quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Destaque Quetzal

O romance que venceu o Prémio São Paulo de Literatura 2013 e que foi, igualmente, finalista do Prémio PT de Literatura chega esta sexta-feira às livrarias pela mão da Quetzal.

Poderá muito bem acabar na lista de melhores dos anos quando 2014 chegar ao fim.




Barba Ensopada de Sangue
Daniel Galera

Um professor de educação física procura refúgio em Garopaba, cidade balnear de Santa Catarina, após a morte do pai. Afasta-se da relação conturbada com os outros membros da família e mergulha num isolamento geográfico e psicológico. Ao mesmo tempo, empreende a busca pela verdade no caso da morte do avô, o misterioso Gaudério, que teria sido assassinado, décadas antes, na mesma Garopaba.
Barba Ensopada de Sangue resgata e leva às últimas consequências temas como a construção da identidade; as dificuldades que enfrentamos para entender e reconhecer os outros; a necessidade inconfessa de uma reparação talvez inviável; a busca da harmonia entre mente e corpo; o consolo que o contacto com a natureza e os animais nos pode proporcionar; e os diversos tipos de violência que podem irromper de uma existência domesticada.


«Barba Ensopada de Sangue é um livro muito forte e Daniel Galera, um escritor admirável – sério, robusto, tranquilo. E este é também um livro assim, desde a primeira página. Como alguém que sai de casa sabendo exatamente para onde quer ir. Vai firme, mas não apressa o passo.»
Gonçalo M. Tavares

Sem comentários:

Enviar um comentário