quinta-feira, 31 de maio de 2012

Destaques Sextante

Duas novidades Sextante que chegaram às livrarias neste mês. Um é um thriller sobre a transformação de vítima a justiceira e faz parte da colecção Sextante TOP. O outro é um romance revelador da História portuguesa em Goa, sobretudo no que toca à vida das mulheres.



Da Índia, com amor (Júlia Nery)

Da Índia, com amor dá-nos as cores, formas, luz e sombras das figuras, ambientes e emoções de um vasto painel da presença dos portugueses em Goa, na época da sua afirmação no Oriente. Com Joana e Violante,órfãs d’el-rei, viajamos na Carreira da Índia. Joana nos fará testemunhas da sua viagem interior, por dentro da saudade, amor e aventuras, dúvidas de si e da sua fé, abalada pelo confronto com outra cultura, até ao momento em que, naufragada, despojada, perdida em terras de cafres, ouvimos as últimas palavras da sua narrativa: sei quem sou. A narração do futuro caberá a outros.


Alex (Pierre Lemaître)

Quem conhece verdadeiramente Alex? Ela é bela. Excitante. É por isso que a raptaram e torturaram de forma inimaginável? Quando o comandante da polícia Camille Verhoeven descobre por fim o local do sequestro, Alex já tinha desaparecido. Alex, mais inteligente que o seu carrasco. Alex, que não perdoa a ninguém, que nada esquece.Um thriller gelado que joga com os códigos da loucura assassina, um mecanismo diabólico e imprevisível, onde nos encontramos com o enorme talento de Pierre Lemaître. Alex foi um dos romances finalistas do Grand Prix de la littérature policière 2011.

Destaques Asa

A Asa trouxe, no campo da banda desenhada, excelentes novidades durante o mês de Maio. O retorno das aventuras de Spirou e mais uma aventura completa de Corto Maltese, a cores e com uma introdução sobre os locais por onde ele passa, são os grandes destaques.
Mas as duas bandas desenhadas para a infância - sem palavras e com atividades a acompanhar - poderão ser essenciais a criar leitores para o género. Vale a pena dar uma vista de olhos demorada!





Spirou – QRN sobre Bretzelburgo (Franquin e Greg)

O Marsupilami engole um rádio que confundiu com um caramelo. Devido a uma particularidade anatómica do Marsupilami, o aparelho aloja-se no nariz, funcionando permanentemente com o volume no máximo. Esta situação acaba por provocar uma perturbação nas comunicações entre um rádio amador, Switch e o rei de Bretzelburgo (rei de um país fictício) que é prisioneiro do general Schmetterling. Fantásio é raptado em vez de Switch e é levado para a prisão Snapfurmich aonde o Dr Kilikil, uma personagem genial, o vai torturar.
Spirou, Switch, Spip e o Marsupilami vão para Bretzelburgo numa tentativa de os salvar.







Corto Maltese na Sibéria (Hugo Pratt)


“Quando nos apercebemos de que o sonho é demasiado grande para se concretizar, restam duas alternativas: deixar de sonhar, ou continuar até ao fim, até à lenda…
Nos confins da China e da Sibéria, Corto e Rasputine perseguem o comboio blindado que transporta o ouro dos czares. Atravessam, assim, uma região que se encontra a ferro e fogo, esquartelada entre sociedades secretas e senhores da guerra, entre Russos vermelhos e brancos, entre tropas regulares e exércitos privados…
O campo de acção ideal para estes aventureiros românticos!”





A minha 1ª BD
Esta colecção dá início a um novo conceito de livros que são inovadores, lúdicos e clássicos. É aconselhável a crianças entre os 3 e os 7anos e pode ser usado por educadores para estimular a imaginação e a criatividade infantis.






Branca de Neve (Richard di Martino e Beney)

A rainha, mãe da Branca de Neve, morreu ao dá-la à luz. O rei volta a casar com uma mulher bela mas má que, por inveja, manda matar a pequena Branca de Neve. O homem acaba por abandoná-la na floresta e a Branca de Neve encontra uma pequena casa habitada por 7 anões…


Capuchinho Vermelho (Domas/Beney)

Era uma vez uma linda menina vestida com um capuchinho vermelho que, por ordem da sua mãe, foi a casa da avozinha levar um cesto com um bolo e um potinho de manteiga. Para não se perder na floresta devia seguir as indicações de um mapa. Mas a Capuchinho distraiu-se pelo caminho… e o lobo estava à espreita!

Destaque Porto Editora

A Porto Editora lança hoje em Portugal mais uma autora que permanecia desconhecida entre nós apesar de vir já traçando um importante trajecto literário.
Este seu romance fala sobre a importância de cuidar das amizades importantes que temos e promete tocar o coração dos seus leitores.




As cores da amizade (Lisa Verge Higgins)

Rachel Braun sempre foi uma inspiração para o grupo de amigas, aquela que vivia a vida ao máximo. Antes de morrer, Rachel escreve uma carta para cada uma das três melhores amigas desafiando-as a enfrentarem os seus maiores medos. Sarah, uma enfermeira da assistência internacional, terá de cruzar meio mundo até reencontrar o único homem que realmente amou. Kate, a dona de casa e mãe a tempo inteiro, terá de se confrontar com o medo das alturas; o skydiving será uma revelação para Kate em todos os sentidos. E Jo, a mulher da sólida carreira no mundo dos media, aquela para quem a maternidade não é tema de conversa, fica com a mais aterrorizadora das tarefas: cuidar da filha de Rachel, a pequena órfã Grace. Ainda mal acreditando no desaparecimento da amiga, as três mulheres percebem que o legado de Rachel vai permanecer nas suas vidas e que ela jamais morrerá nos seus corações.

Destaques Planeta

Dois livros práticos e dois romances que continuam o sucesso de autores já conhecido foram as edições Planeta deste mês que termina.




O Anjo Perdido (Javier Sierra)

«Um romance que transcende a ficção e se converte, em si mesmo, numa valiosa realidade.» Más Allá Um segredo que pode mudar o destino da Humanidade.

Um thriller vertiginoso que mistura história, ciência e mitologia e transporta o leitor numa aventura que jamais esquecerá.
Conhecido do público português pelos livros A Última Ceia, A Senhora do Manto Azul, e A Rota de Santiago, Javier Sierra é o único escritor espanhol contemporâneo que conseguiu chegar ao top ten dos livros mais vendidos nos Estados Unidos..
«Acontecem coisas tão espectaculares neste romance e a um ritmo tão vertiginoso que o leitor se torna cúmplice nas redes do verossímil literário que Sierra tece de forma  minuciosa.» La Razón
«Uma experiência de alta voltagem.» La Vanguardia

Para escrever O Anjo Perdido, Javier Sierra escalou o monte Ararat, de mais de cinco mil metros de altitude, precisamente o local onde a acção no livro atinge um inesperado clímax.
Um thriller emocionante.
Uma viagem repleta de história e mistério.

Enquanto trabalha na restauração do Pórtico da Glória de Santiago de Compostela, Julia Álvarez recebe uma notícia devastadora: o marido foi sequestrado numa região montanhosa do Nordeste da Turquia.
Sem o desejar, Julia vê-se envolvida numa intriga ambiciosa à escala mundial, para controlar duas pedras antigas, que aparentemente permitem o contacto com entidades sobrenaturais, desde uma misteriosa seita oriental até ao presidente dos Estados Unidos.






Origens - Os Diários de Stefan - Volume I (L. J. Smith)

Baseados na popular série televisiva da CW TV inspirada nos romances de L. J. Smith, Os Diários de Stefan revelam o que de facto aconteceu entre Stefan, Damon, e Katherine; e como teve início o triângulo amoroso das Crónicas Vampíricas.

Um triângulo amoroso que se estenderá por toda a eternidade…
Estamos no ano de 1864 e prossegue a Guerra Civil. Mas Stefan Salvatore trava aos dezassete anos o seu próprio combate.
Noivo de alguém que não ama, Stefan apaixona-se por uma misteriosa rapariga chamada Katherine.
Com os seus caracóis lustrosos e olhos castanhos maliciosos, Katherine é bela e sedutora… mas possui também um negro segredo: é vampira.
Depois do sucesso com a série Crónicas Vampíricas, uma referência na literatura juvenil de terror, L. J. Smith, inicia agora uma nova trilogia, desta vez protagonizada por Stefan. 
A autora já vendeu mais de 30 000 livros em Portugal





Tomar a Iniciativa (Seth Godin)

Este livro é o pronto de viragem para mudar a vida de cada leitor.
Mandamos os miúdos para a escola e ficamos obcecados com os resultados que obtêm nos testes e a sua capacidade de se «encaixarem».
Pomos um anúncio para um emprego e exigimos experiência, universidades famosas e um historial de evitar o fracasso.
Investimos em empresas com base nos resultados do último trimestre, não naquilo que vão fazer no futuro. Então por que motivo nos surpreendemos quando tudo se desmorona? 
A nossa economia não é estática, mas agimos como se fosse. O nosso lugar no mundo é definido pelo modo como instigamos e provocamos e por aquilo que aprendemos com os acontecimentos de que somos causadores. 
Num mundo repleto de mudança, é isso que conta – a sua capacidade para criar e para aprender com a mudança. 
Tomar a Iniciativa é um manifesto sobre a produção de um bem escasso, e por isso valioso. Exige que deixe de esperar que lhe façam o mapa do caminho a seguir, que desenhe o seu próprio mapa.
Você sabe como se faz, já o fez antes, mas ao longo do percurso alguém o dissuadiu de continuar. Despache-se.

«É fácil perceber porque é que as pessoas pagam para verem o que ele tem para dizer.» New York Times
«Milhares de autores escrevem livros de negócios todos os anos, mas apenas um pequeno grupo chega ao estrelato. Ou melhor, apenas um, para ser exacto. Godin consegue a combinação perfeita entre pensamento intuitivo e um grande sentido de humor.» Business Week

Seth Godin, um guru do marketing e dos negócios, considerado o blogger mais influente do mundo, concentra a sua larga experiência neste livro que nos ensina e encoraja a seguir em frente, a ter fibra e paixão de realizar.
Numa linguagem directa e simples, Tomar a Iniciativa é um estímulo à nossa capacidade de agir, de inventar e de não seguir o status quo. 
Este livro incita-nos a avançar.




O caminho da esperança (Stéphane Hessel e Edgar Morin)

Em Indignai-vos! e Empenhai-vos!, Hessel proclama a necessidade de dar um passo em frente, se queremos mudar o que não nos agrada na nossa vida social e política. 
Neste novo livro, decidiu conversar com o filósofo Edgar Morin para «denunciar os caminhos perversos de uma política cega que nos conduz ao desastre, e enunciar uma via política para a salvação pública; uma esperança nova»

«Uma obra de dois veteranos, resistentes e “jovens” autores de êxito, que reafirmam o seu compromisso e apregoam a exigência da cidadania» Le Figaro

Hessel e Morin, de 94 e 90 anos respectivamente, não perderam a vivacidade do espírito de luta combativa na Resistência, e apregoam a uma só voz «uma política de desejar viver e do reviver que nos arranque de uma apatia e de uma resignação fatais».
Os dois nonagenários apelam a que se ultrapassem as barreiras ideologicas para se encontrarem soluções para a Europa saia da crise. Através de propostas concretas ensinam como a criação de um governo mundial, a revitalização da solidariedade, a criação de Casas de Fraternidade, o desenvolvimento da economia plural, assim como a implementação da reforma laboral e democratização do ensino e, sempre que necessário, a procura do bem estar que tem grande importância para as pessoas.
«Hessel provoca um clique, Morin indica o caminho» Télérama

«Esta é a história maravilhosa de “um velho homem de 94 anos”, como ele gosta de se apresentar. Stéphane Hessel, ex-embaixador, ex-deportado, ex-combatente da França livre, escritor e poeta, transformou-se num verdadeiro globetrotter» Le Monde


Destaques Esfera dos Caos

A Esfera do Caos preencheu o mês de Maio com três lançamentos onde destacaria o título de Nuno Pereira sobre a depressão, uma doença cada vez espalhada entre a população mundial e que poderá tornar-se numa epidemia em tempo de crise.



Do desespero ao bem-estar (Nuno Pereira)
Este livro trata da depressão e da felicidade: dois temas distintos, mas complementares. O primeiro tema, a depressão, segue um modelo centrado na doença, e o outro, a felicidade, um modelo que se baseia nas determinantes da saúde.
As pessoas procuram não só livrar-se da depressão, como também melhorar o seu bem-estar psicológico. Querem reduzir o estado negativo a um estado neutro — garantindo ausência de sofrimento —, mas também querem acrescentar valor positivo à sua existência — alcançando uma situação ótima de bem-estar.
Nesta obra, o doente depressivo e todos os que o apoiam — familiares e amigos — encontram explicações e esclarecimentos que complementam a informação dada pelo terapeuta na consulta.

UM PEQUENO MANUAL SOBRE A DEPRESSÃO — AS SUAS CONSEQUÊNCIAS, AS SUAS CAUSAS E AS DIFERENTES TERAPÊUTICAS —, MAS TAMBÉM SOBRE AS VIAS QUE ASSEGURAM FELICIDADE. 




Corpo e pós-modernidade (Luís Coelho)


Tendo originado já grandes querelas, o conflito modernismo versus pós-modernismo é nesta obra revisitado numa síntese única e original. Partindo das relações que as «indústrias do corpo» estabelecem tanto com o capitalismo como com a nova e emergente idade pós-moderna, este livro abre-nos um caminho lógico e gradual no sentido da aceitação de uma nova atitude — pós-moderna — e de uma realidade — multi-complexa e multi-dimensional — que nos obrigam a reavaliar muitas ideias que até agora aceitámos passivamente.

O que surpreende nesta obra — e aquilo que a torna inovadora — é a síntese de temas que têm gerado polémicas, por muitas vezes terem sido mal compreendidos. Será o «fitness» uma grande ilusão? Será o «wellness» uma indústria de alienação? E que relação existe entre a corporeidade e o dealbar da pós-modernidade?





Idades (Ana Wiesenberger)

Em Idades é possível encontrar o percurso de uma vida num caleidoscópio de imagens. Adivinha-se, por entre as páginas, a miúda traquinas e vivaça, a adolescente sedenta de vida, a mulher adulta à procura da realização pessoal e do amor, e a figura algo andrógina de meia-idade, dobrada pela doença e pelo medo da morte.
Todavia, Idades é muito mais do que isso: vai conduzir o leitor a uma cumplicidade de sorrisos e recordações há muito esquecidas num canto da mente.
Não há nesta obra um promontório de dor e desilusão, mas antes uma promessa de transcendência e vitória, de transformação e sentido perene.

Idades não é uma bola de cristal que permite entrever uma vida através dos seus momentos mais emblemáticos, assinalados pela voz dos poemas. Idades é um espelho mágico em que o leitor se pode ver e amar enquanto sujeito ao comungar de um modo directo ou indirecto das respirações da poetisa.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Destaques Esfera dos Livros

Visões do Passado e do Presente marcaram o mês de Maio da Esfera dos Livros. Fiquem com todos os títulos que a editora lançou.


D. Maria II (Isabel Stilwell)
Com apenas 7 anos, Maria da Glória torna-se rainha de Portugal. Um país do outro lado do oceano que nunca havia pisado. A sua infância foi vivida no Brasil, entre o calor e os papagaios coloridos que admirava na companhia dos seus irmãos e da sua adorada mãe, D. Leopoldina. A ensombrar esta felicidade apenas Domitília, a amante do seu pai, imperador do Brasil e D. Pedro IV de Portugal. Em 1828 parte rumo a Viena para ser educada na corte dos avós. Para trás deixa a mãe sepultada, os seus adorados irmãos e a marquesa de Aguiar, sua amiga e protetora. Traída pelo seu tio D. Miguel, que se declara rei de Portugal, e a quem estava prometida em casamento, D. Maria acaba por desembarcar em Londres onde conhece Vitória, a herdeira da coroa de Inglaterra a quem ficará para sempre ligada por uma estreita relação de amizade. Aos 15 anos, finda a guerra civil, D. Maria pisa pela primeira vez o solo do seu país. Seria uma boa rainha para aquela gente que a acolhia em festa e uma mulher feliz, mais feliz do que a sua querida mãe. Fracassada a sua união com o tio, agora exilado, casa-se com Augusto de Beauharnais que um ano depois morre de difteria. Maria era teimosa, não desistia assim tão facilmente da sua felicidade e encontra-a junto de D. Fernando de Saxo-Coburgo-Gotha, pai dos seus onze filhos, quatro deles mortos à nascença.




Histórias bizarras de um mundo absurdo (João Ferreira)
A história de Portugal e do mundo está cheia de episódios fantásticos, brutais, manhosos, picantes ou mesmo bizarros, capazes de atrair as atenções e de ajudar a perceber como nos tornámos – nós e os nossos sete mil milhões de vizinhos – naquilo que somos. Depois do sucesso de Histórias Rocambolescas da História de Portugal, em 8.ª edição, o jornalista João Ferreira regressa à escrita para nos contar estas histórias surpreendentes. Reis, tiranos, traidores, bandidos e espiões, gente de carne e osso que foi protagonista de alguns episódios decisivos no curso da história de Portugal e da humanidade. Ao longo destas páginas, ficamos a conhecer como foi traçado o caminho marítimo para a Índia graças à intervenção de espiões ao serviço de D. João II, como foram forjadas falsificações odiosas por si mesmas e pelas atrocidades a que deram origem, como os venenosos Protocolos dos Sábios de Sião, e outras mais inofensivas mas espetaculares, como o caso dos falsos diários de Hitler; desmontam-se mitos como a Papisa Joana ou os que foram construídos à volta de D. Afonso Henriques; contam-se mortes misteriosas, como a de Sá Carneiro; fala-se de enigmas que, ao longo dos séculos, têm fascinado a humanidade, como as pirâmides do Egito.





O Banco (Marc Roche)
«Eu faço o trabalho de Deus.» Mesmo que seja suposto ser uma piada, esta frase do diretor-executivo do Goldman Sachs, Lloyd Blankfein, resume a sede de poder de O Banco: a firma que dirige o mundo no maior secretismo. Por detrás de uma lei do silêncio que nunca alguém ousou quebrar desde a sua fundação em 1868, o Goldman, ou GS, como se diz em Wall Street ou na City londrina – as duas grandes praças financeiras mundiais – pode realmente dominar o planeta? E se a resposta é «sim»… Como? A crise económica que começou no outono de 2008 atirou o Goldman Sachs, para as primeiras páginas dos jornais. O banco está em todo o lado: a falência do banco Lehman Brothers, a crise grega, a queda do euro, a resistência da finança a toda a regulação, o financiamento dos défices e até a maré negra do golfo do México. Sabia que o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, foi vice-presidente do Goldman Sachs International para a Europa entre 2002 e 2005. Ele era o «sócio» encarregado das «empresas e países soberanos», o departamento que tinha, pouco antes da sua chegada, ajudado a Grécia a maquilhar as suas contas graças ao produto financeiro «swap» sobre a dívida soberana. Que António Borges, dirigente da GS entre 2000 e 2008, foi diretor do Fundo Monetário Internacional, em 2010, funções que o levaram a supervisionar alguns dos maiores empréstimos da história da instituição: à Grécia e à Irlanda. Sabia que o atual presidente do Conselho italiano, Mario Monti, foi consultor internacional do Goldman de 2005 até à sua nomeação para a chefia do governo italiano.




Portugueses no holocausto (Esther Mucznik)
Baruch Leão Lopes de Laguna, um dos grandes pintores da escola holandesa do século XIX, judeu de origem portuguesa, morreu em 1943 no campo de concentração de Auschwitz. Não foi o único, com ele desapareceram 4 mil judeus de origem portuguesa na Holanda, que acabaram nas câmaras de gás. No memorial do campo de Bergen-Belsen consta o nome de 21 portugueses deportados de Salónica, entre estes Porper Colomar e Richard Lopes que não sobreviveram. Em França, José Brito Mendes arrisca a sua vida, escondendo a pequena Cecile, cujos pais judeus são deportados para os campos da morte. Uma história de coragem e humanismo no meio da atrocidade. Em Viena, a infanta Maria Adelaide de Bragança também não ficou indiferente ao sofrimento, e não hesitou em ajudar a resistência nomeadamente no cuidado dos feridos, no transporte de armas e mantimentos, tendo sido presa pela Gestapo. Esther Mucznik traz-nos um livro absolutamente original, baseado numa investigação profunda e cuidada em que nos conta a história que faltava contar sobre a posição de Portugal durante a Segunda Guerra Mundial.




Um Jardim para Cuidar (Teresa Chambel)

Cuidar do seu jardim é um verdadeiro prazer. Quer se trate de uma pequena varanda num prédio no meio da cidade, de um bonito terraço com vista para o mar ou de um quintal com alguns bons metros quadrados. Teresa Chambel, arquiteta paisagista, formadora em cursos de jardinagem e uma verdadeira apaixonada pela natureza, explica-nos tudo o que precisamos de saber para cuidar das nossas plantas.

- Que material devo comprar? Preciso de luvas, 

de pás e enxadas? 

- É preferível colocar relva em tapete ou plantar 

relva? 

- Para tapar a vista do meu jardim e ganhar alguma privacidade gostava de plantas arbustos, quais são os mais indicados?

- A minha varanda apanha muito sol e morre tudo o que lá ponho, o que faço? Só me apetece desistir…

- O que é que eu fiz de errado para a minha 

violeta morrer ao fim de poucas semanas? 

- Em que época do ano eu devo plantar a minha 

horta? 

- Quando devo regar as minhas plantas? Todos os dias?

- No Inverno mas vale desistir de jardinar, não é?

- Tenho uma pequena varanda, mas adorava plantar ervas aromáticas, como posso fazer? 

Com ilustrações passo-a-passo de como podar, cortar ramos, colocar terra e substrato num vaso, entre outras técnicas, e imagens das plantas mais utilizadas, este guia completo responde a estas e outras perguntas de forma clara e prática. 









A crise explicada às crianças (João Miguel Tavares)

Numa altura em que só se fala em crise, crise e mais crise, quem explica às crianças o que é essa coisa que a todos nos aflige? Este livro explica. E explica de acordo com a ideologia favorita de cada leitor: se prefere as justificações defendidas pela esquerda começa a ler o livro por um lado, se prefere as justificações defendidas pela direita começa a ler o livro por outro.

Os protagonistas são os mesmos dos dois lados – um urso gordo (o défice) e um enxame de abelhas furiosas (os mercados) –, mas as explicações para o estado a que o país chegou mudam bastante consoante o ponto de vista favorito do leitor e o sentido da sua leitura.

Escrito por João Miguel Tavares (autor de Os Homens Precisam de Mimo, membro do Governo Sombra e colunista do Correio da Manhã) e ilustrado por Nuno Saraiva (co-autor de Filosofia de Ponta e um dos mais prestigiados ilustradores portugueses), A Crise Explicada às Crianças é o livro que Vítor Gaspar gostaria de ter escrito para ler aos seus filhos antes de os pôr na cama.

Destaque Oficina do Livro

Há uma semana atrás a Oficina dos Livros lançou Promessas de Amor, o livro que valeu a Sherry Thomas o galardão de Melhor Romance Histórico dos prémios RITA, destinados a reconhecer o mérito dos livros inovadores dentro de género literários específicos.





Elissande Edgerton é uma mulher desesperada, uma prisioneira na casa do tio tirano. Apenas através do casamento pode ela reivindicar a liberdade por que anseia. Mas como encontrar o homem perfeito?
Lorde Vere está habituado a armadilhas irresistíveis. Como agente secreto do governo, localizou alguns dos criminosos mais tortuosos em Londres, enquanto mantém a sua fachada de solteirão idiota e inofensivo. Mas nada pode prepará-lo para o escândalo de ser apanhado por Elissande.
Forçados a um casamento de conveniência, Elissande e Vere estão prestes a descobrir que não são os únicos com planos secretos. Com a sedução como única arma - e um segredo obscuro do passado a pôr em risco as vidas de ambos – poderão eles aprender a confiar um no outro, mesmo enquanto se entregam a uma paixão que não pode ser negada?

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Destaques Bertrand

O fim do mês traz mais novidades Bertrand. Aqui ficam elas, com destaque para o continuado trabalho da editora em trazer Aquilino Ribeiro de volta à atenção do público.




Crueldade a Nu (Colleen McCullough)


Da autora de Tim, Pássaros Feridos e A Independência de Uma Mulher.

Carmine Delmonico regressa em mais um thriller de leitura compulsiva.
Em 1968, a América é um país em convulsão e o subúrbio de Carew está a ser aterrorizado por uma série de violações. Quando uma das mulheres arranja finalmente coragem para falar e se dirige à polícia, o violador passa a matar as vítimas seguintes. Para Carmine, parece ser um caso sem quaisquer pistas. Além de que o Departamento de Polícia de Holloman se está a debater com os seus próprios problemas.
Enquanto o assassino traça os seus planos, Carmine e a sua equipa têm de usar todos os recursos ao seu dispor para conseguirem desvendar este caso brutal.





Arcas Encoiradas (Aquilino Ribeiro)


A Bertrand continua a (re)publicar as grandes obras de um dos nomes de referência nas letras portuguesas: Aquilino Ribeiro.
Os estudos etnográficos de Aquilino Ribeiro sobre o Interior português deram origem a Arcas Encoiradas.

«Ainda no quintalejo da planície, mormente na casa há mocinha louçã, ver-se-á luzir a de Alexandria, a dália, o crisântemo bastardo, o nome de despedidas do verão; na horta ser além da couve galega, do cebolinho, dos colondros quando muito medram a alosna, o aipo, a arruda, o alecrim, a alfazema, que entram no condimento das mezinhas com que é vezo seu ou era da sua medicar-se. Mas se a árvore de fruto está na do meio da leira porque a sombra prejudica ao cultivo, com razão dobrada não entra ali planta viva apenas para mimo dos olhos. Ama a terra amor entranhadamente egoísta e a ferocidade lobo insatisfeito. Não lhe toquem no talhadoiro águas; cuidado, a charrua do vizinho não desvie o marco um centímetro para a banda; que a cabra pobre não lhe roa as duas fêveras que se inclinam para o baldio; sem licença não pisem o que é e paga boa décima ao “cães da Fazenda”!»






Aníbal - Cartago e o Pesadelo da República Romana (Robert L. O’Connell)


O’Connell revela de que modo a lenda de Canas tem inspirado e assombrado líderes militares desde então, e as lições que podemos aprender para as nossas guerras presentes e futuras.
Durante milénios, o triunfo de Cartago sobre Roma na Batalha de Canas em 216 a.C. tem inspirado grande respeito e admiração. Foi uma batalha que obcecou lendárias mentes militares, inúmeros exércitos tentaram imitá-la, principalmente na Primeira e na Segunda Guerra Mundial. Contudo, nenhum general conseguiu chegar aos calcanhares desta inesperada, inovadora e brutal vitória militar de Aníbal, naquele que foi o mais custoso dia de combate para qualquer exército da História.
Robert L. O’Connell, um dos nomes mais admirados em História Militar, conta-nos, pela primeira vez, toda a narrativa da Batalha de Canas, dando-nos um entusiasmante relato da batalha apocalíptica da Segunda Guerra Púnica, assim como as suas causas e consequências.
O’Connell demonstra como uma inquieta Roma juntou um gigante exército para castigar o magistral comandante de Cartago, que lhes infligira golpes mortais em Trébia e no Lago Trasimeno. O’Connell descreve a estratégia de Aníbal em cegar os adversários com sol e poeira, envolvendo-os num abraço mortal e fechando-lhes os caminhos de fuga, antes de lançar uma massiva luta de espadas que mataria 48 mil homens. Aníbal – Cartago e o Pesadelo da República Romana transmite de forma brilhante de que modo este ponto central da História de Roma acabou por conduzir à ressurreição da República e à criação do seu império.
Pesquisada de forma soberba e escrita com inteligência e erudição, esta obra é o relato definitivo de uma batalha cuja história continua a ressoar.

Destaque Marcador

Para moradores de Lisboa que queiram ainda descobrir alguns segredos da cidade ou para visitantes ocasionais, a Marcador lança um guia para passeios a pé pela capital.
Fiquem com uma ideia do que lá podem encontrar seguindo este link.





Um prático guia de consulta que inclui todas as ruas, vielas, praças, pracetas, estradas e azinhagas de Lisboa.
Com a informação disposta por ordem alfabética, acompanhada de mapas de fácil orientação, o Roteiro das Ruas de Lisboa é uma peça essencial para quem se quer orientar, passear ou simplesmente viver cada recanto da nossa capital.
Além da informação sobre a localização e orientação das ruas, este prático guia inclui ainda uma sugestão de vários passeios a pé em Lisboa.

domingo, 27 de maio de 2012

Eterna Saudade (Lia Habel)

Este é o primeio livro que leio que tem como personagem central um zombie.
A imagem que eu tinha dos zombies era a imagem que a maior parte das pessoas tem e que vem quer da própria mitologia, quer dos filmes de terror: como mortos-vivos sem racionalidade e com fome de carne humana.
Logo, confesso que não esperava muito, à partida, de um romance entre uma humana e um zombie, além de não ser particularmente fã de histórias passadas no futuro. No entanto, este livro foi uma surpresa completa.
Desde logo porque este futuro não apresenta uma sociedade completamente moderna. Pelo contário, apresenta-nos uma sociedade divida entre pessoas fortemente conservadoras e antiquadas que se assemelham às da antiga sociedade victoriana e punks, um grupo menos moralista que se interessa pela ciencia e dá pouco valor aos padrões morais. Ambos os grupos lutam pela supremacia e por impôr os seus pontos de vida um ao outro.
Existem ainda os zombies, eles próprios divididos entre uns que são criaturas irracionais e violentas e outros que mantém as suas faculdades mentais. Os zombies são usados por ambos os grupos de humanos para atingir os seus objectivos e ambições.
É desta forma que Nora, uma jovem da alta sociedade vitoriana que volta a casa de férias de colégio interno onde anda, conhece Bram um rapaz zombie que tem como missão proteger Nora dos zombies violentos.
Os dois distinguem-se do grupo social a que pertencem, Nora não se identifica com a antiquada sociedade a que pertence e e Bram não se contenta em levar uma vida igual à dos outros zombies.
É impossivel não nos apaixonarmos por uma história de amor tão envolvente, pois apesar de ambos pertecerem a mundos tão diferentes é obvio que têm muto mais a ver um com o outro do que com o grupo a que ambos pertencem. É com uma escrita sagaz, actual e bem humorada que autora nos mostra um amor que nasce da inconformidade, um amor impossivel contado numa história futurista, mas tão antiga e ao mesmo tempo tão actual que se torna intemporal.
É de facto um livro que se destaca do panorama da actual escrita para jovens adultos pela sua originalidade, humor irreverente e personagens incorformistas que nos dão uma história de amor de beleza rara.



Autor: Lia Habel


Editora: Contraponto


Páginas: 408


Género: Ficção Científica / Fantasia / Romance

sábado, 26 de maio de 2012

Destaques Presença

A Presença marca, como sempre, forte presença nas estantes das livrarias. A segunda metade deste mês traz várias novidades, das quais destaco agora algumas, sobre com um romance de Henning Mankell - um dos pioneiros do que conhecemos como "Policial Nórdico".




 Sapatos Italianos (Henning Mankell)
Fredrik Welin passou os últimos doze anos da sua vida numa ilha do Báltico rodeada de gelo, tendo como única companhia o seu cão e a sua gata, e como única visita o carteiro. Um dia, vê uma figura aproximar-se lentamente e percebe que nada voltará a ser o mesmo. A pessoa que vem perturbar o seu exílio autoimposto é Harriet, a mulher que ele abandonou sem qualquer explicação há quase quarenta anos. Harriet diz vir obrigá-lo a honrar uma promessa que ele lhe fizera, mas Fredrik está prestes a descobrir que o seu reaparecimento esconde outra surpresa...

Sapatos Italianos é o novo romance de Henning Mankell, autor do protagonista da série televisiva Wallander, e cujas obras já venderam mais de 30 milhões de exemplares em todo o mundo.




Lisboa 1939-1945 (Neill Lochery)
 Lisboa foi, durante a Segunda Guerra Mundial, o centro da espionagem e da intriga internacionais, e a única cidade europeia onde Aliados e potências do Eixo operavam à luz do dia e se vigiavam mutuamente. Era a Casablanca real, com todos os ingredientes de uma glamorosa intriga ficcional – manobras de bastidores, traições, um próspero mercado negro, romances tumultuados, espiões de ambos os lados da guerra, refugiados, banqueiros, diplomatas, elementos da realeza europeia exilada e da alta sociedade, escritores e artistas que se cruzavam nos hotéis e cafés do centro da cidade ou da idílica costa do Estoril. Sobre este cenário de filme noir dominam dois protagonistas – Salazar e a destreza política com que joga, no finíssimo fio da navalha, a neutralidade e a soberania portuguesas.

Numa obra brilhante e extremamente bem documentada, Neill Lochery oferece-nos a oportunidade única de visitar Lisboa na época em que foi chamada de Cidade da Luz.




Compreender os Adolescentes (Helena Fonseca)
Falar de adolescência implica necessariamente falar de diversidade, isto é, da maior ou menor turbulência com que este período da vida pode ser vivido. Em Compreender os Adolescentes, Helena Fonseca debruça-se sobre os diversos cenários - família, escola e amigos na vida do adolescente - que constituem áreas privilegiadas de interação e de promoção de estilos de vida mais saudáveis. Para nos ajudar a compreender melhor o que se passa nesta faixa etária, Helena Fonseca vai buscar ao seu conhecimento científico e à prática clínica diária exemplos para o ilustrar. Não nos podemos esquecer que é nos mais novos que reside uma das maiores forças que fazem mover uma casa, a escola, uma comunidade, um país, o mundo...



Livreiros Franceses do Delfinado em Portugal no século XVIII (Fernando Guedes)
Livreiros Franceses reúne o essencial de todos os trabalhos que o autor produziu e publicou sobre esta temática que o fascinou ao longo de um quarto de século. Trata-se de uma edição reelaborada que integra também outros textos inéditos e originais, e com a qual o autor dá por terminados os seus trabalhos sobre o tema. Foram mais de duas dezenas de franceses, quase todos naturais do Delfinado, que, essencialmente na primeira metade do século XVIII, vieram instalar-se em Portugal e abrir as suas tendas como mercadores de livros. Bertrand, Borel, Aillaud, Martin, Dubeux, Rey, Orcel e Semion são os nomes de algumas dessas famílias cujos percursos de vida ficamos a conhecer nas páginas desta obra admirável.




Ganhar com as Apostas Desportivas (Paulo Rebelo)
Ganhar Com as Apostas Desportivas, é um guia que pretende ser uma orientação e um curso prático para todos aqueles que querem arriscar e ganhar com as apostas desportivas nas várias vertentes. Com a vantagem de poder ser utilizado por quem já é um habitual apostador e por quem nunca fez uma única aposta na vida e quer aprender com fazê-lo com sucesso.
Em centenas de páginas, o autor ensina o leitor através de dicas, truques, casos práticos, formulas e gráficos, a conseguir perceber melhor as regras, e apostar para ganhar de forma conscienciosa.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Destaques Porto Editora

A Porto Editora dá-nos a hipótese de conhecer, a partir de hoje, um autor grego contemporâneo: Alexis Stamatis.
Bar Flaubert é um dos seus mais importantes romances e num momento em que, da economia à sociedade, tanto nos liga à Grécia, vale a pena descobrir o que se escreve pelos países europeus periféricos (no que à literatura diz respeito, pelo menos).





Yannis Loukas é um jornalista freelancer, filho de um prestigiado escritor, que aceita ajudar o pai a compilar uma autobiografia. Esquadrinhando o arquivo pessoal da família, Yannis descobre um misterioso manuscrito intitulado Bar Flaubert, cuja publicação o pai tinha recusado alguns anos antes. Ao lê-lo, a sensação de que alguém transpôs para o papel os seus sentimentos mais íntimos e secretos leva Yannis a querer encontrar o autor, um homem chamado Loukas Matthaiou. Mas quem é de facto esse homem e por que razão todos os que com ele se cruzaram parecem de alguma forma ter sido marcados pela sua personalidade carismática? Seguindo as pistas que Matthaiou foi deixando ao longo do seu livro, a vida de Yannis irá sofrer uma reviravolta imprevisível, numa demanda que cruza as fronteiras da ficção com a realidade.

Destaque Planeta

A Planeta Manuscrito lança hoje um livro do autor espanhol, Javier Sierra. Longe de ser um desconhecido entre nós - tinha já sido editado pela Presença e pela Bertrand - é um autor que se move dentro do género do thriller histórico que tem sido muito bem recebido pelo público.






Enquanto trabalha na restauração do Pórtico da Glória de Santiago de Compostela, Julia Álvarez recebe uma notícia devastadora: o marido foi sequestrado numa região montanhosa do Nordeste da Turquia. Sem o desejar, Julia vê-se envolvida numa intriga ambiciosa à escala mundial, para controlar duas pedras antigas, que aparentemente permitem o contacto com entidades sobrenaturais, desde uma misteriosa seita oriental até ao presidente dos Estados Unidos.
Javier Sierra mergulha-nos num mundo em que história, magia, tecnologias antigas e ciência de ponta se combinam num thriller evocativo, documentado e muito original.
Uma obra que abandona todos os convencionalismos do género, reinventando-o e mergulhando o leitor numa aventura que não esquecerá.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Destaques Bertrand

A Bertrand abriu este mês com várias novidades. Aqui as deixo para que todos saibam o que já podem encontrar nas livrarias.


Akkarin (Trudi Canavan)

Depois de A Guilda dos Mágicos e A Iniciação, chega o terceiro e último volume de A Trilogia do Mágico Negro.
Sonea percorreu um longo caminho desde que era apenas uma criança pobre, detentora de um incrível poder por explorar. Conquistou o respeito, ainda que amargo, dos seus colegas noviços e um lugar na Guilda dos Mágicos. Mas há muita coisa que gostaria nunca ter descoberto – aquilo que testemunhou, por exemplo, na câmara subterrânea do misterioso Senhor Akkarin… e o conhecimento de que a Guilda era observada de perto por um antigo e temível inimigo.
Ainda assim, não ousa ignorar as terríveis verdades que o Supremo Lorde partilhará com ela, mesmo temendo que possa ser um truque, um esquema de modo a poder usar os seus fantásticos poderes para realizar os seus mais obscuros objetivos. Pois Sonea sabe que o seu futuro está nas mãos de Akkarin e que só nas escuridão conseguirá atingir a verdadeira grandeza… se sobreviver.

Lodolândia! (Karen Russell)

Finalista do Orange Prize e Livro do Ano para o New York Times, Lodolândia! integrou a shortlist de três livros que estavam nomeados para o prémio Pulitzer de ficção 2012. Este ano nenhum ganhou mas esta é uma grande distinção para o primeiro romance desta jovem escritora.
Ava Bigtree, de treze anos, viveu a vida inteira na Lodolândia!, a ilha onde a sua família gere o parque temático de luta com jacarés. Mas quando a mãe, a estrela do espetáculo, morre inesperadamente, a família mergulha no caos. O avô tem de ser levado para um lar depois de morder um turista que, por acaso, era um importante advogado. O pai parte para o continente numa «viagem de negócios». A irmã Ossie apaixona-se por um fantasma e foge para se casar com ele, enquanto Kiwi, o irmão de dezassete anos, vai trabalhar para o Mundo das Trevas, o novo parque temático no continente que é o grande rival da Lodolândia!
Sozinha na ilha, até à chegada do estranho Passarinheiro, Ava parece ser a única a manter a esperança e a fibra necessárias para mudar o futuro. Mas poderá a sua ousada odisseia pelos pântanos salvar a família?






Gaiola de Fantasmas (Cecília Honório)

Deputada e professora, Cecília Honório estreia-se na ficção com uma história que junta dois personagens muito próximos, também na vida real: jornalismo e política.
«Não deixei, ao longo dos anos, de sonhar com o senhor que morreu ao cair da cadeira, sempre aterrorizada pela dúvida: se era a cara fria dele, a cara de morto que tinha sempre visto na televisão, porque é que o morto-vivo e o vivo-morto tinham a voz do padre António?!
E o fantasma tinha sobrevivido à Revolução, Salazar e o pároco boiando em fragmentos no nevoeiro dos meus terrores noturnos da adolescência. E só muitos anos depois é que eu percebi que os cravos não matam os fantasmas.»
“Líderes da oposição misteriosamente desaparecidos, escreveu e apagou. Os líderes de esquerda e de direita dos dois partidos fora do arco do governo encontram-se em parte incerta e não irão às urnas no próximo mês. Apagou (arco de hemisfério, urnas de enterro, prognóstico a mais.) Escandaloso desaparecimento de líderes de oposição empobrece a democracia e compromete as próximas eleições. Mostrou ao editor de política nacional, que franziu o sobrolho e lhe disse para começar pelo fim, que logo se via o princípio. (…) Líderes da oposição não vão às urnas nas próximas eleições, escrevia, quando o chefe lhe segredou nas costas ou arranja sangue ou isso pouco interessa, agora.” (pág. 7)

Daan – Um cão português com patinhas de veludo (Tessa de Loo)

Autora de grandes romances, desta vez Tessa de Loo mostra-nos um pouco da sua vida, contando-nos a sua história de amizade com o cão português que conquistou o seu coração e que a levou a conhecer melhor a natureza algarvia e os portugueses.
Tessa de Loo, a célebre escritora holandesa que vive no Algarve, conheceu o cão da sua vida quando ele tinha apenas um ano, mas, apesar de tão jovem, o épagneul bretão já tinha sofrido muitos maus-tratos na sua breve vida como cão de caça. O cachorro traz sentido e conteúdo aos passeios de Tessa e, juntos, descobrem o campo em redor da casa da autora. É com ele que a escritora verdadeiramente conhece Portugal e os portugueses. Quando Daan morre, Tessa enterra-o por baixo de uma figueira; mas é neste livro que ele continua a viver.
Uma história comovente de uma das autoras europeias mais queridas dos leitores.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Destaque Porto Editora

Foi para as livrarias, no passado dia 10, um livro apontado ao público juvenil que promete quebrar a uniformidade que este público tem conhecido com muitas sagas de fantasia urbana.
Divergente, assim se chama o livro de Veronica Roth, está no campo da ficção científica, embora o futuro que propõe seja reconhecível pelos seus leitores.
Foi considerado por muitos revendedores o melhor livro do ano e os seus direitos para Cinema foram vendidos ainda sem o livro ter sido impresso.
Sinais de que deve conseguir repetir por cá o muito sucesso que tem nos restantes países onde foi lançado.






Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.
Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se apaixona por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo e que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama ou acabar por destruí-la.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Destaques Presença

Deixo aqui os destaques mais importantes de entre as edições pertencentes à primeira quinzena de Maio da Editorial Presença.




O Perraultimato (Filipe Faria)

As estórias são conhecidas de todos: sapatinhos de cristal, maçãs envenenadas, príncipes encantados e lobos maus; e todos sabem que, no fim, os que mereciam viveram felizes para sempre. Então porque é que isso não aconteceu? Para responder a esta pergunta, Borralheiro, acompanhado por quatro outras figuras do imaginário popular europeu - a imprevisível Capuchinho, o misterioso Aprendiz, a atormentada Vasilisa e o perigoso Burra -, embarca numa inesquecível aventura em O Perraultimato, o primeiro volume da distopia folclórica Felizes Viveram Uma Vez.





O Monstro de Florença (Mario Spezi e Douglas Preston)

Em 2000, Douglas Preston mudou-se para uma pequena villa nas colinas a sul de Florença. Um amigo apresentou-o a Mario Spezi, um repórter criminal lendário que conhecia a fundo a polícia, e foi a partir desse encontro que Preston soube dos crimes do Monstro de Florença. Profundamente intrigado com esta série de duplos homicídios que se desenrolaram entre os anos 70 e 80 e tiveram como vítimas casais enamorados abatidos em momentos românticos, Preston inicia com Spezi uma investigação por conta própria que os levará aos meandros mais bizarros da mente criminosa e da incompetência policial. O Monstro de Florença é um relato verdadeiro e absolutamente fascinante.

Considerado o melhor livro do ano pela amazon.com




Receitas em 15 minutos (Margarida Magalhães)

Se é daquelas pessoas que acham que um prato bem confecionado exige uma infinidade de tempo, desengane-se! Neste seu novo livro, Receitas em 15 Minutos, Margarida Magalhães mostra-nos que 15 minutos são o tempo suficiente para executar pratos saudáveis e absolutamente deliciosos. Tal como aconteceu no seu livro anterior, Receitas a 1 € (por pessoa), a autora propõe-nos uma série de receitas irresistíveis, só que desta vez todas elas com o tempo de preparação de 15 minutos. Surpreenda a família e os amigos com estas fantásticas ideias gastronómicas sem perder uma eternidade na cozinha.





Culinária Portuguesa (António Maria de Oliveira Bello)

Descubra as sopas mais tradicionais como a canja; o caldo verde; a sopa do cozido; as sopas de peixe. Os magníficos pratos de peixe e de crustáceos provenientes da costa portuguesa - bem grelhados ou em sumptuosas caldeiradas. Da marítima sardinha assada até à fluvial lampreia à moda do Minho. No que toca às carnes, apresenta-se, por exemplo, o cozido à Portuguesa, o lombo de porco à Alentejana, ou ainda, na caça, o peru recheado à Lisboeta e o pato com arroz no forno. Entre os vegetais, temos o puré de couve-flor coberto com molho de suco de espinafres, o feijão-verde e as ervilhas guisadas à Portuguesa e ainda os variados esparregados. Dedica-se ainda particular atenção aos queijos nacionais, da Serra da Estrela até aos Açores, e além disso, também os nossos vinhos, de fama mundial, como são, por exemplo, os vinhos do Porto e da Madeira.

Culinária Portuguesa é uma compilação das mais distintas especialidades da nossa culinária. O autêntico receituário português pelo fundador da Sociedade Portuguesa de Gastronomia.

terça-feira, 8 de maio de 2012

O Circo dos Sonhos - Vencedor do passatempo




Algum atraso, meramente porque houve um problema de comunicação com o email onde se confirmava o nome da vencedora.
Trata-se de uma repente e, pelo que deduzo, uma fiel leitora. Obrigada pela confiança.


Magda Fernandes


Parabéns! O livro vai-te chegar a casa directamente da editora e, tenho a certeza, que te trará enorme prazer!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Destaque Dom Quixote

Na próxima segunda-feira a Dom Quixote vai lançar mais um livro de José Eduardo Agualusa na sua sempre importante colecção "Autores de Língua Portuguesa".
O livro chama-se Teoria Geral do Esquecimento e podem aproveitar para conhecer um pouco do livro lendo um trecho aqui ou ouvindo o escritor ler um dos capítulos num vídeo que fez para a revista Sábado, aqui.





Luanda, 1975, véspera da Independência. Uma mulher portuguesa, aterrorizada com a evolução dos acontecimentos, ergue uma parede separando o seu apartamento do resto do edifício – do resto do mundo. Durante quase trinta anos sobreviverá a custo, como uma náufraga numa ilha deserta, vendo, em redor, Luanda crescer, exultar, sofrer.
Teoria Geral do Esquecimento é um romance sobre o medo do outro, o absurdo do racismo e da xenofobia, sobre o amor e a redenção.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Destaque Porto Editora

A partir de hoje está à venda o livro Peso, uma questão de peso, um manual para emagrecer que preza a educação nutricional acima de tudo, mas não só.
O livro inclui planos alimentares, tabelas de calorias de vários alimentos, receitas saudáveis, truques para aumentar a saciedade e para escolher a roupa que mais favorece cada pessoa.
O livro foi escrito por Paula Veloso e Teresa Maia. São ambas nutricionistas desde 1991 e Paula Veloso já tinha publicado o livro Dieta sem castigo, nomeado a "Melhor livro de cozinha para crianças e família" pelo World Cookbook Awards, um concurso internacional da responsabilidade da Gourmand International que pretende premiar os melhores livros de cozinha e de vinhos do mundo.

As apresentações do livro passarão por Gaia e Lisboa, a 4 e 12 de Maio, respectivamente.
Em Gaia decorrerá pelas 18h30 no El Corte Inglés e a apresentação será conduzida pelo Dr. Lima Reis. Em Lisboa, pelas 18h, na Feira do Livro, Ana Mesquita faz a apresentação no espaço da editora.

Podem aproveitar para ficar com uma melhor ideia da abordagem do link lendo algumas das páginas aqui: http://recursos.portoeditora.pt/recurso?id=3359531




Quando se perde peso, é para ganhar saúde, nunca para a perder. Não se resigne nem arranje desculpas: com a ajuda certa, emagrecer pode ser bem mais fácil do que imagina.

Neste livro vai encontrar planos alimentares, tabelas de calorias para os alimentos mais comuns, truques para aumentar a saciedade e diminuir o consumo alimentar e ainda dicas para escolher a roupa que mais favorece a sua silhueta. Grandes ideias para mudar pequenos hábitos e toda a motivação de que precisa para acabar com aqueles quilos a mais. Porque o mais importante de tudo é a sua saúde, o seu bem-estar. Perder e manter o peso, de uma forma saudável e sem esforço, é a proposta deste Peso, uma questão de peso. 

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Destaque Contraponto

No próximo dia 4 a Contraponto edita um segundo thriller da autoria de Giorgio Faletti, Eu sou Deus, depois de já ter editado por cá, em 2011, Eu Mato.
As emoções fortes devem continuar e os fãs ficarão voltarão a ficar empolgados com a escrita do autor italiano!





"Encontro um botão e pressiono-o com delicadeza. E outro. E mais outro.
Um instante ou mil anos depois, a explosão é um trovão sem tempestade, a terra que acolhe o céu, um momento de libertação.
Depois os gritos e a poeira e o barulho dos carros que chocam uns contra os outros e as sirenes que me avisam que, para muitas das pessoas que estão atrás de mim, chegaram ao fim os oito minutos.
Este é o meu poder.
Este é o meu dever.
Este é o meu querer.
Eu sou Deus."


Um serial killer aterroriza Nova Iorque. As suas ações não seguem os padrões conhecidos pelos criminalistas, escolhendo as vítimas totalmente aleatoriamente. Não lhes olha nos olhos enquanto morrem, mas também não o poderia fazer, pois ataca massivamente. As autoridades procuram desesperadamente um rosto, mas o assassino não tem rosto, nome, nem passado, nem futuro. Vivien Light, uma jovem detetive que esconde os dramas pessoais sob uma sólida imagem profissional, e Russel Wade, um repórter fotográfico com um passado que deseja esquecer, são a única esperança para deter este homicida – um homem que não pode ser responsabilizado pelos seus atos, um homem que acredita ser Deus.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Destaques Porto Editora


Na próxima quinta-feira, 3 de maio, estará à venda o romance A Mulher-Casa, segundo título de Tânia Ganho editado pela Porto Editora, depois de A Lucidez do Amor.
A história decorre em Paris e tem como figura central uma mulher combatendo a solidão depois de se ter sacrificado em nome do conceito mais redutor de "mulher de família".

A autora coimbrense estará à disposição dos seus fãs na Feira do Livro de Lisboa no domingo seguinte, 6 de maio, a partir das 15 horas.
A sessão de autógrafos prolongar-se-á tarde dentro até que, às 18 horas a autora estará lado a lado com Teolinda Gersão, Cristina Carvalho, Leonor Xavier e Manuela Gonzaga para o evento Porto de Encontro que é, no essencial, um momento para se estar à conversa com escritores.

Recomenda-se, também, a visita ao site da autora: http://www.taniaganho.com/


A Mulher-Casa (Tânia Ganho)

Ela é uma modista de chapéus pouco conhecida; ele, um ghostwriter de políticos menores e personalidades duvidosas. Quando trocam a pacata Aix-en-Provence pela imponente Paris, levam consigo toda uma bagagem de sonhos e promessas de glamour. Porém, o crescente sucesso profissional do marido depressa reduz Mara ao papel de mãe e dona de casa, arrastando-a para um abismo de solidão e desencanto., É então que se envolve com Matthéo, um jovem chef mais novo do que ela, e de súbito se vê enredada numa espiral de sentimentos contraditórios onde a lealdade, a luxúria e o dever encerram as agonizantes perguntas: poderá uma adúltera ser uma boa mãe? Poderá ela esperar que este amor proibido a salve de si mesma e da sua falta de fé?