unir as várias ocorrências em torno do seu leque de personagens e, através delas, desmistificar a imagem que temos dos jornalistas. Não se tratam de herois sem medo que fazem tudo para trazer uma boa reportagem ao público, nem são pessoas ociosas que querem espalhar coscuvilhices.
O titulo retrata bem o que são, personagens imperfeitos, não muito diferentes de nós, complexos na sua simplicidade, tentando fazer o melhor que podem para resolver as suas vidas complicadas mas que mais tarde ou mais cedo acabam por falhar devido à sua imperfeição.
É um livro fácil de ler devido ao seu formato de registo curto, mas isso não impede o leitor de se envolver na profundidade que contém cada história e no seu humor que combina o nostálgico e o moralista sempre com uma clara paixão do autor pela sua profissão.
É fácil simpatizarmos com os personagens apesar das suas falhas, pois também nós somos imperfeitos ao contrário dos herois perfeitos tradicionais da literatura. É nos permitido ter duas prespectivas das personagens, quer no seu “conto” em que são as personagens principais, quer através das perspectivas dos outros personagens.
Por cada um dos personagens ser único e bastante interessante - a minha personagem preferida é da directora financeira que se apaixona por um jornalista que foi despedido e aposto que cada leitor conseguirá eleger uma que mais tempo ficará com ele - o livro permite-nos ter a ideia de como funciona um jornal na actualidade e de como este afecta as vidas individuais dos que nele trabalham, mostrando como cada há seres humanos por detrás dos nomes impressos nas folhas de jornal.
Cada um deles tem de lutar para sobreviver, como o próprio jornal tem de lutar para sobreviver num mundo em que cada vez menos as pessoas lêem a imprensa escrita mas procuram cada vez mais as informações internet.
Um romance cativante, concebido de forma magnifica, que se destaca do restante panorama literário pela sua invulgar qualidade que recomendo vivamente aos meus leitores.





Autor: Tom Rachman


Editora: Editorial Presença


Páginas: 160


Género: Romance

Sem comentários:

Enviar um comentário