terça-feira, 10 de julho de 2012

Isabel I de Inglaterra e o seu médico Português (Isabel Machado)


Na sua estreia literária Isabel Machado relata-nos a fascinante história de Isabel I de Inglaterra e daquele que viria a tornar-se o seu amigo, confidente, informador e médico pessoal, o médico judeu português Rodrigo Lopes. 
Da chegada de Rodrigo a Londres, onde assistiu à coroação de Isabel I, a um reino em transformação alicerçado no sonho de uma soberana muito para lá do seu tempo, passando pela morte de D. Sebastião em Alcácer Quibir e subsequente ocupação Filipina de Portugal ou da conivente cumplicidade à amizade e cuidados profissionais do médico para com a Rainha, tudo nos é deliciosamente descrito pela autora.
Isabel I é uma personagem fascinante, inúmeras vezes mal explorada e desenvolvida por autores que concentram o interesse apenas na sua vida amorosa em detrimento da totalidade do papel político por ela desempenhado.
Tal não acontece neste romance, a autora mostra-nos uma Rainha de inteligência superior, senhora de uma enorme consciência politica, consagrada ao seu país e ao seu povo. Uma Rainha evidenciando uma imensa tolerância e respeito pelo livre pensamento e liberdade religiosa, demonstrada aliás em toda a sua plenitude ao aceitar um judeu convertido como seu médico pessoal.
Embora não aparentando, Isabel I e Rodrigo são personagens que têm muito em comum. Rodrigo, sendo um médico judeu convertido ao cristianismo, é de certa forma uma vítima do preconceito, sendo olhado de soslaio por uma parte da sociedade. Por seu lado, Isabel antes de ser rainha foi considerada filha ilegítima pelo pai e depois permaneceu prisioneira da irmã durante o reinado desta. A marginalização de que ambos foram vítimas levou estes dois personagens a desenvolver uma grande cumplicidade.
Decorrente da pluralidade das personagens, quer na história de Rodrigo quer na história da Rainha, a narrativa desenrola-se de forma lenta e pausada, acelerando gradualmente à medida que o enredo se vai revelando cada vez mais intrincado.
O livro relata de forma rigorosa o tempo histórico retratado, da coroação da rainha, à história de Espanha e de um Portugal dominado pelo rei Filipe de Espanha. A corte como uma fonte de intriga, ambição e traição, ajuda a manter o leitor interessado no livro do início ao fim.
Uma obra de escrita clara e intimista, através da qual a autora nos oferece uma leitura fácil e agradável. Recomendo vivamente.






Autor: Isabel Machado


Editora: Esfera dos Livros


Páginas: 512


Género: Romance Histórico

Sem comentários:

Enviar um comentário